Estratégias de marketing para 2022: as 6 maiores tendências!

Passados quase dois anos da pandemia de Covid-19, é seguro afirmar que esse cenário mudou a maneira de…

Estratégias de marketing para 2022: as 6 maiores tendências!

Passados quase dois anos da pandemia de Covid-19, é seguro afirmar que esse cenário mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e, consequentemente, impactou suas estratégias de marketing.

Diante disso, a inovação é vista como a saída para o reposicionamento das companhias, e as tendências de marketing indicam rotas que apontam para as relações futuras entre empresas e consumidores. 

É chegada a hora de planejar as estratégias de marketing para 2022 e, para isso, nós preparamos este guia com as principais tendências para o próximo ano.

Conheça as tendências: 6 estratégias de marketing para 2022

img EstrategiasDeMarketing tendencias2022 - Estratégias de marketing para 2022: as 6 maiores tendências!

 1. Customer and Employee experience 

Vivemos na Era da Experiência, em que as empresas devem criar e transmitir seus valores e diferenciais pela experiência que oferecem, e não apenas pelo produto e/ou serviço. Assim, estamos falando daquilo que é colocado em prática pelas marcas e percebido pelos seus públicos ao longo de sua jornada.

Notem que não estamos falando apenas de Customer experience, mas também de Employee experience, ou seja, a experiência tanto de consumidores quanto de empregados importa.

Na relação com as marcas, as pessoas têm, no cenário atual, o poder de pesquisar, opinar, avaliar, conversar e influenciar sua rede. Por isso, a experiência com as empresas representa um nível alto de influência na decisão de compra e as companhias que consideram isso em sua estratégia de marketing sairão na frente em 2022.

 2. Data-driven marketing 

Ter o marketing orientado por dados é uma busca de várias companhias há algum tempo que continuará a ser tendência em 2022. 

De acordo com o relatório Global State of Marketing, conduzido pela Salesforce, 83% dos profissionais de marketing entrevistados acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Em um cenário de constante transformação, ser data-driven significa deixar o “feeling” em segundo plano e tomar as decisões e definir as estratégias de marketing com base em dados de diferentes fontes que podem ser cruzados e analisados.

 3. Pesquisa por voz 

A pesquisa por voz (ou Voice search) também é uma tendência para 2022 que vem se desenhando ao longo dos anos. Para as empresas que desejam ser encontradas em buscadores como o Google, é preciso estar atentas a isso na hora de otimizar seus conteúdos orgânicos e pagos (mídia).

As experiências proporcionadas pelas assistentes virtuais, como Google Home ou Amazon Echo, também são exemplos do uso da voz como grande tendência, além do surgimento de uma nova mídia, o que abre novas possibilidades para que as marcas façam publicidade e interajam com seu público.

 4. Autenticidade e inclusão

“Uma atitude vale mais que mil palavras”.

Essa frase traduz muito bem essa tendência de marketing para a qual as empresas devem se atentar mais do que nunca. Na Era da Experiência, como falamos acima, as pessoas estão avaliando todas as interações com as marcas, dentro e fora das redes sociais – e dentro e fora do discurso também. 

Para as novas gerações, não basta apenas se posicionar frente às questões sociais e econômicas que vivemos no nosso país e no mundo, mas sim, é preciso agir.

De acordo com o artigo Authentically Inclusive Marketing (Marketing Autenticamente Inclusivo), publicado pela consultoria global Deloitte, 57% dos consumidores são mais fiéis às corporações que se comprometem a desafiar as desigualdades sociais em suas ações. Assim, um marketing autêntico e inclusivo está entre as tendências de marketing para 2022.

 5. Marketing humanizado 

Com a forte concorrência e a ampla oferta de produtos e serviços, o consumidor se tornou mais criterioso, criando a preferência de estreitar relações com as marcas e conhecer sobre seus propósitos. E, ao mesmo tempo, desejando ter um contato cada vez mais humanizado: 70% dos consumidores desejam uma interação humanizada com as marcas. (Fonte: Retail Drive).

Um marketing humanizado e personalizado pode ser fator decisivo na hora de o cliente optar pela marca que mais toca seu coração. E hoje, por meio dos dados obtidos via marketing digital, as empresas têm acesso a muito mais informações de seu público, possibilitando identificar necessidades e comportamentos específicos.

Nesse sentido, a comunicação de massa vem perdendo espaço para mensagens mais humanizadas que estabelecem mais conexão com a marca. 

O uso de assistentes virtuais e de chatbots são uma amostra dessa interação entre a criatividade humana e a eficiência das máquinas, e é sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.

 6. Marketing conversacional

Hoje em dia, as pessoas são atingidas repetidamente por ondas gigantes de mensagens de marketing em todos os canais existentes. Não é apenas irritante, mas também torna difícil para as empresas evitar o barulho da publicidade e alcançar seu pessoal.

Para a maioria dos profissionais de marketing, existe um sentimento universal de que mensagens mais personalizadas e direcionadas nos canais certos no momento certo são a chave para se livrar da desordem; no entanto, o problema é descobrir como fazer isso. É aí que entra o marketing conversacional.

O marketing conversacional ajuda as empresas a criar relacionamentos mais significativos com seus clientes por meio de diálogo e mensagens mais humanizadas e personalizadas entregues como, onde e quando os consumidores desejam.

Em vez de forçar as pessoas a preencherem longos formulários para receber um material educativo ou ficar horas no telefone para um atendimento roteirizado, essa solução vem para interagir com o público de maneira amigável por meio de chatbots. Ou seja, estamos falando de automatização com humanização.

Prepare-se para 2022!

Agora que você já se atualizou sobre as principais tendências de estratégias de marketing para 2022, é hora de se planejar e sair na frente.

Os chatbots são uma ótima maneira de começar o marketing conversacional na sua empresa. Eles permitem manter o seu atendimento em funcionamento 24/7, além de oferecer uma experiência one to one de se comunicar com o seu público.

Que tal começar a transformação digital do seu negócio com um chatbot? Fale com a gente e conheça as inúmeras possibilidades de atuação de um contato inteligente na sua comunicação com o cliente. 

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