Como Vender pelo Instagram em 6 Passos e Dicas para Aumentar Suas Vendas

Atualmente, a venda pela internet é tão lucrativa (ou mais) que as próprias vendas físicas. Além disso, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19) este ano, muitos empreendimento se viram obrigados a aderir ao modelo de negócio online.  Não estamos falando, necessariamente, de uma loja online. Muitos empreendedores adotaram uma rede social para ser a casa […]

Como Vender pelo Instagram em 6 Passos e Dicas para Aumentar Suas Vendas

Atualmente, a venda pela internet é tão lucrativa (ou mais) que as próprias vendas físicas. Além disso, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19) este ano, muitos empreendimento se viram obrigados a aderir ao modelo de negócio online. 

Não estamos falando, necessariamente, de uma loja online. Muitos empreendedores adotaram uma rede social para ser a casa da sua empresa: o Instagram. Basta uma conta e pronto, você vende por lá!

Sobretudo, a plataforma, extremamente popular no Brasil, conta com um recurso para compras direto na plataforma. Esse recurso funciona para pequenos negócios que precisam maximizar seu alcance.

Você deve estar se perguntando: Como vender pelo Instagram na prática? A StayApp te ensina agora!

Como vender pelo Instagram em 6 passos:

1 – Perfil comercial

Está na hora de criar a sua loja no Instagram, para isso, a primeira coisa a se fazer é criar um perfil comercial. Esse tipo de conta tem vários diferenciais em relação aos perfis comuns, que ajudam no processo comercial. Por exemplo:

  • Análise de métricas (alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil);
  • Acesso a dados sobre o público que segue a página (localização, gênero, idade, faixa etária e períodos de maior atividade na plataforma);
  • Promoção de posts.

Após criar a conta, faça uma Bio caprichada. Essa Bio funciona como descrição do seu negócio, e precisa ser clara sobre o tipo de produto que você vende na rede. 

Além disso, se por acaso a sua loja tiver um site, inclua o link na Bio para que o cliente consiga entrar e ver tudo que você pode oferecer. 

2 – Fotos e vídeos de qualidade

Você nunca pode se esquecer que o Instagram é uma rede social visual, ou seja, o seu apelo é estético. Isso quer dizer que todos os seus posts precisam ter imagens e vídeos de alta qualidade. 

Tenha fotos de boa qualidade para compor o feed atrativo e use vídeos para explorar as características do produto. Também é válido explicar o modo de usar e vantagens da mercadoria.

Além disso, use as legendas dos posts para descrever bem o produto e colocar o preço cobrado por ele. 

3 – Hashtags

As hashtags no Instagram funcionam para indexação de conteúdo. Consequentemente, ela tem o potencial de atrair novos seguidores e alavancar o número de vendas. 

Não use hashtags com palavras aleatórias que vier a cabeça. Sempre pesquise as principais hashtags usadas no seu nicho de mercado e adicione-as ao seus posts. 

O  Instagram permite até trinta hashtags por post. Apesar disso, é recomendado usar o recurso com moderação.

4 – “Loja”

Talvez você não saiba, mas existe uma função no perfil comercial, no Instagram, chamada “loja”. 

Essa função permite que marcas cadastrem e vendam seus produtos direto na rede social. O recurso diminui o caminho de compra do cliente, que não precisa sair da plataforma para adquirir as mercadorias.

Além do próprio perfil, é preciso ter uma página do negócio no Facebook. Depois, é preciso vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios e fazer a marcação dos produtos nos posts.

5 – Stories

Não é só o feed que pode render bons frutos a sua loja no Instagram: o Stories é muito funcional para gerar engajamento. Ou seja, use e abuse dessa ferramenta. 

Use os stickers dos Stories, como os de perguntas, enquetes e testes. Tudo isso ajuda a criar conteúdos interativos. 

Também é bom utilizar o Stories para mostrar os bastidores da sua empresa.  Grave vídeos expondo quem compõe a equipe e outros momentos descontraídos. 

Além disso, para uma conta com mais de 10 mil seguidores, é possível atrelar o link de um produto aos Stories. 

6 – Interação

Um bom atendimento é a base da relação entre a empresa e o cliente. Por isso, é essencial responder os clientes o mais rápido possível na Direct Messages (DM). Além disso, lembre-se que as DMs suportam o envio de links.

Mas outra interação importante é nas próprias postagens. Responda sempre os comentários feitos nos posts. 

Bônus: 4 dicas para aumentar as vendas no instagram

1 – Parcerias

Para diminuir a distância entre o negócio e os clientes, as parcerias podem ser uma boa idéia. 

A empresa se beneficia da confiança já estabelecida entre os potenciais consumidores e o influencer. Isso pode efetivar uma compra. 

Se o negócio for muito pequeno, como uma micro empresa, é interessante apostar em micro influenciadores, da região mesmo. 

Eles podem até não ter milhões de seguidores, mas os influencers apresentam taxas de conversão e engajamento consistentemente mais altas.

2 – Ofertas e descontos

Se tem uma coisa que sempre chama a atenção de seguidores, são os descontos e as ofertas. Usar o Instagram para explorar essas coisas pode ser muito bom. 

3 – Instagram Ads

O Instagram Ads pode ser um aliado essencial para quem quer vender pelo Instagram. O recurso de anúncios e impulsionamento de conteúdos funciona para atingir mais usuários e, consequentemente, aumentar as vendas.

Além disso, ele possibilita segmentar o público para quem as publicações serão exibidas. Assim, você garante que apenas os usuários realmente interessados em sua oferta serão impactados.

4 – Conteúdo relevante

É lógico que o seu perfil foi criado para vender produtos, mas os seus posts não precisam ser apenas sobre isso. Ou seja, você pode criar conteúdos paralelos que fortaleçam a marca. 

Isso cria uma boa experiência para os seus seguidores que terão acesso a publicações interessantes e diferentes. Para isso, é preciso entender bem as necessidades das pessoas que acompanham seu Instagram.

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