Missão, Visão e Valores de um Restaurante: Saiba Sua Importância
Para quem pensa em abrir um restaurante, várias preocupações vem a mente, como valor do investimento, nome do estabelecimento e organização da agenda. Apesar disso, antes de qualquer coisa, é preciso pensar nos três pilares básicos do negócio: a missão, a visão e os valores. Primeiramente, esses três pilares são diretrizes que funcionam para guiar […]
Para quem pensa em abrir um restaurante, várias preocupações vem a mente, como valor do investimento, nome do estabelecimento e organização da agenda. Apesar disso, antes de qualquer coisa, é preciso pensar nos três pilares básicos do negócio: a missão, a visão e os valores.
Primeiramente, esses três pilares são diretrizes que funcionam para guiar o seu negócio. Ou seja, elas devem representar a essência do seu estabelecimento.
Sobretudo, o empreendedor deve compreender os seus objetivos, ser capaz de declará-los sem precisar lê-los, engajar seus colaboradores sobre a consciência desses elementos e saber colocá-los em prática. tudo isso é extremamente importante para quem busca sucesso, principalmente duradouro, no seu empreendimento.
Mas lembre-se que a missão, a visão e os valores da sua empresa não se tratam apenas de palavras bonitas. Esses conceitos precisam ser fortalecidos e representativos tanto para a equipe quanto para os consumidores.
Dito isso, você está no processo de criação da missão, visão e valores do seu restaurante? Nós vamos te ajudar!
Definição de missão
Primeiramente, a missão de uma empresa, nesse caso um restaurante, é a definição clara do propósito fundamental da organização. Ou seja, é o motivo da existência e criação da empresa. A missão é o DNA da empresa, que irá definir a sua identidade e nunca mudará enquanto a empresa existir.
A missão da empresa de mostrar de maneira concisa a todos os funcionários da empresa o que se espera de seu trabalho e, além disso, também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.
Todas as ações tomadas dentro daquela empresa devem ser orientadas com base na missão.
Para pensar na missão, simplesmente responda essas três perguntas:
- Para que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
Definição de visão
A visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, ou seja, onde ela deseja chegar. Em contraste com a missão, ela é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que o restaurante se encontra.
A visão deve conter dois aspectos:
- aspiração: tornar-se “algo”;
- inspiração: porque esse “algo” deve ser concretizado.
Para ficar mais claro, a missão deve gerar orgulho em todos os envolvidos por estarem participando da construção dessa visão.
Além disso, ela também precisa ser prática, realista e visível. A visão precisa ter um propósito maior associado, que leve as pessoas a buscar por isto e não apenas ganhar mais dinheiro. Para facilitar a busca da sua visão, responda às seguintes perguntas:
- O que a empresa quer se tornar?
- Onde queremos chegar?
- Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
- Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
- O que eu estou ajudando a construir?
Definição de valores
Uma vez definida a missão e a visão, é necessário definir quais são os valores da empresa não podemos abrir mão. Ou seja, quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos.
Importância da missão, visão e valores
Primeiramente, a missão, a visão e os valores é a melhor forma de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.
Para uma empresa que quer efetuar suas estratégias, o primeiro passo é ter a missão, visão e valores bem definidos. Lembrando que todos os três devem estar alinhados tanto com o empreendedor, dono do restaurante, como também com todos os funcionários.
Como criar missão para o seu restaurante
Como já vimos, a missão de um restaurante é, basicamente, o objetivo pelo qual a empresa existe.
Para montar a sua missão, pergunte-se por que o restaurante existe, o que o restaurante faz e qual é o público-alvo que se deseja alcançar.
Quer um exemplo, para esclarecer? A Missão da Starbucks é: “inspirar e nutrir o espírito humano — uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.
Também leve em consideração outra pergunta: o meu produto oferecido possui algum benefício além da venda e o lucro obtido? Caso a resposta seja não, engajar sua equipe, fidelizar clientes e desenvolver a empresa será uma tarefa difícil. Ou seja, a resposta precisa ser sim.
Observe seus pontos fortes e fracos, o público-alvo e fornecedores. Resuma a sua visão em uma promessa simples, mas executável e preferencialmente com menos de 50 palavras.
Além disso, pense sobre os produtos oferecidos, especialmente o que representam para os consumidores e quais benefícios possuem além da venda e do lucro.
Outro exemplo é o McDonald’s, por exemplo. Sua missão é: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”.
Outro exemplo é a Tasty Burger, que deseja se tornar um marco nos lugares em que está instalada: “Tornando-se uma parte real de cada bairro em que abrimos”.
Como criar visão para o seu restaurante
Os valores definem os objetivos de longo prazo do seu restaurante e que sejam atingíveis.
Para que o seu restaurante dê certo, a definição da visão precisa ser tangível. Quando falamos de metas, é imprescindível o planejamento de forma esquematizada, com prazos definidos e objetivos anuais.
Quer um exemplo? A visão do Burker King reforça o objetivo do reconhecimento: “Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional”, afirma em seu site.
Como criar valores para o seu restaurante
É comum que restaurantes e empresas assumam primeiramente a tarefa de estabelecer a Visão e a Missão. Apesar disso, pode ser uma boa idéia definir ela primeiro. Isso traz mais consistência ao longo de todo o processo.
Durante o processo de criação de empresa, é importante que o proprietário e sócios reflitam sobre os objetivos pessoais e como eles podem ser alinhados com as propostas do negócio.
Para criar os valores, é necessário planejar e listar elementos que gerem noções de importância, valor e utilidade do negócio, conforme o passo a passo a seguir:
- Liste 10 itens-chave que podem tornar o seu conceito competitivo;
- Selecione cinco itens-chave relacionados às possíveis opiniões que seus clientes podem emitir sobre seu restaurante;
- Liste 10 palavras-chave relacionadas ao que você não gosta de ver quando frequenta um restaurante, como demora no atendimento, banheiros sujos e mesas desconfortáveis. Com esses elementos, transforme-os em pontos positivos;
- Coloque no papel cinco formas principais de recuperar algum aspecto negativo no atendimento ao cliente, como uma ação corretiva rápida;
- Elenque três principais formas de como o seu time pode aumentar o engajamento, receita por cliente e enxergar oportunidades de negócios.
- Sintetize essas descobertas e crie uma lista dos cinco melhores por meio de palavras curtas e de impacto, que transmitam a intenção do restaurante em gerar importância, valor e utilidade.
Qual é a sua reação?