IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0

The post IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0

IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0

IIoT: aplicações práticas da Internet das Coisas na Indústria 4.0

Máquinas conversando entre si não é mais uma ideia de um futuro distante, é uma realidade. Mas não precisa ter medo, tudo isso faz parte da evolução da inteligência humana. 

Nós já falamos sobre Internet das Coisas (IoT)  e sobre Indústria 4.0 . Mas onde exatamente esses dois conceitos se fundem? Continue a leitura para descobrir! 

Relembrando conceitos

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é a conectividade entre dispositivos e sistemas por meio de sensores que possibilitam a troca de informações sem intervenção humana. De forma simplificada: as “coisas” conversam entre si. 

A IoT é um dos fatores primordiais da Indústria 4.0, que tem como premissa a conexão entre todas as máquinas, dispositivos e equipamentos que compõem um espaço industrial para otimizar processos. 

Então é tudo a mesma coisa? Não! A Indústria 4.0 tem a IoT entre seus fundamentos, mas também inclui Machine Learning, Inteligência Artificial, Robótica e muito mais. Por sua vez, a IoT também é acompanhada por esses outros elementos e é utilizada em muitos outros setores além do industrial (como casas inteligentes e carros autônomos, por exemplo). 

IIoT – Industrial Internet of Things

Esse é o conceito que funde os dois conceitos anteriores: a IoT unindo máquinas inteligentes e desenvolvendo sistemas mais eficientes para monitorar, coletar, analisar, alterar e entregar análises de dados de forma ainda mais ágil. 

Aplicações práticas da IIoT 

As evoluções da IoT e da Indústria 4.0 não param, mas já podemos citar alguns exemplos de aplicações práticas da IIoT em vários setores: 

Cadeia de Suprimentos

As máquinas podem ser programadas para cuidar de encomendas de suprimentos antes que os estoques cheguem ao fim, diminuindo o desperdício e garantindo que a produção não vai parar até que novos suprimentos sejam adquiridos. 

Gerenciamento de Instalações

É possível programar sensores para controlar o clima, por exemplo, ou até mesmo monitorar pontos de entrada e saída das instalações para identificar potenciais ameaças e garantir mais segurança. 

Produção 

As máquinas podem monitorar a própria produção, prever problemas, evitar paralisações e aumentar a produtividade e a eficiência de acordo com as necessidades. 

Conclusão 

A IIoT é a aplicação da Tecnologia da Informação na indústria com foco em desenvolver e aprimorar processos, evoluindo toda a cadeia produtiva de forma inteligente. 

E além de todos os benefícios, a IIoT ainda realiza os trabalhos repetitivos e simples, liberando os trabalhadores humanos para atividades que aproveitem melhor nossa criatividade e intelecto. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow