Cardápio de Pastel: Como Criar o Seu em 6 Passos!
Quem trabalha com pastelaria sabe da extrema importância do cardápio, pois é o contato do cliente com os produtos. Ela é o centro de vários processos importantes dentro desse negócio. Sobretudo, ela dá mais agilidade à operação e desenvolver melhor o negócio. Mas, vamos com calma! Qual a real importância de um cardápio dentro de […]
Quem trabalha com pastelaria sabe da extrema importância do cardápio, pois é o contato do cliente com os produtos. Ela é o centro de vários processos importantes dentro desse negócio. Sobretudo, ela dá mais agilidade à operação e desenvolver melhor o negócio.
Mas, vamos com calma! Qual a real importância de um cardápio dentro de uma pastelaria? Ela é um catálogo com todos os produtos disponíveis no estabelecimento. Ela guiará os clientes até a escolha de compra que melhor os agrade.
Dessa forma, ele possui uma função vital dentro da pastelaria: deixar disponível, da melhor maneira, todos os produtos, e influenciar os clientes a consumirem o máximo que puderem. Importante, não é mesmo? Então se um cardápio físico é tão essencial, um digital também seria.
Você sabe o que é um cardápio digital? Ele é o mesmo que um cardápio físico, porém, feito completamente digital. Ele é importante para aquelas pastelarias que trabalham com delivery, e precisam deixar o cliente ciente de todos os produtos oferecidos pelo estabelecimento.
Além disso, um cardápio digital, ou como também é chamado, catálogo digital, leva o cliente diretamente para o WhatsApp da empresa, permitindo que o cliente, depois de escolher, possa efetuar a compra com a maior facilidade e agilidade possível.
Pense da seguinte maneira: o catálogo digital, assim como o físico, será o contato que o cliente terá com todos os produtos,ou seja, ele é o principal substituto do contato real do cliente com a pastelaria.
Pensando nisso, o cardápio digital da sua pastelaria precisa ser perfeito se você realmente quer que os clientes comprem através dele. Além de precisar conter todas as informações, também precisa ser esteticamente atraente.
Pensando nisso, a StayApp vai te mostrar como montar o catálogo digital da sua pastelaria!
Como montar o catálogo digital da sua pastelaria em 6 passos!
1 – App de delivery digital
O primeiro passo para montar o cardápio digital da sua pastelaria, é ter uma ferramenta que permita fazer o catálogo digital e, o melhor, completamente gratuito. Que, pode ajudar nessa tarefa é a StayApp, uma plataforma completamente gratuita para o seu estabelecimento.
Primeiramente, para fazer o cadastro, tenha em mãos todos os dados básicos da sua empresa. Após esse primeiro passo, vamos te mostrar como fazer o passo a passo na montagem de catálogo.
2 – Todos os produtos e sabores
Vamos começar com calma. Antes de começar a fazer o cadastro, é preciso saber de cabeça tudo o que a sua pastelaria pode oferecer. Reúna todos os produtos que o estabelecimento possui. Nada de colocar coisas que não poderão ser adquiridas pelos clientes.
Além disso, não se esqueça de reunir todos os sabores de pastel disponíveis. Sabores novos, que ainda não foram testados e não estão sendo comercializados oficialmente, não se pode colocar no catálogo. Novamente: aqui só se coloca o que está disponível.
Dessa forma, será possível saber tudo o que tem dentro do seu negócio para poder oferecer aos seus clientes. O que fazer agora? Será necessário reunir todas as imagens dos produtos, da lista dos produtos e da funcionalidade de todos eles. Saiba que esse é o primeiro passo para não cometer erros.
3 – Hora de colocar os produtos no catálogo digital
Neste momento, que o cadastro já foi feito e os produtos já foram levantados, chegou o momento de adicionar os produtos no cardápio digital da sua pastelaria.
O primeiro passo é não ter medo de usar a criatividade na hora de escrever as descrições de cada produto e sabor de pastel. Ou seja, é preciso caprichar de verdade.
Sobretudo,todos as descrições precisam ter todos os detalhes possíveis dos produtos e pastéis. O motivo é para que o cliente possa comprar estando completamente consciente do produto. Ele precisa saber exatamente o que está escolhendo.
Isso não quer dizer que a sua descrição precisa ser extensa. Pelo contrário, ela pode ser sucinta. O ideal é mantê-la de 50 a 150 palavras. Não se esqueça de colocar os destaques de cada produto, mas também destaque pequenos benefícios em cada funcionalidade.
Por fim, você pode atribuir números de itens e preços, incluindo o preço original e o preço com desconto. Além disso, você também pode mandá-los para seu site se eles quiserem mais informações sobre o produto.
4 – Imagens dos produtos e pastéis
As imagens deste catálogo digital da sua pastelaria precisa ter imagens claras, sucintas e perfeitas. Isso porque, ela será a primeira coisa que o seu cliente irá ver quando entrar em contato com o cardápio. Uma imagem atraente incentivará os clientes a lerem a descrição e, consequentemente, comprarem.
Dito isso, o ideal é que essas imagens sejam feitas por um profissional. Um fotógrafo é a pessoa certa para tirar essa foto.
Existe a possibilidade de você mesmo querer tirar as fotos do produto para incluir no seu catálogo digital. Mas se você não for um profissional em fotografia, é realmente melhor contratar um profissional.
5 – Função do WhatsApp
Apesar do catálogo digital, o seu cliente pode optar por fazer o pedido diretamente com você. Ele pode ir até o seu catálogo, escolher o que deseja e, por fim, ir até o WhatsApp e fazer o pedido.
Quando ele finaliza a compra com você, ele não vai se preocupar com as taxas, com as burocracias e, muito menos, terá dificuldade.
Pronto, finalmente você fez o cardápio digital do seu bar, e pode vender as suas bebidas online.
6 – Divulgação do seu catálogo digital
Após seguir todas essas dicas, o seu catálogo digital está completamente pronto. Agora, o próximo passo é fazer a divulgação do seu cardápio digital.
Use suas redes sociais para divulgar o seu catálogo digital. Do Facebook ao Instagram, espalhe entre os seus clientes que eles podem escolher o produto desejado através do seu novo catálogo digital.
Qual é a sua reação?