Como Vender pelo Instagram em 6 Passos e Dicas para Aumentar Suas Vendas
Atualmente, a venda pela internet é tão lucrativa (ou mais) que as próprias vendas físicas. Além disso, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19) este ano, muitos empreendimento se viram obrigados a aderir ao modelo de negócio online. Não estamos falando, necessariamente, de uma loja online. Muitos empreendedores adotaram uma rede social para ser a casa […]
Atualmente, a venda pela internet é tão lucrativa (ou mais) que as próprias vendas físicas. Além disso, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19) este ano, muitos empreendimento se viram obrigados a aderir ao modelo de negócio online.
Não estamos falando, necessariamente, de uma loja online. Muitos empreendedores adotaram uma rede social para ser a casa da sua empresa: o Instagram. Basta uma conta e pronto, você vende por lá!
Sobretudo, a plataforma, extremamente popular no Brasil, conta com um recurso para compras direto na plataforma. Esse recurso funciona para pequenos negócios que precisam maximizar seu alcance.
Você deve estar se perguntando: Como vender pelo Instagram na prática? A StayApp te ensina agora!
Como vender pelo Instagram em 6 passos:
1 – Perfil comercial
Está na hora de criar a sua loja no Instagram, para isso, a primeira coisa a se fazer é criar um perfil comercial. Esse tipo de conta tem vários diferenciais em relação aos perfis comuns, que ajudam no processo comercial. Por exemplo:
- Análise de métricas (alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil);
- Acesso a dados sobre o público que segue a página (localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma);
- Promoção de posts.
Após criar a conta, faça uma Bio caprichada. Essa Bio funciona como descrição do seu negócio, e precisa ser clara sobre o tipo de produto que você vende na rede.
Além disso, se por acaso a sua loja tiver um site, inclua o link na Bio para que o cliente consiga entrar e ver tudo que você pode oferecer.
2 – Fotos e vídeos de qualidade
Você nunca pode se esquecer que o Instagram é uma rede social visual, ou seja, o seu apelo é estético. Isso quer dizer que todos os seus posts precisam ter imagens e vídeos de alta qualidade.
Tenha fotos de boa qualidade para compor o feed atrativo e use vídeos para explorar as características do produto. Também é válido explicar o modo de usar e vantagens da mercadoria.
Além disso, use as legendas dos posts para descrever bem o produto e colocar o preço cobrado por ele.
3 – Hashtags
As hashtags no Instagram funcionam para indexação de conteúdo. Consequentemente, ela tem o potencial de atrair novos seguidores e alavancar o número de vendas.
Não use hashtags com palavras aleatórias que vier a cabeça. Sempre pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts.
O Instagram permite até trinta hashtags por post. Apesar disso, é recomendado usar o recurso com moderação.
4 – “Loja”
Talvez você não saiba, mas existe uma função no perfil comercial, no Instagram, chamada “loja”.
Essa função permite que marcas cadastrem e vendam seus produtos direto na rede social. O recurso diminui o caminho de compra do cliente, que não precisa sair da plataforma para adquirir as mercadorias.
Além do próprio perfil, é preciso ter uma página do negócio no Facebook. Depois, é preciso vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts.
5 – Stories
Não é só o feed que pode render bons frutos a sua loja no Instagram: o Stories é muito funcional para gerar engajamento. Ou seja, use e abuse dessa ferramenta.
Use os stickers dos Stories, como os de perguntas, enquetes e testes. Tudo isso ajuda a criar conteúdos interativos.
Também é bom utilizar o Stories para mostrar os bastidores da sua empresa. Grave vídeos expondo quem compõe a equipe e outros momentos descontraídos.
Além disso, para uma conta com mais de 10 mil seguidores, é possível atrelar o link de um produto aos Stories.
6 – Interação
Um bom atendimento é a base da relação entre a empresa e o cliente. Por isso, é essencial responder os clientes o mais rápido possível na Direct Messages (DM). Além disso, lembre-se que as DMs suportam o envio de links.
Mas outra interação importante é nas próprias postagens. Responda sempre os comentários feitos nos posts.
Bônus: 4 dicas para aumentar as vendas no instagram
1 – Parcerias
Para diminuir a distância entre o negócio e os clientes, as parcerias podem ser uma boa idéia.
A empresa se beneficia da confiança já estabelecida entre os potenciais consumidores e o influencer. Isso pode efetivar uma compra.
Se o negócio for muito pequeno, como uma micro empresa, é interessante apostar em micro influenciadores, da região mesmo.
Eles podem até não ter milhões de seguidores, mas os influencers apresentam taxas de conversão e engajamento consistentemente mais altas.
2 – Ofertas e descontos
Se tem uma coisa que sempre chama a atenção de seguidores, são os descontos e as ofertas. Usar o Instagram para explorar essas coisas pode ser muito bom.
3 – Instagram Ads
O Instagram Ads pode ser um aliado essencial para quem quer vender pelo Instagram. O recurso de anúncios e impulsionamento de conteúdos funciona para atingir mais usuários e, consequentemente, aumentar as vendas.
Além disso, ele possibilita segmentar o público para quem as publicações serão exibidas. Assim, você garante que apenas os usuários realmente interessados em sua oferta serão impactados.
4 – Conteúdo relevante
É lógico que o seu perfil foi criado para vender produtos, mas os seus posts não precisam ser apenas sobre isso. Ou seja, você pode criar conteúdos paralelos que fortaleçam a marca.
Isso cria uma boa experiência para os seus seguidores que terão acesso a publicações interessantes e diferentes. Para isso, é preciso entender bem as necessidades das pessoas que acompanham seu Instagram.
Qual é a sua reação?