Estratégias para vender mais: 6 ações que dão retorno para o seu negócio

Todo negócio quer ver as vendas aumentarem e para isso existem algumas estratégias que podem ajudar. Saiba mais!

Estratégias para vender mais: 6 ações que dão retorno para o seu negócio

Que tal escutar o artigo sobre estratégias para vender mais? Basta clicar no player abaixo!


Aumentar as vendas e as receitas são objetivos de todo negócio. Entretanto, nem sempre é tão simples saber como aplicar boas estratégias para vender mais.

Há um provérbio africano que diz: “Quando a música muda, o mesmo acontece com a dança“.
Ele ilustra alguns aprendizados importantes: a importância de ouvir a batida e depois adaptar-se ao que está vindo em nossa direção.

Também é representativo da mudança na forma como os consumidores estão interagindo com produtos, serviços e marcas com as quais desejam se concentrar.

Resumindo, a forma como o consumidor compra mudou, e a sua empresa precisa se adaptar a isso se quiser continuar vendendo.

As empresas precisam ouvir atentamente seus clientes e seus comportamentos para que possam mudar suas abordagens para acompanhar essa batida.

A seguir, separamos 6 ações simples e efetivas que devem compor sua estratégia para aumentar as vendas. Confira!

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6 estratégias para vender mais, e sempre!

1. Crie uma estratégia de marketing — concentre-se no digital

Uma das principais estratégias para vender mais é melhorar seu investimento em marketing. Mas quantidade não significa necessariamente qualidade, portanto, ter um planejamento estratégico de marketing se faz necessário.

O monitoramento dos resultados maximiza suas vendas. Então, realize pesquisas de mercado para saber quais mensagens conversam diretamente com seu público.

Exiba anúncios em plataformas como Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads, e faça promoções em redes sociais.

O marketing digital permite que você verifique os resultados durante a campanha antes de gastar todo o orçamento. Então, faça isso e pare tudo se achar necessário! Depois recomece com um novo planejamento.

Para acompanhamento de resultados, você também pode usar o Google Analytics e as próprias ferramentas de anúncios. Outras ações estratégicas de como aumentar as vendas com marketing são:

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • SMS marketing, entre outras.

Quer mais dicas? Assista ao vídeo abaixo e comece a fazer seu plano de marketing:

2. Crie um exército de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia para vender mais infalível, e a chave para lançamentos massivos de qualquer produto ou serviço.

Se você conseguir utilizar com sucesso um exército afiliado, poderá aumentar substancialmente suas chances de garantir qualquer venda. Isso é especialmente verdadeiro quando seus afiliados são influenciadores em seu campo.

Como você faz isso? Em primeiro lugar, deve criar um programa de afiliados e definir uma porcentagem que você está disposto a repassar da venda.

Alguns afiliados também podem direcionar quantidades substanciais de tráfego para seus produtos, serviços e ofertas. No entanto, nem todos os afiliados vão querer ajudá-lo a vender o que quer que você esteja vendendo.

Você pode usar sites existentes para encontrar afiliados ou simplesmente construir seu próprio programa afiliado e fazê-lo por conta própria.

De qualquer forma, os afiliados podem certamente adicionar combustível em qualquer cenário de vendas. No entanto, investigar os afiliados certos é certamente a chave para o sucesso na área de marketing afiliado.

3. Revise suas estratégias de preços

Se o seu produto ou serviço é sensível ao preço, preste atenção especial às suas estratégias de precificação.

Descubra os valores praticados pela concorrência e aumente ou diminua seus preços com base no mercado e em suas metas. Reduzir seus preços também está entre as estratégias para vender mais — nesses casos, você tem menor margem e mais volume.

Além disso, aumentar seus preços pode criar um maior valor percebido na mente dos consumidores e aumentar suas margens.

Você também pode realizar ações de “queima de estoque” e liquidação como uma estratégia para aumentar as vendas em períodos de baixa procura por determinados produtos.

Abaixo, mais um vídeo que pode ser bastante relevante para a precificação de seus produtos!

4. Expanda seus canais de distribuição

A mudança ou adição da plataforma onde você vende seu produto pode aumentar significativamente suas vendas e receitas sem exigir alterações em suas ações de marketing ou preço de produto ou serviço.

Realize um estudo cuidadoso dos efeitos do uso de vendas online, distribuidores e representantes de vendas externos para projetar como cada método pode afetar seus volumes de vendas, margens de lucro e lucros totais.

Em alguns casos, novos canais de distribuição exigem suporte de marketing. Por exemplo, se você tem uma loja física e quer abrir um canal como e-commerce, será necessário criar ações de divulgação específicas.

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Fonte: Viver de Blog

5. Diversifique suas ofertas

Se você é uma empresa madura, talvez seja hora de adicionar novos produtos e serviços em suas estratégias para vender mais, criando um crescimento exponencial.

Faça uma pesquisa sobre produtos que seus prospects compram, mas que você ainda não está vendendo e que acha que pode fabricar e comercializar de maneira lucrativa.

6. Crie ações de gestão de atendimento ao cliente eficiente com chatbot

Vamos começar definindo os chatbots: são sistemas de comunicação automatizada que funcionam dentro de aplicações de mensagem, como WhatsApp, Messenger, sites, etc, e conversam com as pessoas via texto ou voz.

Os bots normalmente se enquadram em duas categorias principais: bots baseados em regras e bots com inteligência artificial. O primeiro responde a comentários e dúvidas pré-programadas e específicas.
Esses bots são incapazes de lidar com situações mais complexas, em que os padrões de conversação diferem das regras pelas quais eles são treinados.

Em contraste, o último é alimentado por inteligência artificial (IA), que permite lidar com comandos mais complexos, aceitar uma ampla gama de entradas do usuário, fornecer respostas personalizadas e evoluir com as conversas que tem com as pessoas ao longo do tempo.

Fornecer respostas em tempo real pode fazer toda a diferença quando se trata de estratégias para vender mais, por exemplo, por meio da conversão de leads.

Uma pesquisa da Inside Sales revelou que o tempo decorrido entre o envio do formulário de geração de lead e o contato de um vendedor tem um impacto direto sobre se os leads são convertidos em clientes:

  • a chance de converter um usuário em cliente entrando em contato com ele apenas 5 minutos após a sua conversão em lead é 100 vezes mais alta do que se você esperar 30 minutos;
  • as chances de qualificar um lead em 5 minutos é 21 vezes maior em comparação com 30 minutos.

Embora esses insights girem em torno do contato telefônico, ele destaca uma regra importante que se aplica em todos os lugares: independentemente do canal que você está usando para se conectar com seus clientes, o acompanhamento rápido é fundamental.

Nos dias de hoje, em que um cliente tem acesso a dezenas de empresas, criar uma gestão de atendimento ao cliente eficiente é indispensável como estratégia para aumentar as vendas.

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