IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0
The post IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0
IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0
Máquinas conversando entre si não é mais uma ideia de um futuro distante, é uma realidade. Mas não precisa ter medo, tudo isso faz parte da evolução da inteligência humana.
Nós já falamos sobre Internet das Coisas (IoT) e sobre Indústria 4.0 . Mas onde exatamente esses dois conceitos se fundem? Continue a leitura para descobrir!
Relembrando conceitos
A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é a conectividade entre dispositivos e sistemas por meio de sensores que possibilitam a troca de informações sem intervenção humana. De forma simplificada: as “coisas” conversam entre si.
A IoT é um dos fatores primordiais da Indústria 4.0, que tem como premissa a conexão entre todas as máquinas, dispositivos e equipamentos que compõem um espaço industrial para otimizar processos.
Então é tudo a mesma coisa? Não! A Indústria 4.0 tem a IoT entre seus fundamentos, mas também inclui Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica e muito mais. Por sua vez, a IoT também é acompanhada por esses outros elementos e é utilizada em muitos outros setores além do industrial (como casas inteligentes e carros autônomos, por exemplo).
IIoT – Industrial Internet of Things
Esse é o conceito que funde os dois conceitos anteriores: a IoT unindo máquinas inteligentes e desenvolvendo sistemas mais eficientes para monitorar, coletar, analisar, alterar e entregar análises de dados de forma ainda mais ágil.
Aplicações práticas da IIoT
As evoluções da IoT e da Indústria 4.0 não param, mas já podemos citar alguns exemplos de aplicações práticas da IIoT em vários setores:
Cadeia de Suprimentos
As máquinas podem ser programadas para cuidar de encomendas de suprimentos antes que os estoques cheguem ao fim, diminuindo o desperdício e garantindo que a produção não vai parar até que novos suprimentos sejam adquiridos.
Gerenciamento de Instalações
É possível programar sensores para controlar o clima, por exemplo, ou até mesmo monitorar pontos de entrada e saída das instalações para identificar potenciais ameaças e garantir mais segurança.
Produção
As máquinas podem monitorar a própria produção, prever problemas, evitar paralisações e aumentar a produtividade e a eficiência de acordo com as necessidades.
Conclusão
A IIoT é a aplicação da Tecnologia da Informação na indústria com foco em desenvolver e aprimorar processos, evoluindo toda a cadeia produtiva de forma inteligente.
E além de todos os benefícios, a IIoT ainda realiza os trabalhos repetitivos e simples, liberando os trabalhadores humanos para atividades que aproveitem melhor nossa criatividade e intelecto.
Qual é a sua reação?