Meritocracia: como colocar em prática na sua empresa
Um tema muito debatido nos tempos atuais é a meritocracia. Apesar de dividir a opinião pública no âmbito social, dentro das empresas ele deve ser estudado e colocado em prática, já que seus benefícios são muito importantes tanto para a organização quanto para os colaboradores. Alguns dos benefícios diretos que a meritocracia pode trazer, são: […]
Um tema muito debatido nos tempos atuais é a meritocracia. Apesar de dividir a opinião pública no âmbito social, dentro das empresas ele deve ser estudado e colocado em prática, já que seus benefícios são muito importantes tanto para a organização quanto para os colaboradores.
Alguns dos benefícios diretos que a meritocracia pode trazer, são:
- Melhorar a produtividade e motivação da equipe;
- Aproximar a equipe dos objetivos da empresa;
- Permitir o crescimento dos colaboradores mais dedicados;
- Reduzir a rotatividade da equipe.
É importante lembrar que é necessário prestar atenção na hora de ter uma gestão que leve em conta a meritocracia, já que ela também pode ter resultados negativos caso não seja bem implementada.
Pensando nisso, preparamos este artigo explicando o conceito, como aplicá-lo e como evitar os principais erros. Confira:
Primeiramente, o que é meritocracia nas empresas?
A palavra meritocracia foi utilizada pela primeira vez pelo sociólogo Michael Young, em seu livro “The Rise of Meritocracy”, lançado em 1958. De lá pra cá o termo vem sendo estudado e aplicado em diversas áreas.
Nas empresas atuais, o termo se refere a um método de gestão em que o gestor mede o desempenho dos funcionários e então distribui bonificações e reconhecimento para os profissionais com os melhores resultados.
Desta forma, os colaboradores que mais se destacaram, são reconhecidos por meio de incentivos como bonificações, prêmios e promoções.
Para a meritocracia funcionar é preciso medir o desempenho da equipe. Neste sentido, alguns indicadores de desempenho que podem ser avaliados são:
- Atingimento de metas;
- quantidade de trabalho entregue;
- qualidade do trabalho entregue;
- faltas, atrasos etc.
Quais são os benefícios e perigos da meritocracia?
A meritocracia pode trazer diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores se for bem implementada. Entretanto, caso a empresa não execute esta estratégia da forma correta, isso pode resultar em impactos negativos para ambos os lados.
Benefícios
Quando bem implantada, a meritocracia motiva a equipe a gerar mais resultados e a entregar o melhor que podem oferecer. Já que o trabalho bem executado é reconhecido, premiado e o funcionário pode crescer dentro da empresa.
Essa motivação leva a um aumento geral na produtividade da empresa, já que há um interesse real dos colaboradores em crescerem, entregarem mais e alcançarem suas metas.
Após serem reconhecidos por seus empenhos, estes profissionais ficam mais motivados e inspirados, o que reduz ainda mais a rotatividade dos funcionários da empresa.
Com isso, a empresa consegue melhores resultados, atinge as metas planejadas, cumpre o planejamento de produção do período acertando os prazos acordados com clientes e monta uma equipe cada vez mais qualificada e conectada com seus ideais.
Riscos
Até agora falamos apenas das vantagens dessa metodologia de gestão. Entretanto, o líder precisa ficar atento para não acabar criando um problema na sua empresa.
Caso for feita sem planejamento e sem um acompanhamento próximo, a meritocracia pode gerar dois pontos negativos para a organização:
- Disputas nocivas no ambiente profissional, reduzindo o trabalho em equipe e aumentando o individualismo;
- Desmotivação ainda maior dos funcionários que não tiveram uma boa avaliação de desempenho e não foram premiados.
Para evitar estes riscos, os gestores precisam seguir alguns pontos importantes:
- Criar metas desafiadoras, porém alcançáveis;
- realizar medições de desempenho de forma justa, preferencialmente com uma ferramenta automática, como um sistema de CRM;
- criar medições e premiações que estimulam o trabalho em equipe;
- fornecer feedback de forma motivadora, inspirando os colaboradores a melhorar o desempenho sem constrangimentos;
- não avaliar pontos que não estejam ligados diretamente com a empresa, como a vida pessoal do profissional.
Resumindo, é preciso criar um ambiente onde as pessoas buscam os melhores resultados de forma amigável, junto com a equipe e motivando os que estão com o resultado aquém do esperado.
Como colocar a meritocracia em prática
Agora que você já sabe quais são os benefícios e como evitar os perigos da metodologia, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir:
- Definir as metas do período;
- definir como será medido o desempenho;
- definir quais serão os prêmios e bonificações.
Na dúvida de quais indicadores medir?
Definir as metas do período
O primeiro passo é a empresa definir onde quer chegar. Esse processo é realizado definindo as metas do período e dividindo esses objetivos por setor.
É importante que as metas sejam desafiadoras, entretanto, não devem parecer impossíveis de alcançar, já que isso pode desmotivar a sua equipe.
Uma dica é imaginar o que seria o ideal para sua empresa e então trabalhar uma lacuna deste caminho durante o período.
Por exemplo, se o ideal é ter 0 atrasos nos seus pedidos e a taxa de atrasos atuais é de 20%, a meta do ano pode ser reduzir a taxa de atrasos para 10% dos pedidos. No ano seguinte pode ser 5%, até alcançar o objetivo final desejado.
Estas metas serão fundamentais para avaliar o desempenho da equipe e aplicar a meritocracia de forma eficaz.
Definir como medir o desempenho
Agora é preciso definir como sua empresa irá medir o desempenho de cada funcionário e da equipe como um todo.
Para fazer isso, a sua empresa pode definir indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos. Dessa forma, você garante que o funcionário será avaliado tanto pelos números quanto pela sua interação com a equipe.
- Indicadores quantitativos: aqui estão os resultados em números que os seus funcionários e máquinas alcançaram durante o período. O ideal é que você utilize um sistema ERP e um sistema de CRM para obter esses dados de forma automatizada e confiável.
- Indicadores qualitativos: aqui os gestores avaliam de forma mais subjetiva o desempenho do funcionário, avaliando pontos como trabalho em equipe, disposição para ajudar etc.
Definir quais serão os prêmios e bonificações
Com as metas definidas e sabendo como medir o desempenho dos funcionários, chegou a hora de definir quais serão os prêmios, bônus e promoções dos colaboradores com os melhores desempenhos.
Calcule como estará a situação da empresa caso as metas sejam cumpridas e defina o que a empresa pode oferecer de forma confortável.
É importante que esses benefícios sejam de fato valiosos para os funcionários, já que dessa forma as chances deles se motivarem são maiores.
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Coloque em prática na sua empresa
Agora que você já sabe o que é meritocracia nas empresas e como ela funciona, recomendo que coloque em prática os passos abordados nesse artigo. Para resumir:
- Defina metas desafiadoras porém alcançáveis;
- defina os medidores de desempenho;
- defina os prêmios e bônus;
- forneça feedback constante para a equipe e mantenha o ímpeto positivo.
Através desses passos a sua empresa garante que a sua equipe busque sempre entregar os melhores resultados e que sejam recompensados por isso. Conheça nosso programa de indicações pagas por acesso ou venda concluída!
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