Conheça as 8 principais ferramentas de OKR do mercado

Usar ferramentas de OKR pode ajudar você a acompanhar o desempenho do departamento de marketing, e isso é essencial para que o seu setor e a empresa atinjam seus objetivos. Para isso, você pode usar softwares como Perdoo, Betterworks, Weekdone, Zokri, 15Five, Jira, Trello e Google Sheets. The post Conheça as 8 principais ferramentas de OKR do mercado appeared first on Rock Content - BR.

Uma estratégia de marketing bem elaborada e executada com eficiência pode trazer resultados excelentes com relação a geração de leads, reconhecimento de marca, aumento nas vendas, entre outros. Para ter sucesso no planejamento, há gestores que optam pela metodologia e ferramentas de OKR (Objectives and Key Results).

Ela envolve a definição de objetivos que servem como um norte, além de resultados-chave que desmembram esses objetivos em metas específicas e mensuráveis. Quando se usa OKR no Marketing Digital, é possível compreender se a estratégia está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Uma boa gestão nesse sentido pode fazer uma grande diferença para os resultados do departamento de vendas, contribuindo para a saúde financeira da empresa. Mas, como não poderia deixar de ser, o que seria de uma boa metodologia sem um bom instrumento pra colocá-la em prática?

Reunimos uma lista com 8 das principais ferramentas de OKR do mercado. Você terá a oportunidade de ver, inclusive, algumas vantagens e desvantagens de cada uma. Continue lendo e aproveite as nossas dicas!

1. Perdoo

ferramentas okr
Fonte: OKR Software

Uma funcionalidade muito útil do Perdoo é a integração que ele tem com o Slack. Se você não o conhece, trata-se de uma das ferramentas de comunicação interna mais usadas pelas empresas.

Com o Perdoo, você pode gerenciar objetivos organizacionais e individuais, e manter os colaboradores informados por meio de notificações. Os usuários podem criar, revisar e gerenciar OKRs, tanto em grupo quanto para a empresa.

Além disso, a ferramenta oferece um módulo Maps, que apresenta os OKRs da empresa e como eles se relacionam. Com ele, até mesmo os colaboradores podem ver como estão contribuindo para o objetivo geral.

É preciso ter em mente que a ferramenta tem algumas limitações. Afinal, não há atendimento por telefone, suporte 24/7, nem uma base de conhecimento para ajudar os usuários a tirar dúvidas.

2. Betterworks

Com o Betterworks, você pode criar OKRs de maneira transparente, já que todos os usuários podem visualizar o progresso em tempo real. A plataforma integra um chat que facilita o alinhamento entre gestores e colaboradores e incentiva o compartilhamento de feedbacks.

O dashboard do Betterworks reúne informações sobre o desempenho de pessoas, times e setores. O software ajuda, até mesmo, na obtenção de insights sobre o talento e o engajamento dos funcionários. Isso é útil para o desenvolvimento de carreira dessas pessoas e a verificação da performance dos gestores.

ferramentas okr

O Betterworks oferece suporte por email, telefone e chat, além de disponibilizar um FAQ. Mas alguns usuários comentaram que gostariam que a plataforma oferecesse integração com outros softwares.

3. Weekdone

ferramentas okr

Com o Weekdone, os gestores podem definir metas para os colaboradores e fazer com que todos trabalhem para a empresa alcançar seus objetivos. Como os OKRs sempre ficam visíveis para os usuários, eles podem levá-los em conta ao fazer o planejamento da semana.

As informações são atualizadas em tempo real, e isso pode servir, até mesmo, de incentivo para que os profissionais deem o seu melhor. Existe, também, uma funcionalidade que possibilita a comunicação entre gestores e colaboradores, o que contribui para os feedbacks.

Alguns usuários relataram dificuldade para que aprendessem a usar o software a ponto de aproveitar bem as suas funcionalidades. Por isso, antes de contratar a Weekdone, é bom ter em mente que o seu time pode ter uma curva de aprendizado mais demorada para usar a ferramenta de OKR.

4. Zokri

ferramentas okr

O Zokri pode ser usado em diversos departamentos para ajudar os colaboradores a se concentrar nos objetivos da empresa. Com a ferramenta, o gestor pode definir metas para os membros do time e acompanhar o desempenho de cada um por meio de OKRs.

No entanto, a ferramenta permite trabalhar também com outras metodologias, como a de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) e as metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais).

Vale lembrar que o Zokri só está disponível para navegadores, de modo que não há versões para Android e iOS. Quanto ao suporte, funciona apenas por email e por base de conhecimento online.

5. 15Five

ferramentas okr
Fonte: Capterra

Uma funcionalidade que chama atenção no 15Five são os check-ins semanais. Uma vez por semana, tanto o gestor quanto os membros do setor são incentivados pelo software a responder um questionário. Os usuários devem classificar seu estado de espírito com uma nota que varia de 1 (horrível) a 5 (maravilhoso).

Então, o sistema pergunta, por exemplo, o que o usuário conseguiu e o que não pôde realizar, o que planeja fazer na próxima semana e como o gestor poderia ajudar. O 15Five, até mesmo, incentiva o colaborador a reconhecer ou agradecer seus colegas com a funcionalidade High Five. Se for bem usada, ela pode colaborar para o clima organizacional, não é mesmo?

Alguns usuários sentiram falta de integração com outras plataformas, como Salesforce e Asana. Além disso, a função High Five não permite reconhecer pessoas e times em particular, e algumas pessoas apontaram isso como ponto negativo.

6. Jira

ferramentas okr

Jira é uma plataforma usada no planejamento e no desenvolvimento de produtos. Com ela, é fácil delegar tarefas e acompanhar o progresso do trabalho. Por isso, o software é amplamente usado no gerenciamento de projetos, permitindo que uma equipe trabalhe com base na metodologia ágil.

É possível escolher um workflow entre os modelos do software ou criar um personalizado. Além disso, o Jira oferece integração com ferramentas como GitHub, Slack, Zendesk, Trello, Gmail e muitas outras. 

Apesar do foco em agile, é possível usar o software também para o acompanhamento desta ferramenta de OKRs, principalmente, se você instalar um plugin específico, como o OKR Board for Jira.

Alguns usuários relataram dificuldade na configuração inicial e nos primeiros dias de uso. Eles consideram que a curva de aprendizado é relativamente longa, de modo que é importante você ajudar o seu time a conhecer bem a ferramenta.

7. Trello

O Trello é uma ferramenta bem conhecida. Por conta do seu visual kanban, é fácil organizar tarefas e distribuí-las entre os membros de um time. As tarefas são criadas em cards que podem ser abertos, dando acesso a informações mais detalhadas sobre o que precisa ser feito.

Para você acompanhar OKRs no Trello, basta criar um modelo adequado ou usar um que já esteja na base do software. Veja um exemplo:

ferramentas okr

Se você decidir usar o Trello, lembre-se de que é possível contratar um pacote mais completo. Afinal, o gratuito tem algumas limitações no número de cartões, membros, quadros, armazenamento, comandos de automação, entre outras.

8. Google Sheets

ferramentas okr

É difícil deixar de fora dessa lista a boa, velha e versátil planilha de cálculo. O Google Sheets é uma maneira de você usar planilhas na nuvem para que toda a equipe possa acessar.

Para acompanhar OKRs com o Google Sheets, você pode usar tabelas e gráficos para criar um dashboard bem alinhado com as necessidades do seu setor. Para que os membros da equipe tenham acesso, basta compartilhar o arquivo com eles.

Mas, é claro, o Google Sheets não é uma ferramenta específica para o acompanhamento de OKRs. É você que precisa montar um dashboard e adicionar funcionalidades a ele, e isso depende de um bom conhecimento de planilhas.

Para usar a metodologia OKR, é necessário definir metas que possam ser mensuradas. Por isso, você precisa ter uma fonte de dados que permitam fazer essa mensuração. Quando se fala em dados, não tem como não pensarmos em conteúdo interativo.

A interatividade produz uma infinidade de dados que podem ajudar você a conhecer melhor o seu público e, até mesmo, a compreender a efetividade dos esforços de Marketing de Conteúdo. Por isso, pense na possibilidade de incluir conteúdo interativo na sua estratégia.

Agora que mostramos algumas ferramentas de OKR, é só escolher a que for mais adequada às necessidades do seu setor. Se definir objetivos e metas e fizer um acompanhamento cuidadoso do que está sendo alcançado, você conseguirá melhorar o ROI do Marketing de Conteúdo.

É claro, o sucesso de uma estratégia de marketing depende também de outros fatores, e um deles é a consistência. Quer saber mais sobre isso? Entenda o que é consistência de conteúdo e descubra como aplicá-la!


Abaixe o Midia Kit do Clube

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0