Convênio Comercial Entre Empresas: Tudo que Você Precisa Saber!

No decorrer deste artigo iremos te mostrar de uma forma mais detalhada o que são os convênios comerciais entre empresas, suas vantagens e desvantagens.

Convênio Comercial Entre Empresas: Tudo que Você Precisa Saber!

Existe muita dúvida quando o assunto é saber como funciona o convênio comercial entre empresas.

Como muitos donos de negócios e profissionais liberais já puderam perceber, estamos vivendo em um mercado cada vez mais concorrido, com inúmeras organizações disputando praticamente o mesmo segmento, o que pode gerar uma grande dúvida – Afinal, o que pode ser feito para contornar esse problema? 

Bom, atualmente uma ótima forma de conseguir se destacar no mercado é com a formação de parcerias e convênios entre empresas. 

Isso porque os convênios e as parcerias entre empresas são fundamentais para ampliar a cartela de clientes, aprimorar tecnologias e otimizar processos, entre outros benefícios.

O que no final, melhora o potencial competitivo das organizações, especialmente se seus concorrentes diretos não se posicionam estrategicamente.

Neste caso, além de atrair novos clientes, essas parcerias contribuem também para a fidelização dos atuais.

Mas para que você possa entender melhor, no decorrer deste artigo iremos te mostrar de uma forma mais detalhada o que são os convênios comerciais entre empresas, suas vantagens e desvantagens. 

Vamos lá? 

O que são os convênios comerciais entre empresas?

Podemos resumir os convênios entre empresas como uma forma de parceria entre empresas com um objetivo de criar um laço de cooperação mútua.

E apesar de muitos empreendedores se confundirem neste ponto, essa estratégia não é uma tentativa de aquisição e muito menos deve ser vista como um “tiro pela culatra” por empoderar outras instituições. 

Muito pelo contrário, pois o foco da proposta é o chamado “ganha-ganha”, em que todos os envolvidos possam ter vantagens.

Tais parcerias estratégicas podem, inclusive, ocorrer entre empresas diretamente concorrentes. 

Isso porque todas as empresas, seja com foco comercial ou não, podem estabelecer laços estratégicos com outras entidades. 

E que pode ser desde empresas que são concorrentes diretas (que podem se unir para desenvolver tecnologias inovadoras), até empresas que não concorrem entre si. 

No entanto, a diferença entre o perfil das organizações envolvidas poderá ditar estratégias específicas para a parceria entre elas.

E devemos frisar também que, essas parceiras são mais comuns entre organizações que atuam em um mesmo mercado, mas oferecem serviços complementares.

E, claro. Para que funcionem bem, devem ser pautadas pela transparência e a ética. 

O que pode acontecer também é que, em algum momento, uma das empresas possa ter que abrir mão de algo em prol do ganho da outra. 

E é exatamente essa a metodologia que firma as parcerias e promove mais competitividade para todos os envolvidos.

E para que você possa também entender melhor as vantagens dessas parcerias, selecionamos logo abaixo quais são as principais vantagens de um convênio comercial entre empresas. 

Conheça agora quais são as principais vantagens de um convênio comercial entre empresas. 

Convênio comercial entre empresas: Principais vantagens

Aumento da competitividade

Como você provavelmente já sabe, quando um consumidor procura adquirir um produto ou contratar algum serviço, é comum que ele faça uma avaliação completa. 

Assim, e na grande maioria das vezes, o cliente não se detêm mais apenas nas qualidades do produto ou no renome da empresa. 

Pelo contrário, eles procuram também por facilidades secundárias, como os benefícios dos programas de fidelização.

Além disso, empresas que firmam parcerias costumam oferecer condições e ofertas especiais.

Maior poder de alcance 

Ao realizar uma nova parceria com uma determinada empresa e assim, efetuar campanhas e ações publicitárias em conjunto para promover a união das marcas, o poder de alcance será aumentado para ambas as partes.

E, além disso, temos também o fato de que o custo para desenvolver essa estratégia de divulgação é muito mais baixo do que se a parceria não existisse.

Menos custos com fornecedores 

Como a sua empresa poderá alcançar um número muito maior de clientes por conta da parceria empresarial, o seu índice de vendas também pode aumentar. 

O que irá aumentar também a produção e assim, você precisará comprar mais matérias-primas ou produtos.

Neste caso, à medida que se compra mais, surgem novas possibilidades de negociação com os fornecedores, principalmente quando se trata de compras em atacado.

Tarefa e processos operacionais otimizados 

Especificamente em alguns tipos de parcerias, também se compartilham os processos de produção e gestão, assim como as tarefas operacionais cotidianas.

Com a parceria elas são realizadas em até metade do tempo e a produtividade das empresas envolvidas na parceria é otimizada.

Dessa forma, com uma grande redução de custos e um grande aumento nas vendas, é possível oferecer melhores preços para seus clientes, além de promoções e ofertas melhores.

Conclusão 

Neste artigo você conheceu tudo que você precisa saber sobre os convênios comerciais entre empresas. 

Durante a leitura deste artigo você pode perceber também quais são os principais benefícios dessas parcerias. 

Porém, aqui cabe frisar que, as parcerias entre empresas funcionam quase como um casamento, mas com separação total de bens.

Ou seja, as empresas participantes precisam ter objetivos comuns para todos envolvidos, principalmente por meio da cooperação mútua, tratando a parceria sempre com ética e transparência.

E, claro! Essas parcerias também não precisam ser eternas. Elas têm que durar enquanto forem benéficas para todos os envolvidos e gerarem resultados trazendo e fidelizando novos clientes.

Lembre-se também que o objetivo final não é apenas vender a curto prazo, mas também ter uma estrutura que permita fazer isso de uma forma mais escalável e por um bom tempo, e isso é claro, exige as ferramentas adequadas.

Existe também a ferramenta do clube que atua como intermediário entre as grandes coorporações e o pequeno comércio.

Os colaboradores dessas grandes empresas recebem pontos como forma de comissão e podem trocar em diversos estabelecimentos como estética, restaurantes, academias, fast foods e até mesmo postos de gasolina!

Se interessou? Entre em contato conosco.

Alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação, ainda mais com as dicas que foram mostradas aqui para realizar cada uma delas.

E aí? O que achou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima! 

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