Frases para Cobrar Cliente: Tenha Resultados e Seja Educado!

Uma das coisas mais desagradáveis para uma empresa é ter que cobrar os seus clientes, mesmo aqueles mais fiéis e antigos. Apesar disso, esse tipo de coisa acontece todos os dias dentro de qualquer tipo de negócio, e a cobrança infelizmente é uma ação necessária.  Quando pensamos na atual situação econômica do Brasil, principalmente devido […]

Frases para Cobrar Cliente: Tenha Resultados e Seja Educado!

Uma das coisas mais desagradáveis para uma empresa é ter que cobrar os seus clientes, mesmo aqueles mais fiéis e antigos. Apesar disso, esse tipo de coisa acontece todos os dias dentro de qualquer tipo de negócio, e a cobrança infelizmente é uma ação necessária. 

Quando pensamos na atual situação econômica do Brasil, principalmente devido a recessão financeira, é quase impossível imaginar que todos os clientes consigam pagar as dívidas em dia. Por isso, a cobrança precisa feita com muito jeito e delicadeza. 

O objetivo de uma mensagem para cobrança é lembrar os clientes sobre a dívida, deixá-los cientes sobre os prazos e, acima de tudo, proporcionar soluções que fiquem boas para os clientes e para a empresa. 

Esse tipo de mensagem pode ser feita através de várias plataformas diferentes, como: WhatsApp, e-mail e SMS. 

Como cobrar um cliente com educação? 

Certamente existem diversas abordagens possíveis para cobrar um cliente, e cada uma delas deve ser usada de acordo com o momento certo. Apesar disso, saiba que não existe uma fórmula mágica. Tudo depende do tato!

Mas algumas coisas precisam ser levadas em consideração, as principais são:

  • Educação;
  • Propostas para facilitar o pagamento;
  • Possibilidades de negociação;
  • Use a tecnologia a seu favor;
  • Alternativas de pagamento;
  • Abordagem certa para cada tipo de negociação;
  • Utilize lembretes de vencimento.

Entre todas essas, a que nunca pode faltar em nenhuma situação é a educação na hora de fazer a cobrança. Ela precisa ser feita de uma forma que não deixe o cliente constrangido. 

É preciso ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente. Isso é completamente essencial. 

Não se esqueça de tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas sempre que for possível. 

Qual meio é mais eficaz para cobrar do cliente? 

Existem vários meios por onde é possível fazer uma cobrança ao cliente, e cada uma delas podem ser usadas em um momento específico. Esses meios são telefone, e-mail, carta, SMS ou WhatsApp. Em qualquer uma delas, a cobrança deve ser feita através de uma comunicação amigável.

O ideal, é conhecer muito bem os seus clientes. Ou seja, estude cada um individualmente para saber por qual meio ele prefere que seja feita uma eventual cobrança futura. 

Ainda assim, de forma geral, atualmente o meio mais eficaz para fazer uma cobrança é através do e-mail ou WhatsApp. As duas plataformas são as mais usadas pela maioria dos clientes hoje em dia. 

Enfim, não se esqueça que independente do meio, não se deve cobrar um cliente fora do horário comercial. Além de ser um gesto no mínimo rude, vai contra o art. 71 do Código de Defesa do Consumidor.

Frases para cobrar um cliente 

Como já foi dito anteriormente, ao cobrar o cliente deve haver o máximo de educação possível. Essa educação é necessária para manter a fidelidade do cliente, facilitar o pagamento que o cliente está devendo e conseguir, sobretudo, uma boa negociação.

Na hora de construir as frases, use o máximo de termos educáveis possíveis. 

Elas devem causar uma sensação suave no cliente, sem ser agressivo. Não usar essas técnicas, pode causar um efeito reverso, que o cliente crie uma antipatia pela loja e fale mal dela. 

Chega de conversa, que tal ver alguns modelos para você aplicar no seu estabelecimento? Mas, para facilitar, escolhemos modelos próprios para o WhatsApp, que como já foi dito anteriormente, é o mais usado pelas empresas hoje em dia. A StayApp te mostra! 

Como cobrar um cliente por whatsapp: 5 modelos prontos

Modelo 1

Olá, [Nome]. Tudo bem? Sua mensalidade referente a [mês em questão] encontra-se em aberto. Aconteceu alguma coisa? Como podemos ajudá-lo?

Modelo 2

Olá, [Nome]. Como vai? Não identificamos o pagamento da sua fatura referente ao [mês em questão]. Aconteceu algum imprevisto? De qualquer modo, estendemos o prazo do seu pagamento até o dia 15.

Segue o código de barras do boleto atualizado xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Se houver algum problema, não hesite em entrar em contato conosco.

Modelo 3

Olá, [Nome]. Tudo bem? Você é um dos nossos melhores clientes, por isso gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa, pois seu boleto com vencimento em __/__/__ está pendente.

Entre em contato para negociarmos.

Modelo 4

Olá, [Nome]. Como vai? Notamos alguns títulos pendentes em seu nome. Entre em contato conosco, vamos resolver juntos essa situação?

Modelo 5

“Olá [nome], tudo bem? Você é um de nossos melhores clientes, por isso gostaria de saber o motivo do atraso no pagamento do seu boleto. Ligue [número em questão] para negociar conosco.”

Modelo 6

“Olá [Nome], tudo bem? Não se esqueça que em 15/01 vence a sua matrícula nas [empreendimento em questão]. Não corra o risco de perder sua vaga.”

Modelo 7

“Olá [Nome], seu boleto da fatura [Nome da empresa] vence hoje. Para facilitar estamos enviando o código de barras do boleto atualizado para pagamento: 00000.00000 00000.000000 00000.000000 0 00000000000″

Modelo 8

Tem boa notícia chegando no seu Whatsapp, [Nome]! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar! 

Modelo 9

Oi, [Nome]! Estamos mandando essa mensagem para avisar sobre algo muito importante: uma oferta foi criada especialmente para você! Saiba agora mesmo a grande oportunidade que está sendo oferecida para quitar seus débitos! E aí, vamos conversar? 

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