Como Vender pelo Whatsapp? Aprenda a Função Business e 6 Dicas!

O WhatsApp é uma grande ferramenta de socialização, tornando possível a sua interação, constante, com família e amigos. Mas ela pode ir muito além, tornando-se uma grande aliada da sua empresa, principalmente quando falamos de venda.  Não é segredo, vários empresários querem saber como vender pelo whatsaapp. Pare para pensar um instante nas suas estratégias […]

Como Vender pelo Whatsapp? Aprenda a Função Business e 6 Dicas!

O WhatsApp é uma grande ferramenta de socialização, tornando possível a sua interação, constante, com família e amigos. Mas ela pode ir muito além, tornando-se uma grande aliada da sua empresa, principalmente quando falamos de venda. 

Não é segredo, vários empresários querem saber como vender pelo whatsaapp.

Pare para pensar um instante nas suas estratégias de venda: o Google é usado para ranquear o seu site, o e-mail para enviar campanhas e, não menos importante, as redes sociais para contatar o seu público diretamente, inclusive, descobrir o que ele está achando do produto ou serviço oferecido. 

Dito isso, é inteligente ignorar o WhatsApp, uma vez que a ferramenta é usada pela maioria das pessoas o tempo inteiro? Você já sabe a resposta!

A maior vantagem de vender pelo WhatsApp, certamente, está no fato de que a taxa de abertura das mensagens – vezes que o cliente irá realmente abrir e ler a sua mensagem – é muito alta. Em contraste, o e-mail, por exemplo, tem uma taxa de abertura significamente menor. 

Para começar, o primeiro passo é usar o WhatsApp Business.

WhatsApp Business – O que é?

Primeiramente, o WhatsApp Business é voltado para pequenos, médios e grandes empreendedores. A ferramenta possui especificidades voltadas para o empreendimento, como, por exemplo, a possibilidade de verificar as métricas. 

Ou seja, o WhatsApp lhe possibilita trabalhar com dados. Certamente, esses números ajudam nas tomadas de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram.

O aplicativo fornece informações como: 

  • quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe;
  • quais mensagens foram entregues aos clientes e;
  • quais foram as mensagens lidas pelo usuário. 

Por fim, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. 

Como vender pelo WhatsApp Business

O primeiro passo para vender pelo WhatsApp Business é usar a função catálogo. A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. aplicar um catálogo digital personalizado, que se diferencie dos demais. Nesse caso, a melhor opção é aderir ao Catálogo Digital

A StayApp ajuda a confirgurar o seu catálogo digital, deixando realmente profissional. 

Ele ajuda nas vendas pelo whatsapp, uma vez que o pedido já vem pronto para o dono. 

Dito isso, separamos mais três dicas essenciais para vender pelo WhatsApp Business.

1 – Lista de transmissão 

A lista de transmissão poupará o trabalho de enviar a mesma mensagem para cada um dos contatos, um de cada vez. 

Ao criar uma lista você adiciona o número dos seus clientes e encaminha a mensagem como em uma conversa de grupo no Whatsapp. Seus clientes estarão recebendo uma mensagem individual, apesar disso, ela foi enviada para todos os clientes ao mesmo tempo. 

Lembre-se que só receberá a mensagem os clientes que já existem na própria lista de contatos. 

Para garantir que seu cliente tenha seu número salvo, peça para que ele te adicione para receber novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o produto. Ou seja, antes de tudo, peça a autorização do seu cliente para conectá-lo. 

2 – Divisões 

Não, você não pode ter só uma lista de transmissão. Uma vez que existem diferentes tipos de clientes, você deve ter, no mínimo, duas listas de transmissão para dois tipos de clientes diferentes. 

Por exemplo, uma lista com clientes que já compraram e outra de pessoas interessadas, mas que ainda não realizaram nenhuma compra. Eles, certamente, precisam de abordagens diferentes. 

3 – Mídias 

No Whatsapp você pode usar áudio, vídeo, foto, apresentação de Power Point, texto, e etc. Não esqueça de abusar dessas mídias. Encontre o que funciona melhor para o seu negócio e aposte.. 

Textos com erros gramaticais, fotos ruins e vídeos com muito ruído não funcionam bem e, sobretudo, acabam com a credibilidade. Ou seja, pode apostar na mídia, mas use-a com qualidade. 

Como vender pelo whatsapp todos os dias?

Você já sabe que precisa usar o WhatsApp Business e quais funcionalidades do mesmo deve explorar para ter sucesso na ferramenta. 

Dito isso, reunimos algumas dicas para ajudar você e a sua empresa a venderem todos os dias pelo WhatsApp. 

1 – Atendimento 

Algumas empresas divulgam o contato dop WhatsApp, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. 

Se o cliente envia uma mensagem para uma empresa, ele certamente quer uma resposta rápida. 

Ou seja, é imprescindível que tenha um funcionário completamente voltado para as redes sociais, inclusive, WhatsApp. 

Esse atendimento precisa ser rápido e, sobretudo, de qualidade. Não encare como um gasto contratar alguém apenas para isso, trata-se de atendimento de qualidade. 

2 – Automatização

Lembra que falamos de linhas de transmissão? Exatamente, voltamos nesse ponto novamente para ressaltar sua importância no faturamento diário. 

As linhas de transmissão aumentaram a produtividade, pois vários clientes serão atingidos de uma só vez. Isso só é possível através da automatização dessa tarefa. 

Uma dica extra é divulgar o seu número na assinatura do email marketing, informar aos clientes em cada reunião ou atendimento e instalar um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa. Isso aumentará o número de contatos no WhatsApp. 

3 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma alternativa para atrair e engajar o público no WhatsApp. Certamente a estratégia irá gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca. 

Além disso, o Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.

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