Top 10 filmes sobre liderança: obras para se inspirar e ser um líder melhor

Entre histórias e ficção: os filmes sobre liderança são ferramentas perfeitas para se inspirar e curtir um momento de lazer. Principais aprendizados deste artigo: Os filmes sobre liderança podem motivar vendedores e líderes a aprimorarem suas habilidades. Graças aos streamings, os filmes estão cada vez mais acessíveis. É possível encontrá-los em plataformas como Netflix, Amazon […]

Top 10 filmes sobre liderança: obras para se inspirar e ser um líder melhor

Entre histórias e ficção: os filmes sobre liderança são ferramentas perfeitas para se inspirar e curtir um momento de lazer.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os filmes sobre liderança podem motivar vendedores e líderes a aprimorarem suas habilidades.
  • Graças aos streamings, os filmes estão cada vez mais acessíveis. É possível encontrá-los em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e até mesmo no Google Play.
  • Alguns exemplos são obras como Coach Carter, Capitão Phillips e À Procura da Felicidade.
  • Os filmes sobre liderança abordam habilidades como resiliência, gestão de conflitos e negociação. Aprenda mais em Como negociar com cliente: DICAS de negociação em vendas

Não há nada como conhecer a história de grandes líderes e tentar replicar os comportamentos que os levaram ao sucesso.

Além disso, os filmes sobre liderança podem ser utilizados para treinamentos de vendedores, e para motivar líderes desmotivados.

Afinal, quem nunca renovou as energias e ficou mais disposto a ser uma pessoa ou profissional melhor depois de assistir a obra verdadeiramente instigadora?

Para facilitar suas buscas nos catálogos dos streamings de sua preferência, separamos uma lista com 10 filmes sobre liderança que vão despertar o grande líder que há em você!

Acompanhe a leitura para conferir!

Top 10 filmes sobre liderança: inspiração das telonas para o dia a dia 

Top 10. Coach Carter: Treino para a Vida 

A tão famosa obra dirigida por Thomas Carter retrata a trajetória de Ken Carter, jogador de basquete, interpretado por ninguém menos que Samuel L. Jackson.

Ken ganhou destaque ainda no colégio por bater vários recordes. E isso não parou na fase adulta.

O protagonista foi convidado para treinar o time de basquete da Richmond High School. Carter aceitou, mas com uma condição: ter controle total sobre o programa.

A liderança foi além das quadras. Ken realmente se importava com a vida e o bem-estar de seus jogadores e os estimulava a encararem seus medos.

Este é um filme sobre liderança que retrata muito bem uma habilidade de gestor essencial: a conexão com os membros do seu time. 

Apesar de muitos líderes não sentirem necessidade deste tipo de relação, estar próximo das pessoas que compõem uma equipe permite um maior entendimento sobre como os aspectos da vida podem afetar o trabalho. 

O filme está disponível na Amazon Prime Video.

Top 9. A Fuga das Galinhas

Apesar de ser uma animação com foco no público infantil, a obra A Fuga das Galinhas é um excelente filme de liderança e motivação!

A obra conta a história de galinhas que são obrigadas a botar ovos diariamente. Caso contrário, elas são sacrificadas.

Isso é uma rotina, até que a destemida Ginger, dominada pela ânsia de uma vida diferente e mais justa, planeja uma fuga e mobiliza outras galinhas para fazerem parte da evasão em massa.

Ginger é um exemplo de empatia e de líder motivacional. Ela só conseguiu convencer todo o galinheiro porque reconhecia a dor de todos seus colegas e queria um futuro melhor para todos eles.

Sem dúvidas, uma obra essencial para empreendedores e líderes de equipe.

O filme está disponível na Netflix.

Top 8. Dois Papas

Dois Papas é um filme sobre liderança da Netflix que, além de abordar a trajetória da escolha do mais recente Papa, Francisco, também é uma verdadeira lição sobre as habilidades de um gestor.

De um lado, o antigo líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana se encontra disposto a abrir mão do cargo mais importante da instituição para que seja modernizado pelo papa sucessor. 

A obra diz muito sobre perceber as limitações, respeitar e ressignificar sua capacidade de tolerância em prol de uma organização mais harmônica.

O filme está disponível na Netflix.

Top 7. Steve Jobs

É possível falar sobre liderança sem citar Steve Jobs? 

Pois bem, nós também acreditamos que não.

Quer saber como o magnata americano conseguiu motivar seus colaboradores a produzirem os aparelhos eletrônicos mais desejados do mercado? Então não deixe de assistir este filme.

Top 6. Prenda-Me se For Capaz

Estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, Prenda-Me se For Capaz também é um filme sobre liderança inspirado em fatos reais.

As habilidades de observação de Frank são de dar inveja. Com isso, conseguiu ter sucesso em várias áreas que trabalhava.

Este é um excelente exemplo para entender como aprender com quem sabe é importante para o êxito profissional.

Este filme sobre liderança está disponível na HBO Max.

Top 5. Sociedade dos Poetas Mortos

Este clássico também é um verdadeiro filme sobre liderança.

Um grupo de alunos conhece um professor totalmente disruptivo para sua época, John Keating, interpretado pelo lendário Robin Williams. Ele ministra suas aulas de maneira revolucionária e desperta em seus alunos o encantamento pela literatura.

Você já teve um professor marcante em sua jornada acadêmica? 

Quem já teve acesso a este tipo de privilégio, sabe como as aulas podem ser inspiradoras quando aplicadas pelos professores certos.

Este filme sobre liderança está disponível no Google Play.

Top 4. Apollo 13

O filme Apollo 13 relata a conturbada missão da NASA em 1970.

Sabemos que gerenciar um negócio não é fácil. Os imprevistos são incontáveis e, pior, incontroláveis. 

No entanto, acreditar no projeto é essencial. É isso que torna os líderes de grandes empresas tão notáveis.

É preciso ter coragem para realizar, lidar com os problemas e ter resiliência para “tocar o barco” e rumar para grandes resultados.

Este filme sobre liderança está disponível na Apple TV.

Top 3. O Homem que Mudou o Jogo

Este título não poderia faltar em nossa lista dos melhores filmes sobre liderança.

O longa-metragem é baseado em fatos reais e retrata a jornada do gerente esportivo Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, que pretende tornar o time de baseball Oakland Athletic, em um time campeão.

Após ver seus jogadores serem contratados por times rivais e não ter recursos suficientes para contratar atletas de alta qualidade, Billy vai contra todo o sistema de admissão de novos atletas para conseguir atingir seu objetivo.

Mesmo sendo taxado como louco, Billy acreditou em seu objetivo e bateu de frente com seus opositores para que pudesse implementar uma nova estratégia em campo.

Este é um grande exemplo de como o planejamento, atenção aos resultados e trabalho em equipe podem mudar completamente o cenário de uma organização.

O filme está disponível na Netflix.

Top 2. Capitão Phillips

Indicado a seis categorias do Oscar e também baseado em uma história real, o filme estrelado por Tom Hanks traz ensinamentos valiosos sobre liderança e gestão de conflitos.

O capitão naval Richard Phillips é surpreendido por piratas somalianos e precisa intermediar um grande conflito. 

Um líder deve conduzir situações adversas com resiliência e confiança. Além disso, deve também se preocupar em engajar e motivar sua equipe para que alcancem os resultados desejados.

Este filme sobre liderança retrata tudo isso de forma impecável!

O filme está disponível na Netflix.

Top 1. À Procura da Felicidade 

Você conhece alguém que tenha assistido À Procura da Felicidade e não se emocionou?

Imaginar isso é quase impossível, não é mesmo?

Sem dúvidas, este é um dos melhores filmes sobre liderança e motivação que todos (sem exceção!) deveriam assistir. 

Diante de sérios problemas financeiros, a esposa de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, decide partir e o deixa com seu filho de apenas 5 anos.

Na esperança de viver em condições melhores, Chris consegue uma vaga em um programa de estágio não remunerado numa importante corretora. 

A partir daí, depois de despejados, o protagonista e seu filho passam a dormir em banheiros públicos e estações de trem para que possam ter um abrigo à noite, sempre com a esperança de que dias melhores virão.

Esta é uma verdadeira história de superação, daquelas que pensamos que jamais poderíamos suportar.

De sem-teto à milionário, hoje Chris Gardner é um dos empresários mais bem sucedidos e reconhecidos do mundo.

O filme está disponível na Amazon Prime Video.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow