SMO: o que é e como otimizar seus conteúdos para as redes sociais do seu negócio
O SMO, ou Social Media Optimization, é um conjunto de técnicas que busca consolidar uma empresa nas redes sociais, visando principalmente o estreitamento da relação com os usuários e o aumento da receita de uma marca
Aumentar o alcance dos conteúdos é uma das principais funções do Marketing Digital. Com o avanço da tecnologia, mais e mais estratégias são criadas com o objetivo de gerar mais visibilidade para a sua marca. Um exemplo são as famosas técnicas de SEO, que buscam colocá-la em uma boa posição entre os resultados de pesquisas feitas nos motores de busca.
No entanto, para consolidar a sua marca no mercado digital, não basta apenas estar presente na primeira página de buscadores como o Google ou Bing. Isso porque, com o crescimento da influência das redes sociais, torna-se primordial focar nas estratégias de mídia.
Uma delas é justamente a otimização de mídias sociais, que procura potencializar o impacto do uso das redes sociais. Neste artigo, descubra o que é o SMO, seus benefícios, como aplicar a estratégia e muito mais!
O que é o SMO?
SMO é a sigla de Social Media Optimization, ou Otimização de Mídias Sociais, traduzindo livremente para o português. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa consolidar uma empresa não somente através do site, mas também por meio das redes sociais, sendo as principais o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
São diversas as marcas que têm as mídias como canal de divulgação de seus produtos e serviços, muitas vezes se utilizando do tráfego pago. Contudo, é fundamental estar atento às possibilidades de melhoria e otimização dessas redes.
Cada vez mais relevantes para o Marketing Digital, as técnicas de Social Media Optimization permitem que você acompanhe todo o processo das redes sociais, desde a publicação dos conteúdos, passando pela sua análise e melhoria com base nos números apresentados pelos resultados das estratégias, garantindo uma maior visualização da sua marca nos canais de mídia.
Qual a importância do SMO?
Para que você compreenda melhor a importância do SMO, vale ter em mente que o Brasil é o 4º país do mundo que mais usa as redes sociais. Segundo os dados da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 mimutos conectados às plataformas de mídias digitais.
Isso sem contar que, atualmente, 90% dos perfis de Instagram seguem pelo menos uma empresa, é o que informa a própria rede social.
Com tantas pessoas conectadas às mídias sociais, é de se esperar um grande volume de conteúdo publicado. Dessa forma, postar nas redes deixa de ser um diferencial e passa a ser quase uma obrigação para as empresas que buscam por manter a marca ativa.
É claro que, acompanhando o crescente número de perfis comerciais, não foi uma surpresa que o Google adequasse os seus algoritmos para que o engajamento das páginas se tornasse um fator de ranqueamento.
A partir disso, o Social Media Optimization se consolida como uma importante estratégia de gestão de redes sociais, podendo não só ampliar a relação dos usuários com a marca, como também permitindo gerar mais tráfego, conversão de leads e vendas.
Quais são os benefícios do SMO?
Engana-se quem pensa que a otimização de mídias sociais ajuda apenas a aumentar os números de uma marca e a sua imagem. Investir em SMO traz diversos benefícios, como mostraremos a seguir.
Maior interação e engajamento com o público
Com as pautas identitárias ganhando cada vez mais relevância, uma das maiores e mais notáveis mudanças no comportamento dos consumidores é a necessidade de ver as marcas como iguais, ou seja, personificadas.
Essa humanização das empresas tem sido uma estratégia de destaque para conquistar o engajamento e aproximar a relação com o público.
Atualmente, a melhor maneira de criar e cultivar essa relação entre marca e clientes, é através das redes sociais, com postagens e descrições que incentivem a interação do público por meio de curtidas, comentários e até mesmo compartilhamento por stories.
Dentre as suas funções, o Social Media Optimization procura aumentar o engajamento com mais curtidas e respostas a cada post, como consequência, tem-se um público fidelizado pelo diálogo mantido com a marca.
Redução de custos com marketing nas mídias sociais
Com a influência das redes sociais para o marketing de uma empresa, sempre que se pretende por estratégias em prática, parte do orçamento é dedicada às plataformas de mídia como Instagram, Facebook ou LinkedIn.
E o motivo é simples: essas são excelentes ferramentas para o disparo de anúncios e campanhas, que após um bom planejamento, conseguem alcançar o público-alvo definido pela empresa.
Entretanto, no Marketing Digital, uma coisa leva a outra. Se o seu conteúdo não for relevante e interessante para os usuários, de nada adianta realizar campanhas pagas, pois essas tem a função de atrair o público. Porém, convertê-lo em Lead já é papel das redes sociais, que precisam estabelecer o diálogo com o possível consumidor.
Para que o seu dinheiro não seja jogado fora, o SMO é uma ótima solução, já que suas estratégias aumentam as chances de engajamento no conteúdo postado nas suas redes sociais, aumentando também o ROI. Isso, por consequência, diminui os custos investidos em marketing de redes sociais.
Integração de conteúdo
Um dos principais fatores para um bom marketing é integrar redes sociais e outros canais digitais. Contudo, para obter o resultado esperado, é preciso que todas as plataformas estejam integradas, o que vale também para o conteúdo.
Dos temas abordados nos artigos e postagens até o design utilizado, tudo deve estar coeso, “conversando” entre si. Outro grande benefício do SMO, ou Otimização de Mídias Sociais, é exatamente a integração desses elementos, através de táticas específicas que visam otimizar seus conteúdos, além do tráfego e eficiência das páginas.
Por que investir em SMO?
Ao contrário de antigamente, hoje em dia é praticamente impossível separar o marketing de otimização de mídias sociais e o de mecanismos de busca (SEM). Isso se deve ao fato de que as duas estratégias são cada vez mais complementares uma a outra.
As técnicas de Social Media Optimization são fundamentais para a abordagem de SEO do seu conteúdo. Por mais que as suas páginas das plataformas de redes sociais tenham um engajamento excelente, isto não necessariamente garante um bom ranqueamento.
Entretanto, alinhar uma estratégia de SEO de qualidade tem o potencial de ampliar os resultados das ações em prática. Mas quais são as diferenças entre SEM, SEO e SMO que falamos neste item?
Quais as diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?
São inúmeras as estratégias de Marketing Digital e, com tantas siglas parecidas, é comum que haja confusão em alguns momentos. Para que não restem mais dúvidas, confira as diferenças e características das técnicas de SMO, SEO, SEM E SMM.
SMO
Como vimos ao longo deste artigo, o Social Media Optimization é um conjunto de técnicas que busca consolidar uma empresa nas redes sociais, visando principalmente o estreitamento da relação com os usuários.
SEO
A sigla em inglês para Otimização para Motores de Busca é focada em tornar uma página da web visível, buscando colocá-la em uma boa posição nas SERPs, isto é, páginas de resultados de busca do Google e do Bing, entre outros.
Como visto anteriormente neste artigo, o SEO se alinha às estratégias de Otimização de Mídias Sociais.
SEM
Já o SEM, ou Marketing para Mecanismos de Busca, refere-se à estratégias pagas ou orgânicas também focadas em otimizar os resultados de pesquisas feitas nos buscadores. Poém, enquanto o SEO está mais relacionado a palavras-chave, o SEM é mais abrangente, podendo incluir até ações como links patrocinados ou anúncios pagos.
SMM
Da mesma forma como o SEM, ou Social Media Marketing (SMM) também possui mais abrangência do que o SMO, sendo voltado para todas as estratégias de marketing de mídias sociais, sejam elas pagas ou orgânicas.
O objetivo é gerar engajamento, criar um bom relacionamento com o público e, claro, aumentar as vendas.
Quais as principais técnicas de SMO?
Agora que você já sabe o que é o SMO, seus benefícios e importância para o Marketing Digital, falta conhecer as melhores e principais técnicas para otimizar as mídias sociais da sua empresa.
Encontre o melhor horário e frequência para postar
A fim de obter os melhores resultados nas estratégias de Otimização de Mídias Sociais, é importante conhecer os horários e dias em que o seu público é maior e engaja melhor com o conteúdo publicado nas redes sociais da marca.
Contudo, esta técnica precisa ser feita na base da tentativa e erro. É necessário testar os horários e a frequência em que os posts recebem maior número de visualizações, curtidas e comentários.
É fundamental acompanhar métricas e KPIs relevantes durante alguns dias, para que você possa avaliar os momentos ideais para publicar o seu conteúdo.
Reutilize conteúdos já postados
Gerar conteúdos de impacto está ficando cada vez mais difícil com a quantidade de postagens sendo criadas nas redes sociais. Com a frequência em que se costuma publicar, é quase inviável criar conteúdos incríveis que recebam engajamento suficiente do público.
Sabe aquele post antigo excelente, que recebeu grande atenção dos seus usuários? Não há problema algum em compartilhá-lo novamente, desde que seja feito da forma correta.
A Otimização de Mídias Sociais permite que você reutilize as ideias contidas daquela postagem para criar novas, podendo publicá-las inclusive em outros formatos.
Crie conteúdos compartilháveis
É essencial para uma boa estratégia de Social Media Optimization que os seus conteúdos sejam compartilhados. É justamente por esse motivo que tantas empresas buscam produzir posts virais.
Procure utilizar imagens, vídeos e até mesmo gifs nas suas publicações, pois os elementos visuais tendem a prender a atenção dos usuários.
Com isso em mente, é interessante investir em textos curtos como CTAs e botões de compartilhamento. Vale lembrar que apelar para a viralização com inúmeras hashtags não é indicado, pois acaba gerando uma reação negativa em torno da sua marca.
Como adotar o SMO na prática?
Adotar o Social Media Optimization na prática pode até ser trabalhoso, mas definitivamente não é difícil. É essencial que você conheça não apenas o desempenho da sua empresa nas redes sociais, como também fique atento a detalhes como os que listamos a seguir.
Conhecer o público-alvo
Antes de qualquer estratégia de marketing, deve-se definir e conhecer bem o seu público, o que não é diferente no SMO. Utilize métricas para analisar o comportamento dos usuários que seguem os seus perfis.
Por meio de campanhas patrocinadas, você consegue segmentar os clientes que deseja alcançar e assim, acompanhar de perto os comportamentos de cada base definida.
Inserir palavras-chave
Como dito anteriormente neste artigo, alinhar o SEO à Otimização de Mídias Sociais é uma ótima estratégia de integração. Para melhorar o engajamento do público com as suas redes, utilize palavras-chave nas descrições de postagens, títulos e até mesmo na bio dos perfis da sua marca.
Isso vai facilitar com que os usuários consigam encontrar a sua empresa quando buscarem por termos específicos.
Otimize os títulos
O título é um dos itens principais para engajar as suas publicações nas mídias sociais. Procure criar títulos que apresentem o conteúdo a ser encontrado naquela postagem, mas que instigue o usuário a visualizar o post e apresente apenas o que o conteúdo realmente entrega
Além disso, evite a decepção do público ao ler toda a postagem e não encontrar o que buscava.
Disponibilize links para as suas redes sociais
Um SMO bem feito aumenta o número de seguidores que acompanham a sua marca. Por isso, é interessante colocar botões com links de redirecionamento para os seus perfis em Email Marketing, Landing Pages e também nos rodapés de sites e blogs.
Também é possível inserir links de compartilhamentos das duas postagens, permitindo que um cliente compartilhe um conteúdo que tenha gostado com outras pessoas do seu círculo social, aumentando a possibilidade de conquistar novos seguidores.
Conclusão
Independentemente das redes sociais utilizadas pela sua empresa, o objetivo do SMO é otimizar a gestão dos perfis, focando no relacionamento com os Leads, engajando o seu conteúdo e, é claro, aumentando os números do seu negócio.
Qual é a sua reação?