Dia das Crianças: 20 dicas para a sua campanha de marketing ter mais resultados em 2022
Ter um plano de ação preparado com antecedência vai ajudar a sua empresa a vender mais no Dia das Crianças de 2022
Falta pouco para o Dia das Crianças! Sua empresa aproveita todas as oportunidades que essa data pode trazer? Lojas físicas, ecommerces e qualquer outro tipo de negócio podem incluir ações de Marketing Digital para aproveitar uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil.
Em 2021, os números foram positivos para o comércio. No varejo online, por exemplo, o faturamento do último fim de semana antes de 12 outubro cresceu 57% em relação ao ano anterior – e no próprio dia foi de 92%, de acordo com um estudo do Itaú. Puxando para o comércio como um todo, somando todas as vendas dos 7 dias que antecederam a data, houve uma alta de 2,3% nas vendas (Serasa Experian) e, quando focamos em shopping centers, de quase 26% (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Assim, pensar na promoção da sua loja para o Dia das Crianças pode trazer oportunidades para gerar mais negócios. Só que você só vai conseguir ter a chance de aumentar os lucros se começar a agir com antecedência. Independentemente do segmento de sua empresa, essa é uma ótima época para trabalhar seu branding, conquistar novos clientes, disseminar sua marca pela internet e até mesmo tentar emplacar uma viralização nas redes sociais.
Neste post, trazemos dicas e estratégias para estes pouco mais de 30 dias que ainda temos até o Dia das Crianças. Avançando no texto, você vai perceber que as ideias também vão se aproximando da data, como um plano de ação.
As dicas podem servir tanto para quem oferece serviços ou produtos destinados ao público infantil como para quem é de um segmento sem relação direta com a data, mas que pode aproveitá-la para aumentar o alcance de sua empresa na internet (e consequentemente suas vendas).
DICA ZERO: Prepare o seu WhatsApp para a campanha de Dia das Crianças
O WhatsApp é a ferramenta preferida dos brasileiros para entrar em contato com marcas, empresas e lojas, como mostra um estudo realizado pela RD Station. Nele, descobrimos que usuários que mantêm as conversas comerciais feitas no WhatsApp unificadas no CRM conseguem fechar até 40% mais vendas! E por isso que colocamos aqui o “Zapzap” como DICA ZERO, ou seja, deve ser a sua prioridade.
No Dia das Crianças, o aplicativo com certeza será um importante canal tanto de comunicação quanto de vendas. A sua loja já possui, por exemplo, uma conta comercial do WhatsApp? Já pensou em programar respostas automáticas para não perder nenhum contato? Que sabe disponibilizar um botão de WhatsApp no site para iniciar conversas e capturar Leads? São muitas as possibilidades.
Aqui na RD, acreditamos que o app mais popular do Brasil é fundamental para garantir o sucesso de empresas de todos os mercados e tamanhos. Tanto é que, recentemente, publicamos uma página especial com tudo que você precisa saber para ter resultados com o WhatsApp. Além disso, investimos em atendimento digital adquirindo a TALLOS, uma das maiores startups da área no Brasil.
Uma boa forma de começar é disponibilizar um link de WhatsApp para seus potenciais clientes. Você pode colocar no seu site, nas suas redes sociais ou onde mais preferir para facilitar as suas vendas. Gere o seu usando a nossa ferramenta gratuita abaixo, criando inclusive uma mensagem automática de saudação!
1. É importante se preparar para o Dia das Crianças com antecedência
Para conseguir aproveitar o Dia das Crianças, você precisa alinhar sua estratégia, contemplando diversas áreas da sua empresa, o que requer planejamento e tempo. Então, como está a sua preparação? Por exemplo: você fez boas fotos dos seus produtos?
Campanhas de email, anúncios, postagens de divulgação, ambientação da loja, tudo isso exige tempo para ser desenvolvido. Quais dessas ações você já conseguiu colocar em prática? Não precisa ser tudo, mas alguma coisa é legal fazer!
Se você ainda não está com tudo pronto, não se desespere. Ainda dá tempo de correr atrás e potencializar seus lucros com vendas na data, basta saber priorizar!
2. Faça uma Landing Page de pré-venda para criar uma segmentação
O Dia das Crianças é uma data bastante específica: como nome diz, é para crianças. Mesmo assim há muita variedade de presentes e públicos a serem definidos.
Presentes porque os consumidores não compram para um bebê de 10 meses o mesmo que para uma criança de 10 anos. E público porque a data impacta não só a criança, mas também pais, tios, padrinhos, avós e adultos em geral, que é quem de fato faz a compra.
Dessa forma, para conhecer as preferências de seu consumidor desde já, uma ideia é fazer uma Landing Page de pré-venda e criar um campo de idade e de gênero.
Assim você consegue enviar campanhas de Email Marketing super segmentadas. Quem busca, por exemplo, presentes para um menino de 8 anos não vai receber ofertas de presentes para recém-nascidos. E isso faz toda a diferença nas suas métricas de marketing e de vendas.
Para motivar a pessoa a preencher a Landing Page, você pode oferecer um cupom de desconto exclusivo, frete grátis ou outro benefício.
3. Pense em combinações de ofertas/presentes
É muito comum que no Dia das Crianças os consumidores precisem de mais de um presente. Pense em pais que têm mais de um filho ou em padrinhos que têm mais de um afilhado. Essas pessoas vão precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes na mesma loja — no caso, a sua.
Faça ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade. Reúna todos os produtos que sua loja virtual tem para crianças de diferentes idades e pense em combinações criativas, que façam com que os consumidores comprem tudo na mesma loja.
Há muitas razões para essa estratégia dar certo. Pode ser pelo fato de pagar um único frete, de centralizar o pagamento em um só local ou até mesmo o fato de facilitar a compra.
4. Prepare campanhas divertidas de Email Marketing
Se você ainda não começou a pensar em suas campanhas de Email Marketing, acabe de ler esse post e comece já o planejamento. Pense na estética e nas referências à infância que o seu time de marketing pode usar para criar essas campanhas.
Ainda que a mensagem não apresente diretamente produtos para o Dia da Crianças, sua empresa pode entrar na brincadeira.
5. Ideia de promoção: compartilhamento de fotos do fundo do baú ou dos filhos
Se você pretende criar uma promoção, a hora é agora. Independente do tempo que esteja faltando para o Dia das Crianças, ainda dá para criar uma ação legal e contar com a participação do público.
Você já deve ter visto vários amigos publicando fotos com seus filhos nas redes sociais, certo? Ou, talvez, até você tenha publicado uma, caso seja pai ou mãe. Para aproveitar o momento e aumentar o alcance de sua empresa nas redes sociais, você pode:
- Incentivar os clientes e Leads a enviarem fotos de quando eram crianças;
- Incentivar as pessoas a contarem uma história curiosa da época em que eram pequeninos.
Essas são só algumas ideias. Você pode adaptar e fazer outras campanhas parecidas.
6. Aproveite o Dia das Crianças mesmo que o seu público-alvo não seja infantil
Oi? Dia das Crianças não é só para a venda de produtos infantis? Sim, esse é o foco da data, mas, de um tempo para cá, notamos que muitas empresas de outros nichos começaram a aproveitar o buzz da data para também aumentar suas vendas.
Como a maioria das datas comemorativas, sempre há alguns nichos que não conseguem encaixar nada do seu mix de produtos como opção de presente para o dia. Mas você pode ser criativo.
Alguns segmentos utilizam a onda do “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto. Outros, conseguem combinar a data com seus produtos, como no exemplo abaixo.
Claro que é melhor conseguir encaixar no post um link direcionado para uma oferta sua, mas, se não der, faça isso do mesmo jeito. Você pode aproveitar a data para, por exemplo, movimentar as redes sociais.
Algumas empresas entram na onda da nostalgia, publicando conteúdos sobre a infância ou até mesmo trocando a foto da fanpage. O mais importante é criar esse laço com a audiência que tem grandes chances de simpatizar com sua marca por causa da imagem e adquirir outros produtos seus em outro momento.
7. Prepare sua loja e seu site e suas redes sociais com a temática da data
Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja — e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.
Por exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.
Aliás, temos um infográfico com todos os tamanhos de imagem para Facebook e Instagram que ajudará você a criar suas peças para as duas redes sociais.
Faça, também, seleções especiais de produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a escolha dos que ainda estão indecisos.
8. Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças
Se você possui um ecommerce, lembre-se da importância de organizar sua distribuição para demandas maiores nos dias que antecedem a data.
Cuidado com atrasos, pois, caso ocorram, podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja. Deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa.
Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.
9. Ofereça brindes especiais na campanha do Dia das Crianças
Você pode aproveitar para vincular sua venda a um brinde interessante para seu público. Mas, para produzi-lo, também precisará de antecedência. Imagine que outras marcas terão a mesma ideia que você e podem deixar para a última hora.
Para conseguir bons fornecedores e valores negociados com antecedência, comece a buscar opções e levantar orçamentos desde já. Que criança não gosta de um brinde?
Lembre-se que adultos também gostam de brindes. Se a sua loja trabalha com várias faixas etárias, que tal oferecer uma lembrança ao cliente que fez a compra para o filho? Ele certamente lembrará da sua empresa em outras datas!
10. Crie atrativos divertidos e recreação
Garanta uma boa experiência oferecendo um momento de alegria e envolvimento para a criança. Também é uma boa oportunidade de aliar sua loja física à sua presença online! Dê uma olhada na ideia a seguir.
Contrate animadores, recreacionistas, contadores de histórias e maquiadores infantis para garantir a diversão. Pipoca ou algodão doce são bons atrativos tanto para as crianças como para os pais.
Divulgue o evento nas suas redes sociais, criando eventos no Facebook e acionando os seus antigos clientes por email ou WhatsApp. O engajamento será físico e virtual!.
11. Produza conteúdo para palavras-chave relacionadas a seus produtos
Como o seu público busca pelos produtos que você oferece? Quais são as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar seus produtos? O conteúdo nas páginas de produtos muitas vezes é negligenciado, focando totalmente na parte visual. Porém, ele é fundamental para fechar vendas.
Vá além da informação técnica. Fale sobre o uso do produto e diferenciais dele. Torne a informação relevante para as pessoas que deseja que cheguem até você. Explore as palavras-chave de cauda longa.
Lembre-se que o Marketing Digital oferece a possibilidade, através de boas práticas e boa execução de estratégias, de que sua empresa seja encontrada por quem nem mesmo ouviu falar dela.
12. Foque na facilidade de pagamento para o Dia das Crianças
Apesar da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita pelos pais, tios e avós. Por isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e pagamento via boleto.
É claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual. Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de pagamento pode resultar em mais negócios fechados!
Se você está encontrando problemas na definição de métodos de pagamento, temos um post que mostra como otimizar o momento da compra. Assim, você não desperdiça todos os seus esforços feitos em sua campanha para o Dia das Crianças.
13. Previna-se contra problemas técnicos e falta de estoque
Ok, você decorou sua loja e preparou promoções e brindes para atrair compradores. Mas nada disso terá efeito se os seus clientes não conseguirem finalizar a compra.
Por isso, certifique-se de que há estoque disponível para uma data comemorativa como essa e teste seu site para evitar problemas técnicos, considerando que receberá muitas visitas.
Verifique a capacidade do seu site para que ele não caia por excesso de acessos e deixe disponível um canal para ajuda ou reclamações.
Se você já fez algum tipo de promoção de Dia das Crianças em anos anteriores, analise o que deu certo e o que deu errado. Podemos extrair informações preciosas de ações passadas, evitando a repetição de erros e potencializando acertos.
14. Atenção às regras de publicidade para crianças e ações de marketing infantil
Da mesma forma, é importante ter certeza de que o conteúdo da sua campanha é adequado ao público infantil, o que não pode ser assegurado às pressas.
Não adianta você preparar sua campanha com afinco se não estiver atento às regras de publicidade para crianças. Siga-as para que sua campanha dialogue com essa faixa etária da maneira adequada.
A campanha Somos todos responsáveis, coordenada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), busca difundir boas práticas para a publicidade voltada a crianças.
O site do projeto apresenta argumentos para contribuir com a reflexão sobre o assunto — de forma “baseada em educação, e não em proibição”, segundo o presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore.
Além disso, no site da campanha Somos todos responsáveis estão disponíveis para download diversas cartilhas educativas. São materiais voltados a jornalistas, pais, mães, publicitários, dentre outros. Uma delas, “As leis, a publicidade e as crianças”, traz a legislação voltada para esse público resumida de forma simples e acessível.
Regras específicas para ficar de olho na sua campanha
Alguns pontos que devem ser observados na hora de fazer publicidade voltada para crianças, de acordo com a cartilha da Abap. Não é permitido:
- utilizar o imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;
- incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou social;
- apresentar publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;
- difundir o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;
- desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;
- encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;
- associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
- fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.
A cartilha completa pode ser lida aqui. A seguir, veja mais dicas para quando o Dia das Crianças já está bem próximo.
15. Coloque o clima infantil (ou nostálgico) nas suas redes sociais
Sabe quando o 12 de outubro se aproxima e seus amigos começam a colocar fotos irreconhecíveis dos tempos da infância? Você também já deve ter participado da brincadeira, que é muito divertida!
Dá para utilizar o elemento nostalgia também para chamar a atenção para sua marca. Publique fotos de brinquedos antigos, por exemplo, ou outros memes — afinal, são os adultos que vão comprar os presentes.
Para entrar no clima do Dia das Crianças, outra ação interessante é mudar as imagens da suas redes sociais. Algumas sugestões são as fotos de perfil e a imagem de capa do Facebook e a foto do Instagram, substituindo-as por imagens produzidas para a data.
Você também pode fazer posts no Stories e na timeline do Instagram para explorar o potencial visual do aplicativo. Assim, relembra os clientes sobre a data e mostrando suas opções de produtos ou serviços que mais combinam com os pequenos.
16. Publique um post no seu blog sobre o Dia das Crianças
Se ainda não o fez, publique em seu blog um post sobre o Dia das Crianças. Um texto com dicas de presentes para cada faixa etária pode ser muito útil para as pessoas que estão indecisas. Ele ainda mostra que você entende do assunto e que pode ajudá-las.
Além disso, esse conteúdo contribui para o aumento de tráfego orgânico em seu site durante o período. Isso porque é uma época na qual muitos familiares buscam por presentes de última hora. Não se esqueça de inserir imagens bonitas para chamar a atenção dos leitores.
Não sabe onde encontrar imagens?
17. Publique a página com suas ofertas de produtos e serviços
Coloque no ar uma página dedicada à promoção dos seus produtos e serviços e otimize-a. É interessante utilizar filtros de preço (do menor ao maior) e de idade, facilitando a pesquisa.
O ideal é que o link seja seusite.com.br/dia-das-criancas. Se você já fez isso no passado, mantenha a mesma URL e apenas atualize as ofertas e o conteúdo. Essa pode ser uma boa página de ofertas para você divulgar em suas campanhas de email, redes sociais e anúncios.
Caso você se dedique a vender apenas um produto ou serviço, pode criar uma página de vendas. Trata-se de uma Landing Page exclusiva, sobre a qual você tem total controle – da configuração até os tipos de pagamento. Veja agora mesmo como criar uma rapidamente usando o RD Station Marketing, sem compromisso.
18. Dispare uma campanha de Email Marketing de Dia das Crianças de última hora
Selecione seus melhores produtos e envie-os hoje mesmo por email! E, se em outras épocas já não é interessante enviar mensagens sem graça, isso vale em dobro para o Dia das Crianças. Envie mensagens criativas e coloridas para divulgar seus produtos, materiais ou posts.
Se você já tem uma persona definida, pense em como ela poderia ser na infância. É um exercício interessante, que pode render temáticas divertidas de email!
Para planejar e agilizar sua estratégia de email para o Dia das Crianças, baixe nosso checklist Campanhas de Email Marketing.
19. Rode anúncios segmentados para sua audiência
Faça anúncios segmentados utilizando o Facebook Ads e o Instagram Ads com links para que os usuários comprem os produtos. Anunciar no Google Ads também é interessante.
Veja neste gráfico do Google Trends o aumento do número de pesquisas pelo termo “dia das crianças” a partir de setembro. Os números são de 2021, em um cenário muito parecido com o de 2021:
Vale fazer, também, remarketing para quem já procurou por seus produtos ou serviços, mas acabou não finalizando a compra, abandonando o carrinho, por exemplo. É uma boa maneira de lembrá-los de que a oferta ainda existe, esperando pelo cliente!
20. Faça suas vendas de Dia das Crianças com o apoio de uma plataforma de ecommerce
Se você ainda está colocando o seu ecommerce de pé para o Dia das Crianças 2021, considere usar os serviços de uma plataforma de ecommerce. São múltiplas opções para o seu negócio, sendo muitas delas de simples operação e com planos que cabem em todos os bolsos. É possível, com alguma preparação prévia, colocar um ecommerce no ar em um curto prazo.
Outra possibilidade é concentrar suas ações de Dia das Crianças no Mercado Livre. Assim, você direciona suas ações de Marketing e aproveita a estrutura e a visibilidade oferecidas pelo site. Por fim, pode ser interessante para o seu negócio criar uma vitrine online no Instagram. Se você já tem uma presença nesta rede social, essa pode ser uma forma interessante de fazer mais vendas.
BÔNUS: Considere participar de alguma ação social
Até agora falamos muito sobre o lado doce da infância. De como incentivar o consumidor a comprar os presentes na sua loja. Estamos falando de crianças com oportunidade, mas não podemos esquecer do outro lado da moeda.
Você já parou para pensar no que sua empresa pode fazer para ajudar crianças que fazem parte de famílias sem recursos para presentear? Aqui, não estamos falando de lucro. Não é sobre vender mais ou melhorar o branding.
Estamos querendo dizer que sua empresa pode, de alguma maneira, contribuir para dar um dia feliz para quem não tem a mesma oportunidade que os seus clientes, mesmo que indiretamente.
Nesse Dia das Crianças, por que não doar uma porcentagem ou um valor fixo da renda da campanha para alguma instituição? Ou quem sabe se envolver em alguma atividade da comunidade, patrocinando um evento?
Deixe isso bem claro nas suas ações de marketing para criar um compromisso, ser transparente com os clientes e ajudar quem precisa. Afinal, nada é mais gratificante do que ver um sorriso de uma criança estampado no rosto.
Crie sua campanha de marketing para o Dia das Crianças no RD Station Marketing
Talvez você esteja pensando que precisa de muito tempo e de várias ferramentas para rodar uma campanha de Dia das Crianças em 2022. Na verdade, você pode contar com o RD Station Marketing para colocar tudo no ar! Ele é a ferramenta de Automação tudo-em-um da RD líder na América Latina, justamente por ajudar muitas pequenas e médias empresas a crescerem com inteligência e eficiência no Marketing.
O RD Station Marketing tem editores drag & drop tanto de Landing Pages quanto de emails, facilitando muito a criação de peças para as suas campanhas! Você também pode criar automações para enviar para os seus Leads, de forma personalizada de acordo com as segmentações. Ainda, pode programar seus posts de Dia das Crianças em redes sociais com antecedência. Tudo isso com dados e análises em tempo real. Faça um teste em nosso Clube onde oferecemos todas ferramentas e mentoria para você!
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