Pixel do Facebook: O Que é? Como funciona, Criação e Exclusão!

Quando falamos de pixel de Facebook, parece que estamos discutindo algo altamente técnico, destinado apenas aos profissionais de programação. Apesar disso, trata-se de uma ferramenta da rede social, tão fácil que pode ser usada por qualquer um que tenha conta.  Com essa ferramenta, é possível entender o comportamento dos seus clientes, otimizar a mensuração dos […]

Pixel do Facebook: O Que é? Como funciona, Criação e Exclusão!

Quando falamos de pixel de Facebook, parece que estamos discutindo algo altamente técnico, destinado apenas aos profissionais de programação. Apesar disso, trata-se de uma ferramenta da rede social, tão fácil que pode ser usada por qualquer um que tenha conta. 

Com essa ferramenta, é possível entender o comportamento dos seus clientes, otimizar a mensuração dos resultados dos seus anúncios e, por fim, atingir pessoas mais aptas e propensas a comprar o produto que você oferece nesta rede social. 

O que é o pixel do Facebook

Primeiramente, o pixel do Facebook é uma ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site. Em resumo, é um programa de análise e mensuração de dados. 

Trata-se de um recurso que permite monitorar conversões em um site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook. Com ele, é possível saber quantas vendas, visualizações de seu conteúdo ou leads a sua empresa conquistou com os anúncios do Facebook.

Ele é um código que deve ser instalado em todas as páginas do seu site. A partir de então, ele vai começar a registrar as compras, visualizações, cadastros e enviar esses dados para o seu gerenciador de anúncios.

Quem pode usar o pixel do Facebook?

O pixel do Facebook é para um público específico de pessoas. Ele é destinado para pessoas que possuem site, blog ou páginas de captura. Dito isso, não é possível instalar o pixel na sua página pessoal do Facebook. O motivo é que ele é uma forma de medir resultados fora do Facebook.

Para que o pixel de Facebook pode ser usado? 

Já foi dito anteriormente para que o pixel de Facebook existe, mas também listamos as três principais formas como ele pode ser usado:

  • Ter certeza de que seus anúncios serão mostrados às pessoas certas. Encontre novos clientes ou pessoas que visitaram uma página específica ou realizaram uma ação desejada no seu site;
  • Gerar mais vendas: Configure o lance automático para alcançar pessoas mais propensas a realizar uma ação que você deseja, como fazer uma compra;
  • Mensurar os resultados dos seus anúncios: Compreenda melhor o impacto dos seus anúncios. Para isso, mensure o que acontece quando as pessoas os visualizaram.

Como criar o pixel do Facebook

Criar o pixel do Facebook na sua conta de anúncios e instalá-lo em seu site não é algo muito difícil, como parece ser. Por isso, vamos te mostrar o passo a passo para a criação. Confira:

  • Passo 1. Acesse o Gerenciador de Eventos;
  • Passo 2. Clique em Conectar fontes de dados e selecione a opção Web;
  • Passo 3. Selecione Pixel do Facebook e clique em Conectar;
  • Passo 4. Adicione o Nome do Pixel;
  • Passo 5. Insira a URL do site para encontrar opções fáceis de configuração;
  • Passo 7. Clique em Continuar

Após clicar em continuar, o Facebook gera um código que você deve instalar na raiz do seu site. Para fazer essa instalação, você pode seguir as instruções descritas na opção “Instalar o código manualmente por conta própria” ou enviar o código gerado pelo Facebook para quem desenvolveu o site da sua empresa.

Esse processo funciona em todas as plataformas que hospedam os sites. Nas Centrais de Ajuda, existem materiais que podem te ajudar a fazer a instalação.

Depois que instalar o pixel em seu site, certifique-se que ele está funcionando. Isso pode funcionar através do Facebook PixelHelper, uma ferramenta que te ajuda a identificar os problemas e as possíveis soluções na hora de testar o funcionamento do pixel. Confira mais sobre o PixelHelper.

Como mensurar os resultados?

Quando o pixel está ativo, existem duas formas de mensuração acontecendo constantemente. 

  • Conversão baseada em eventos: permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em parâmetros que você insere no pixel. Colocando os eventos em seu site, blog ou página de conversão, você pode criar públicos personalizados com base no tráfego nestas páginas. Assim, o Facebook vai criar segmentações com o perfil parecido com as pessoas que entraram em sua página de destino.
  • Conversão baseada em conversões personalizadas: as conversões personalizadas baseadas em URLs permitem que você defina um conjunto de eventos padrão como conversões com base em palavras-chaves da URL. É uma maneira mais simples para medir as suas conversões. Como, por exemplo, uma ação relacionada a compras ou cadastros. 

Como excluir o pixel do Facebook?

Pode ser que você esteja procurando uma forma de excluir um pixel do Facebook, e para isso também existe um passo a passo, apesar de bem mais simples. Se você deseja apenas removê-lo do site, basta excluir o código que foi inserido na instalação.

Apesar disso, se você deseja excluir o pixel da sua conta de anúncios, será necessário entrar em contato com o suporte do Facebook para solicitar a exclusão.

Lembre-se que essa é uma ótima ferramenta para mensuração de resultados e criação de estratégias, mas não é obrigatória.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow