Delivery para Restaurantes: Documentos Necessários e Dicas Valiosas!

O delivery chegou na vida das pessoas trazendo comodidade e alegria. Uma prática que conquistou a todos e ganhou cada vez mais espaço no mercado. Especialmente durante a pandemia, pois até as lanchonetes mais simples, aderiram ao serviço. Ao contrário do que parece, estruturar um delivery não é tão simples. Requer comprometimento, planejamento estratégico e […]

Delivery para Restaurantes: Documentos Necessários e Dicas Valiosas!

O delivery chegou na vida das pessoas trazendo comodidade e alegria. Uma prática que conquistou a todos e ganhou cada vez mais espaço no mercado. Especialmente durante a pandemia, pois até as lanchonetes mais simples, aderiram ao serviço.

Ao contrário do que parece, estruturar um delivery não é tão simples. Requer comprometimento, planejamento estratégico e bastante logística para oferecer a função.

 O que é preciso para ter um delivery?

Assim que desejar montar seu delivery ou implementá-lo em seu restaurante, considere avaliar a região que pretende atender. O quanto você conhece seu público alvo? Antes você precisa saber se eles consumiram seu produto em casa. Depois, estude a concorrência local do mesmo segmento, para ser capaz de apontar os acertos e erros.

Então, analise sua cozinha e veja se ela possui capacidade para atender a alta demanda, já que os pedidos costumam aumentar consideravelmente com a oferta do serviço.

Se não há estrutura para tanto, o ideal é investir em mais equipamentos e expandir a equipe. Além de repensar seu espaço físico.

Eficiência no processo

Para obter os melhores resultados possíveis, e precisar se dedicar e investir em alguns pontos fundamentais do delivery.

  • Criar um cardápio específico, intuitivo e visualmente atrativo.
  • Delimitar a região de atendimento para que, assim, a comida chegue sempre quente e em condições ideais de consumo.
  • Nunca falhe com a higiene. Tenha essa prioridade em primeiro lugar e aplique em todas as etapas do processo. Desde a preparação do alimento, ao empacotamento até chegar ao transporte.

Documentação necessária para a abertura do delivery

Trabalhar com entregas, especialmente na área da alimentação, é um negócio sério. Por isso, existe alguns tantos documentos necessários para obter a fim de regulamentar seu empreendimento.

Apesar da quantidade de papelada, em específico os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), o processo tende a ser rápido. Confira os documentos necessários.

  • Inscrição Estadual;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento e localização;
  • AVCB;
  • Certificado de Responsável Técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • POP de Controle de Pragas;
  • POP de Higiene do Ambiente;
  • POP de Higiene Pessoal;
  • POP de Potabilidade de Água;
  • POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes;
  • POP de Controle de Recebimento de Mercadorias.

O que isso significa?

POP de Controle de Pragas e Vetores

Pode ser entregue por qualquer empresa licenciada e com emissão de certificado que realiza o controle de pragas.

POP de Higiene do Ambiente

Um processo interno de limpeza, o qual requer uma atenção maior com a higienização, especialmente do ambiente e utensílios.

POP de Higiene Pessoal

Basicamente garante os hábitos de higiene dos seus funcionários, como mãos limpas e unhas cortadas, uso equipamentos de segurança e higiene como toucas, aventais e panos limpos.

POP de Potabilidade de Água

Se preocupa com a origem do abastecimento da água do restaurante. Se é caixa d’água, ou se é feita pelo serviço municipal de abastecimento e saneamento da cidade.

POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes

Procedimento que garante a higienização e armazenamento correto dos seus ingredientes de hortifrúti.

POP de Controle de Recebimento de Mercadorias

Regulamentação que garante o recebimento dentro da lei.

Dentre estes, os dois últimos citados podem ou não ser pedido, pois varia de acordo com a regulamentação de cada município.

O sucesso de um delivery de qualidade

Para colocar o delivery do sue restaurante em prática, o ideal é ter muito planejamento e seguir algumas dicas de ouro para ter sucesso com o empreendimento e, quem sabe, expandi-lo.

1 – Organização interna

Tenha uma estrutura física que consiga atendar as demandas da casa e os pedidos para entrega. Para isso, invista na expansão da equipe e em mais equipamentos para a cozinha.

Para evitar erros, estabeleça prioridade na linha de produção e divida as tarefas de acordo com ela. Treine sua equipe, pois com a prática vem a eficiência. Saiba administrar seu espaço físico e delegar funções.

2 – Segurança e higiene

Como dito, a higiene deve sempre vim em primeiro lugar, ao lado da segurança. Os alimentos precisam ser manipulados de forma saudável, em ambientes limpos e utensílios esterilizados.

Também é importante investir na segurança do transporta, afinal, a comida não pode chegar desmontada para o cliente. O melhor a fazer é escolher as embalagens mais adequadas às refeições oferecidas pelo seu restaurante. De preferência, que sejam ecológicas e de fácil manuseio.

3 – Entrega rápida

Aqui entra a importância de ter estudado e delimitado a região de entrega. Quanto mais rápido o pedido chegar ao consumidor, mais satisfeito ele ficará. Consequentemente, mais sucesso seu delivery do seu restaurante terá.

Sendo assim, contratar apenas dois entregadores para atender uma alta demanda não resolve a situação. O tamanho da equipe de entregas deve ser proporcional à média das demandas. Outra opção nesse caso é contratar empresas terceirizadas para fornecer o serviço de transporte. Algumas oferecem motos e carros.

4 – Se atualize

Os pedidos por telefone ainda são bastante recorrentes, porém falhos e muitas vezes demorados. Sem contar que várias pessoas não se sentem à vontade em fazer ligações e, portanto, preferem pedir em outro lugar.

Dessa forma, existe algumas vias a se considerar. A primeira é ter um WhatsApp exclusivamente para pedidos. De preferência com respostas rápidas. Outra é desenvolver um aplicativo exclusivo do seu empreendimento, no qual os pedidos podem ser feitos por ali mesmo.

Por último, seu restaurante também pode se filiar aos grandes serviços de entrega, com iFood e Uber Eats.

5 – Pratique a cordialidade

Receber a comida com um recadinho carinhoso do estabelecimento faz toda a diferença. As pessoas gostam de se sentirem especiais e falar isso diretamente para ela torna tudo ainda melhor.

O recado pode ser impresso, com um pequeno agradecimento ou o desejo de uma boa refeição. Você também pode aproveitar as datas comemorativas e fazer alguma brincadeira. Esses pequenos gestos fidelizam clientes e geram resultados positivos.

Trabalhe pesado no marketing. Faça seu restaurante ser visto, conhecido e lembrado.

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