Tendências de marketing em 2022: como se adequar?

Sua marca conseguiu ajustar as estratégias de marketing de acordo com as novas demandas impostas pela pandemia? Foram muitas novidades desde o início da pandemia, não somente no campo pessoal, mas sobretudo no âmbito profissional.  As mudanças têm ocorrido a um ritmo veloz no Marketing, uma área que se renova frequentemente.  Para se manter constantemente […]

Tendências de marketing em 2022: como se adequar?

Sua marca conseguiu ajustar as estratégias de marketing de acordo com as novas demandas impostas pela pandemia?

Foram muitas novidades desde o início da pandemia, não somente no campo pessoal, mas sobretudo no âmbito profissional. 

As mudanças têm ocorrido a um ritmo veloz no Marketing, uma área que se renova frequentemente. 

Para se manter constantemente atualizado sobre as novidades do mercado de marketing, é preciso estar por dentro das tendências.

No post de hoje, vamos abordar as principais tendências em 2022.

Você já tem alguma ideia? Ou suspeitas sobre o que vai ditar o marketing no próximo ano?

Quais são as tendências de marketing em 2022

Alcançar destaque no mercado não é fácil – e se manter em evidência, menos ainda. 

O ano de 2021 foi marcado pela dificuldade que muitas marcas tiveram de se manter em destaque para os clientes, sobretudo nas redes sociais, e alcançar novos consumidores. 

Parte dessa dificuldade tem a ver com a concorrência, que se profissionaliza cada vez mais em torno de estratégias de marketing.

Por isso, muitos negócios têm priorizado o investimento em novas ferramentas para melhorar a experiência do usuário e, é claro, aumentar os lucros. 

– Inteligência artificial

Com o poder de automatização dos sistemas, as novas ferramentas que envolvem IA têm sido bastante utilizadas no marketing.

Com as ferramentas de inteligência artificial, a execução de campanhas, a definição de metas, o planejamento de ações e o acompanhamento dos dados ganham um suporte tecnológico fundamental, que facilita o trabalho de marketing. 

Basta lembrar que parte da agência de tráfego pago faz uso desses recursos que a IA disponibiliza.

– Chatbots

Diante do crescimento exponencial do uso de inteligência artificial no universo do marketing, uma das ferramentas de tecnologia mais utilizadas no último ano pelo mercado foi o chatbot.

O uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. 

As empresas têm se digitalizado cada vez mais, e esse processo foi acelerado pela pandemia da Covid19. Segundo a Mobile Time, há cerca de 216 mil bots produzidos por 96 empresas pelo Brasil este ano. 

Os bots estão no WhatsApp, no Instagram e no Facebook Messenger.

E por que estão sendo cada vez mais usados nas redes sociais também?

Os chatbots são fundamentais para a automatização de determinados processos, o que é uma mão na roda, pois isso permite a eficiente resolução de gargalos que atrapalham as vendas.

Por falar em vendas, o setor com maior demanda por projetos de bots em 2021 é atualmente o do varejo, segundo a Super Bots Experience 2021.

Por isso, os chatos são uma ótima aposta para 2022. O presente e o futuro é dos bots. Pesquisas da MarketsandMarkets apontam que até 2024 o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.

– Omnichannel

Ao investir na estratégia omnichannel, a sua marca integra diversas operações em uma só plataforma, o que agiliza muitos processos. 

E mais: faz com que você se destaque nos mundos online e offline. A jornada de compra mistura esses dois universos desde o início. 

Por exemplo, segundo uma pesquisa do Panorama da Experiência do Consumidor, 58% da população brasileira já comprou um produto na loja física e escolheu receber o produto em casa.

E mais: ainda de acordo com o levantamento, 84% das pessoas já pesquisaram por um produto na loja física e deixaram para comprar na internet, o que mostra a importância da presença das marcas em todos os canais disponíveis.

De acordo com o estudo, portanto, o futuro será omnichannel. 

Assim, em 2022, as empresas devem estar preparadas para disponibilizar seus produtos e serviços em todos os canais de venda.

– Vídeos

Os vídeos vieram para ficar, definitivamente. Isso é tão verdade, que outras redes sociais acabaram se rendendo à ferramenta de vídeo, já percebeu? 

Esse tipo de mídia é a que mais se destaca nas plataformas digitais, principalmente por ser uma forma fácil, rápida, fluida e lúdica de obter informações.

Por isso, em 2022, o YouTube deve seguir como tendência no mundo do marketing. 

Por isso, continue investindo em texto, mas lembre-se de dar importância também aos vídeos. Isso com certeza trará resultados para o seu negócio.

Como se adequar às tendências de marketing em 2022

Para se adequar às tendências, não há muito segredo: mantenha-se, em primeiro lugar, bem informado. 

Pesquise, leia, converse com pessoas da área. 

Dialogue ainda com os clientes para entender as necessidades deles e procure alternativas para resolver os problemas. 

Fique também por dentro das novidades que são tendência no mercado. 

Por exemplo, algumas tendências do marketing para 2022 estão colocadas aqui, mas outras estratégias continuam sendo importantes (porque já se tornaram básicas para qualquer negócio, como o uso das redes sociais. 

Sua marca já deve ter percebido que é inevitável ter presença nas redes sociais, não é?

Se você precisa de ajuda, há agências de mídias sociais preparadas para dar o suporte necessário.

Ainda que você não esteja por dentro das tendências de marketing para 2022, nós estamos. 

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