Indústria 4.0: quais são as tecnologias do futuro no mercado B2B?

A indústria 4.0 revolucionou o mercado B2B mostrando que é possível realizar investimentos pontuais que geram retornos financeiros significativos. Por meio de várias tecnologias é possível conhecer melhor o comportamento do cliente e suas necessidades para ofertar produtos e serviços para a pessoa certa na hora certa. Principais aprendizados deste artigo: A indústria 4.0 é […] The post Indústria 4.0: quais são as tecnologias do futuro no mercado B2B?

Indústria 4.0: quais são as tecnologias do futuro no mercado B2B?

A indústria 4.0 revolucionou o mercado B2B mostrando que é possível realizar investimentos pontuais que geram retornos financeiros significativos. Por meio de várias tecnologias é possível conhecer melhor o comportamento do cliente e suas necessidades para ofertar produtos e serviços para a pessoa certa na hora certa.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A indústria 4.0 é definida como a Quarta Revolução Industrial com a automação industrial e a integração entre tecnologias variadas.
  • Os pilares da indústria 4.0 são: análise de dados em tempo real, virtualização, descentralização, orientação a serviços, modularização e interoperabilidade.
  • Os principais benefícios dessa indústria são o aumento da competitividade no mercado, maior produtividade, menos falhas e erros, agilidade e precisão na tomada de decisão, melhora da satisfação do cliente, otimização de processos internos etc.
  • As principais tecnologias da indústria 4.0 são inteligência artificial, armazenamento em nuvem, Big Data, internet das coisas, robótica, sistemas integrados, entre outras.
  • Os desafios encontrados para uma completa transformação digital envolvem a adaptação de processos e infraestrutura, assim como a criação de novas formas de gestão, falta de mão-de-obra qualificada, baixa cibersegurança e ainda a pouca regulamentação e normas sobre o uso de tecnologias nas corporações.
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Isto é: um dos principais benefícios da indústria 4.0 é justamente alavancar as vendas da empresa, sem deixar de lado a qualidade e a satisfação do cliente.

A chamada Quarta Revolução Industrial mudou totalmente a forma de interação entre empresas e pessoas e, claro, os modelos de negócio no Brasil e no mundo. Você pode até não perceber, mas ela está presente no dia a dia de todos nós.

Sistemas armazenados na nuvem, assistentes virtuais (como Alexa e Siri), wi-fi, bluetooth, inteligência artificial, Big Data, chatbot etc. Esses são alguns exemplos que convivemos diariamente e fazem parte da chamada indústria 4.0.

Mas, afinal, o que é ela e quais são seus pilares? Quais benefícios ela oferece ao mercado B2B? Quais são as tecnologias mais usadas atualmente por empresa? Leia até o final e descubra também as tendências dessa indústria para os próximos anos. Boa leitura!

O que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 é definida como a automação de indústrias e a integração entre tecnologias diversas, como internet das coisas (IoT), computação em nuvem, robótica, Big Data, inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina). Seu objetivo é digitalizar atividades profissionais e pessoais.

As principais tecnologias da indústria 4.0 vieram para ficar. Máquinas, equipamentos e sistemas inteligentes realizam tarefas complexas de forma mais rápida do que um ser humano.

Um ótimo exemplo são softwares que possuem algoritmos que armazenam, integram e analisam dados em uma velocidade de segundos ou minutos. Ou seja, essa indústria tornou os processos mais rápidos, inteligentes e precisos.

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 é considerada um fenômeno que impactou a sociedade como um todo, especialmente quando falamos sobre produção industrial a nível global.

Podemos dizer que ela é uma continuidade da Primeira Revolução Industrial, que, após iniciada, só evoluiu e aperfeiçoou máquinas e sistemas.

Quais são os pilares da indústria 4.0?

Hermann, Pentek e Otto, precursores do estudo sobre a Quarta Revolução Industrial, determinaram em um importante artigo os seis princípios da indústria 4.0.

1. Análise de dados em tempo real

Um dos mais relevantes pilares da indústria 4.0 para o mercado B2B é a capacidade de coletar dados concretos e em tempo real, que permitem a agilidade e a assertividade na tomada de decisão.

Ou seja, ao acompanhar os indicadores de desempenho no sistema de CRM, por exemplo, é possível entender qual estratégia ou processo não está dando certo e quais melhorias devem ser feitas. Ou ainda identificar tendências no comportamento de compra do cliente ou falhas no atendimento.

2. Virtualização

A virtualização permite o rastreio, o monitoramento remoto de processos físicos e a simulação de elementos reais por meio de sensores instalados na fábrica ou na empresa que fornecem dados precisos.

O acompanhamento em tempo real de processos físicos contribui para a rápida solução de falhas nos sistemas.

3. Descentralização

A descentralização é outra característica da indústria 4.0 que é definida como a capacidade de máquinas tomarem decisões por conta própria dentro das fábricas inteligentes. Isso acontece devido à forma descentralizada que os módulos de fábricas trabalham para aprimorar processos internos.

A intervenção humana, que dá comandos às máquinas, acontece apenas em casos de falhas nos sistemas.

Além disso, ela permite que haja descentralização na tomada de decisão, já que a máquina consegue avisar se houve alguma falha ou erro na operação ou no processo comercial. Logo, os responsáveis conseguem agir de forma rápida e precisa.

4. Orientação a serviços

Outro pilar da indústria 4.0 é a orientação a serviços, feita especialmente pela arquitetura de software que é estruturada de acordo com a internet de serviços.

5. Modularização

A modularização significa os sistemas modulares que são flexíveis e se adaptam facilmente de acordo com as necessidades da empresa e da pessoa que usará determinada tecnologia.

Ou seja, há como utilizar módulos individuais em sistemas para substituir ou expandir futuramente com maior facilidade. Logo, é mais viável trabalhar sob demanda e alterar tarefas nas máquinas.

6. Interoperabilidade

Por último e não menos importante está um dos principais pilares da indústria 4.0: a interoperabilidade. Ela significa a integração de vários sistemas e empresas para trabalharem em conjunto com acesso a um único sistema, de modo eficaz e ágil.

Em outras palavras, esse termo pode ser definido como a capacidade de um sistema de se comunicar com outro. Um ótimo exemplo é o software de CRM, que pode ser acessado por diversos colaboradores e equipes de forma simultânea.

Para entender melhor como ele funciona na prática, assista rapidamente ao vídeo abaixo.

Benefícios da indústria 4.0

A indústria 4.0 oferece diversos benefícios às empresas. Ela é focada em coleta, integração e análise de dados para tornar os processos mais eficientes e ágeis, evitando erros e falhas.

Ao integrar sistemas e ferramentas inteligentes, essa revolução permite que a empresa entregue produtos ou serviços com maior qualidade, o que impacta diretamente a satisfação e a fidelização de clientes. 

Outro benefício da indústria 4.0 é a autonomia dos colaboradores e gestores em executarem tarefas e acompanharem de perto os resultados. Isso possibilita uma melhor elaboração de estratégias comerciais e de marketing, direcionando produção de conteúdos e técnicas para atrair, conquistar e reter clientes.

A orientação por dados também permite que haja um maior conhecimento sobre o desempenho das equipes e as necessidades e expectativas do público consumidor. Com o Big Data o gestor e o vendedor é capaz de analisar o perfil do cliente e entender como atendê-lo da melhor maneira.

Ou seja: o uso de tecnologias mais avançadas é fundamental para alavancar vendas e aumentar o poder de persuasão durante uma negociação de vendas. O vendedor tem em mãos informações estratégicas para usar durante a conversa.

Além disso, confira mais benefícios da indústria 4.0:

  • aumento de produtividade;
  • redução de custos;
  • desenvolvimento de produtos em larga escala;
  • uso eficiente de recursos financeiros e humanos;
  • melhora da gestão;
  • identificação de oportunidades de negócio;
  • e muito mais!

Principais tecnologias da indústria 4.0

Para você entender melhor a revolução da indústria 4.0, veja as tecnologias mais utilizadas.

Inteligência artificial

Conhecida também pela sigla IA, a inteligência artificial é um complexo sistema de análise avançada, baseado em lógica e na aprendizagem de máquina (machine learning), que integra e interpreta dados variados, além de executar ações e automatizar processos e decisões.

Ela permite que empresas automatizem tarefas rotineiras e otimizem a gestão de todos os setores. Isso sem falar que ela reduz custos, pois aumenta a produtividade e reduz erros e gastos desnecessários de tempo e dinheiro.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite que haja a distribuição de serviços pela internet. Ou seja, servidores, banco de dados, redes, programas e ferramentas podem ser compartilhados em tempo real de modo remoto.

Esse avanço da indústria 4.0 reduziu bastante os custos com máquinas, equipamentos e manutenção. Um ótimo exemplo é o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), que permite acesso de diversos dispositivos por várias equipes simultaneamente.

Big Data

A análise e interpretação de dados só é possível devido à capacidade de máquinas e algoritmos coletarem e interpretarem um grande volume de informações. Isso é o Big Data.

Ele permite o armazenamento de grande volume de dados por meio de sistemas complexos que realizam suas funções em uma velocidade muito maior do que a de um ser humano.

O Big Data utiliza estatísticas e aprendizagem da máquina (machine learning) para extrair informações estratégicas para negócios de todos os portes e segmentos.

Internet das Coisas (IoT)

A internet das coisas, conhecida também pela sigla IoT, é a responsável por conectar objetos à computação. Por meio de softwares e sensores avançados, o item é organizado em rede e programado para interagir com uma pessoa.

Os objetos podem ser ainda controlados e monitorados de forma remota, aumentando a eficiência de uma empresa.

No dia a dia, um ótimo exemplo são as assistentes virtuais Alexa e Siri.

Robótica

A robótica também é uma parte da indústria 4.0 que não para de avançar tecnologicamente. Ela representa dispositivos que agem parcial ou totalmente de maneira autônoma com uso de sensores e softwares avançados.

Quem não gosta do aspirador de pó robô, não é mesmo?

Sistemas integrados

Outra tecnologia que podemos citar e é um dos pilares da Quarta Revolução Industrial é a integração de sistemas, que promove um trabalho integrado entre variados softwares e programas de computação.

Isso possibilita um significativo avanço em qualquer empresa, especialmente quando falamos sobre gestão de equipes e de projetos.

Ao acessar tudo em um único lugar, como em um software de CRM, o gestor tem em mãos diversos dados relevantes para acompanhar resultados e definir ações de modo rápido e consistente. Entenda as vantagens de sistemas inteligentes, como o de gestão de relacionamento com o cliente!

Além dessas tecnologias, podemos citar outras que são importantes para os negócios:

  • cibersegurança: complexo sistema de hardware e software para proteger dados e informações na internet;
  • manufatura digital: sistema integrado que possibilita simulação, visualização em 3D e ferramentas para elaboração de produtos e manufaturas;
  • manufatura aditiva: criação de objetos baseados em desenhos digitais por um impressora 3D, que permite o uso de vários materiais, como plástico, cerâmica, metal etc;
  • simulação: sistemas que conseguem analisar dados e imitar processos físicos da vida real.

Quais são os desafios da indústria 4.0 no Brasil?

É verdade que a indústria 4.0 no Brasil ainda está a passos lentos quando comparada com vários outros países. Por isso, em 2017, o governo, algumas indústrias e associações formaram o Grupo de Trabalho para a Indústria 4.0 (GTI 4.0) com a finalidade de criar uma proposta de desenvolvimento tecnológico nacional.

As mais de 50 entidades que forma esse grupo definiram quatro premissas:

  1. Fomentar iniciativas para facilitar o investimento privado;
  2. Sugerir agenda centrada no empresário para facilitar o acesso a recursos tecnológicos;
  3. Avaliar, debater e construir consensos por meio de projetos-pilotos e medidas experimentais;
  4. Igualar medidas de apoio entre pequenos, médios e grandes negócios.

Mas, apesar do grupo focar em meios que facilitem e agilizem a transformação digital de empresas nacionais, há muitos desafios da indústria 4.0 no Brasil, como:

  • adaptação de processos e infraestrutura;
  • investimento em tecnologias de ponta;
  • criação de novas formas de gestão;
  • falta de mão-de-obra qualificada;
  • aspectos de cibersegurança;
  • falta de regulamentação e normas mais claras.

Qual é o cenário da indústria 4.0 no Brasil hoje?

A transformação digital no Brasil já é uma realidade, mas ela ainda acontece a passos mais lentos. Principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas. O governo e instituições criaram o Grupo de Trabalho para a Indústria 4.0, que tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico para todos os negócios nacionais.

Tendências da indústria 4.0 no Brasil

O interesse pela transformação digital aumenta cada vez mais pelo lado das empresas. A tendência de investimentos em tecnologias e equipamentos continuará nos próximos anos.

Afinal, há muita oferta de máquinas e sistemas com inteligência artificial e outras tecnologias que otimizam processos, reduzem erros, melhoram a gestão e aumentam a produtividade dos colaboradores.

Segundo o relatório da Gartner, Top Strategic Technology Trends for 2023, as empresas precisam adotar três princípios fundamentais para melhorar a qualidade de entrega e aumentar a competitividade: otimização, escalabilidade e pioneirismo.

Logo, não podemos esquecer das tendências tecnológicas que envolvem também o universo corporativo e industrial, como:

  • preocupação com a melhoria das práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance);
  • metaverso com foco em pesquisas de produtos e serviços na melhor experiência do cliente;
  • aceleração da transformação digital com uso de ferramenta de inteligência artificial, internet das coisas e blockchain;
  • rede 5G: o objetivo é que, com o 5G, haja melhora da conectividade;
  • orientação de processos a serviços (SOA): com uso de Software as a Service (SaaS) integrado ao Infrastructure as a Service (IaaS) e a Platform as a Service (PaaS).

Como a indústria 4.0 vai impactar o mundo?

A indústria 4.0 impacta todos os modelos de negócios. As empresas precisam se adaptar para criar soluções que atendam às necessidades dos clientes. Com o uso da tecnologia, as marcas vão elevar a competitividade para outro nível e, quem tiver o olhar mais analítico, vai se destacar no mercado.

Invista em tecnologias 4.0!

Gostou de saber mais sobre a indústria 4.0 e como ela se aplica ao mercado B2B? Além de ser considerada o futuro, ela já é vista como presente. Por isso, planeje quais tecnologias podem realmente melhorar a competitividade da empresa e a qualidade do trabalho de vendedores e gestores e invista.

Sistemas inteligentes, como o de CRM, são fundamentais para armazenar e analisar dados de forma eficiente e ágil, acompanhando métricas e indicadores de desempenho essenciais para o crescimento empresarial.

Por meio desse monitoramento é possível eliminar gargalos nos processos comerciais e criar estratégias que funcionam.

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