Internet via satélite ou 5G: como será o futuro da conexão?
The post Internet via satélite ou 5G: como será o futuro da conexão?
As alternativas são as redes móveis, como o 5G, e o uso de satélites. Cada uma tem características diferentes e é sobre elas que falaremos hoje.
Continue a leitura!
Como funciona a Internet via satélite?
Elon Musk apresentou ao mundo a Starlink, a internet via satélite da SpaceX, como uma solução para áreas onde a conectividade por outros meios não é facilitada ou mesmo possível.
Uma constelação de múltiplos satélites avançados que orbitam a cerca de 550 km de distância da Terra (muito mais perto do que o usual) com velocidades entre 100 Mbps e 200 Mbps leva conexão até ilhas, comunidades afastadas ou mesmo navios.
Existem inconvenientes
É necessário ter uma visão clara do céu para manter a conexão com os satélites e objetos que obstruam a visão podem interromper o serviço. Além disso, o preço ainda é inacessível para muitas comunidades.
Características do 5G
O 5G utiliza ondas de rádio, como as gerações anteriores de redes móveis, porém o espectro coberto agora é expressivamente maior do que os anteriores. Além disso, a tecnologia não precisa de cabeamento, apenas de antenas para refletir o sinal, tornando possível também levar a conexão a lugares remotos.
Com maior velocidade (podendo chegar a 20x mais do que a alcançada pelo 4G) e com menos tempo de resposta, o 5G é uma boa alternativa para a antiga banda larga fixa.
Atualmente, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Uberlândia, Uberaba e Franca já contam com antenas de tecnologia 5G e as operadoras têm até julho deste ano para implantar o serviço em todas as capitais brasileiras. Espera-se que até julho de 2025 todas as cidades com mais de 500 mil habitantes já contem com a tecnologia.
Inconveniente do 5G
Um dos maiores pontos negativos do 5G é a incompatibilidade com muitos dispositivos, fazendo com que o usuário precise ter todos os equipamentos compatíveis com a tecnologia, o que gera um gasto considerável.
Conclusão
A tecnologia evolui conforme a humanidade também evolui. Foi assim com o rádio e a televisão e está sendo assim com a Internet.
O 5G e a conexão via satélite são alternativas que prometem melhorar a vida do usuário e alcançar até as regiões mais remotas, democratizando o acesso, mas os valores ainda podem levar um tempo até se tornarem realmente democráticos.
Devemos continuar atentos sobre esse assunto para tomarmos as melhores decisões para empresas, funcionários e clientes, sempre atualizados sobre as transformações do mundo.
Que tal compartilhar esse artigo com sua equipe e promover essa discussão?
Qual é a sua reação?