O que é marketing one to one e como personalizar suas ações para cada cliente?

O marketing one to one é a estratégia que reúne ações de relacionamento com o cliente individuais e…

O que é marketing one to one e como personalizar suas ações para cada cliente?
O marketing one to one é a estratégia que reúne ações de relacionamento com o cliente individuais e personalizadas, visando aumentar as taxas de conversão da empresa. Continue lendo para saber mais sobre o conceito!

Não é novidade falar que vivemos na era da personalização. No varejo, por exemplo, já vemos grandes redes apostando em ofertas únicas, criadas baseadas no comportamento de cada consumidor.

A tendência fez tanto sucesso que empresas de diversos segmentos agora estão apostando no que chamamos de marketing one to one.

Estamos falando de uma estratégia de gerenciamento de relacionamento com o cliente, que é baseada em interações personalizadas com os usuários, visando fidelização e melhoria do retorno sobre o investimento.

Ficou curioso sobre o assunto? O objetivo deste conteúdo é dar mais detalhes sobre essa tendência, explicando conceito e seus principais benefícios. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing one to one?

Marketing One to One

Com o avanço da Transformação Digital, criar estratégias para se diferenciar no mercado e resolver uma dor do cliente é extremamente importante para manter a competitividade. Nesse cenário surge o marketing one to one.

O “marketing um a um” ou “marketing cara a cara” é um conjunto de ações de relacionamento com o cliente de maneira individual e personalizada. Essas interações podem acontecer no meio físico ou digital, mas em ambos os casos se dá por uma coleta de dados qualificados que são utilizados para fornecer um produto ou serviço adequado ao cliente.

O princípio do marketing one to one é tratar os clientes considerando as diferenças entre eles e respeitando suas particularidades. O objetivo é gerar aproximação e criar um relacionamento com esse usuário, tornando a organização próxima, semelhante a um amigo, que conhece os gostos e objetivos dessa pessoa. 

O tratamento personalizado ainda permite a coleta de dados sobre cada consumidor, sendo possível identificar hábitos, preferências e necessidades para customizar produtos ou serviços, atendendo às expectativas pontuais do cliente. Além de demonstrar ao consumidor que a empresa o reconhece como peça fundamental para o sucesso do negócio. Ou seja, o cliente é o protagonista.

Os primeiros relatos do marketing one to one surgiram há, aproximadamente, 15 anos, porém estamos vivendo no seu auge, já que o e-commerce apresenta um crescimento constante ano a ano e outros segmentos começaram a utilizar esse tipo de marketing para retenção de clientes.

Principais benefícios de personalizar a experiência com o marketing one to one

Criar um relacionamento mais próximo ao cliente pode impactar diretamente nos números do negócio. Existem uma série de benefícios no marketing one to one, mas vamos focar nos principais, que são:

1. Redução no custo de aquisição de clientes

Com os dados coletados dos clientes a partir das ações de marketing (e também de compras anteriores) é possível fazer ofertas e realizar vendas em menos tempo e com menos esforços e recursos, reduzindo o custo de aquisição do cliente (CAC).

Quando oferecemos uma oferta baseada 100% nas informações dadas por um usuário, tornamos aquela pessoa mais suscetível à compra, diferente de abordagens tradicionais, em que o objetivo é atingir um grupo de milhares de pessoas.

2. Aumento do ticket médio

A partir do momento em que a empresa conhece o cliente é possível oferecer exatamente o que ele precisa para resolver outras dores ou até mesmo complementar o serviço ou produto comprado anteriormente, favorecendo o aumento do ticket médio.

O principal ponto dessa estratégia é oferecer algo que realmente faça sentido para seu cliente e não somente para aumentar suas vendas. É preciso ter em mente que o foco é manter um relacionamento e, para isso dar certo, o consumidor precisa confiar na empresa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo Ao preencher o formulário acima, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Como o uso de chatbots podem trazer ações únicas de engajamento?

O chatbot é um grande aliado de empresas que usam a estratégia de marketing one to one. Isso porque ele permite a automatização de conversas, tornando-as totalmente adaptadas e personalizadas às questões levantadas por cada usuário.

Os chatbots permitem que as empresas combinem escala com personalização.

Também precisamos levar em conta a capacidade de aprendizado dos bots. Quanto mais o usuário interage com o sistema, mais você passa a conhecer as preferências, os desejos e os padrões de consumo do seu cliente. Assim, você consegue ser mais assertivo na hora de oferecer seus produtos e serviços.

Além disso, os bots podem interagir com os clientes em suas plataformas de mensagens preferidas, eliminando a necessidade de downloads desnecessários. Essa característica é fundamental para que o usuário fique ainda mais confortável para expressar suas necessidades.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing one to one, que tal colocar em prática na sua empresa? Se quiser aprender mais sobre o uso de chatbots e contatos inteligentes, faça download do e-book abaixo e continue seus estudos!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow