Internet via satélite ou 5G: como será o futuro da conexão?

The post Internet via satélite ou 5G: como será o futuro da conexão?

Internet via satélite ou 5G: como será o futuro da conexão?
O acesso à Internet tem se tornado cada vez mais essencial para a comunicação humana e, para garanti-lo, a dificuldade de implantação de linhas fixas de cobre ou fibra não podem mais ser um impedimento. 

As alternativas são as redes móveis, como o 5G, e o uso de satélites. Cada uma tem características diferentes e é sobre elas que falaremos hoje. 

Continue a leitura! 

Como funciona a Internet via satélite? 

Elon Musk apresentou ao mundo a Starlink, a internet via satélite da SpaceX, como uma solução para áreas onde a conectividade por outros meios não é facilitada ou mesmo possível. 

Uma constelação de múltiplos satélites avançados que orbitam a cerca de 550 km de distância da Terra (muito mais perto do que o usual) com velocidades entre 100 Mbps e 200 Mbps leva conexão até ilhas, comunidades afastadas ou mesmo navios. 

Existem inconvenientes 

É necessário ter uma visão clara do céu para manter a conexão com os satélites e objetos que obstruam a visão podem interromper o serviço. Além disso, o preço ainda é inacessível para muitas comunidades. 

Características do 5G 

O 5G utiliza ondas de rádio, como as gerações anteriores de redes móveis, porém o espectro coberto agora é expressivamente maior do que os anteriores. Além disso, a tecnologia não precisa de cabeamento, apenas de antenas para refletir o sinal, tornando possível também levar a conexão a lugares remotos. 

Com maior velocidade (podendo chegar a 20x mais do que a alcançada pelo 4G) e com menos tempo de resposta, o 5G é uma boa alternativa para a antiga banda larga fixa. 

Atualmente, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Uberlândia, Uberaba e Franca já contam com antenas de tecnologia 5G e as operadoras têm até julho deste ano para implantar o serviço em todas as capitais brasileiras. Espera-se que até julho de 2025 todas as cidades com mais de 500 mil habitantes já contem com a tecnologia. 

Inconveniente do 5G 

Um dos maiores pontos negativos do 5G é a incompatibilidade com muitos dispositivos, fazendo com que o usuário precise ter todos os equipamentos compatíveis com a tecnologia, o que gera um gasto considerável. 

Conclusão 

A tecnologia evolui conforme a humanidade também evolui. Foi assim com o rádio e a televisão e está sendo assim com a Internet. 

O 5G e a conexão via satélite são alternativas que prometem melhorar a vida do usuário e alcançar até as regiões mais remotas, democratizando o acesso, mas os valores ainda podem levar um tempo até se tornarem realmente democráticos. 

Devemos continuar atentos sobre esse assunto para tomarmos as melhores decisões para empresas, funcionários e clientes, sempre atualizados sobre as transformações do mundo. 

Que tal compartilhar esse artigo com sua equipe e promover essa discussão?

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow