VANTAGENS DA COCRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE MARCAS EM PLATAFORMAS DE VÍDEOS CURTOS

Vídeos curtos são, talvez, a maior tendência da internet hoje em dia. Perceba o ecossistema virtual atual: temos vídeos curtos nas principais redes sociais, como youtube, instagram, facebook, tiktok, kwai, twitter, etc. Ao observar essa situação podemos chegar a conclusão de que esses vídeos curtos são ótimas ferramentas para alcançar o público, porém, devem ser

VANTAGENS DA COCRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE MARCAS EM PLATAFORMAS DE VÍDEOS CURTOS

Vídeos curtos são, talvez, a maior tendência da internet hoje em dia.

Perceba o ecossistema virtual atual: temos vídeos curtos nas principais redes sociais, como youtube, instagram, facebook, tiktok, kwai, twitter, etc.

Ao observar essa situação podemos chegar a conclusão de que esses vídeos curtos são ótimas ferramentas para alcançar o público, porém, devem ser feitos pelas pessoas corretas, produzindo o conteúdo correto. E é aí que entra o marketing de influência e a cocriação. 

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura de hoje!

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA

Marketing de Influência é uma técnica de marketing que visa a comunicação orgânica com o público.

Essa interação se dá através de pessoas que o público já conhece e reconhece (ex: Avon chamando Juliette para apresentar a coleção BONITA).

Em outras palavras, a marca contrata influenciadores digitais (os conhecidos influencers) para fazerem ações de marketing nas redes sociais e assim atrair seu público fiel para a marca ou para um produto específico escolhido pela contratante.

A base desse tipo de marketing é a confiança e engajamento do público junto a um influencer. Afinal, se você confia na opinião de uma pessoa, você se deixará ser influenciado por ela, não é?

É uma estratégia muito eficaz, pois fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses.

O QUE É COCRIAÇÃO

A cocriação é uma estratégia que traz agentes externos para dentro dos processos de uma determinada empresa com o objetivo de fomentar a inovação. 

Essa iniciativa possibilita a diferenciação da marca no mercado assim como a aproximação dessa empresa com os seus respectivos clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes. Afinal, melhor do que conhecer a fundo quem você quer impactar, é contar com a ajuda do seu público-alvo na criação, correto?

Para que a estratégia funcione corretamente, é essencial que:

– Exista uma comunicação clara entre as partes envolvidas para alcançar os objetivos.

– Todas as partes tenham acesso aos recursos e informações.

– Tenha transparência em todas as ações.

A principal vantagem dessa estratégia é a maior facilidade em alcançar a satisfação dos clientes.

VANTAGENS DA COCRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE MARCAS EM PLATAFORMAS DE VÍDEOS CURTOS

Os aplicativos e redes sociais que dispõe de vídeos curtos como forma de interação, conquistam a atenção do público devido a seu conteúdo ágil e relevante. 

A cocriação em vídeos curtos precisa envolver muita conversa, alinhamento e confiança entre os criadores e os profissionais de marketing por trás da estratégia. É um briefing construído em conjunto, pois só trará resultados expressivos se feito de forma bem-feita, ou seja, de forma natural sem mudar a linguagem do influenciador, inserindo a marca ou produto através de um discurso leve e fluido. 

Harmonia é essencial aqui.

E mais! Toda a negociação é facilitada pela expertise que as plataformas de vídeos curtos (como TikTok e Kwai) têm sobre o que engaja ou não na rede, além da parceria com criadores que oferecem melhor performance na rede em cada nicho. 

As plataformas entendem que cada campanha deve ser tratada de forma única. Tudo depende de variáveis como:

– Etapa do funil;

– Objetivo da comunicação;

– Tempo de campanha;

Etc.

O engajamento e alcance que essas plataformas de vídeos curtos têm é insano! Em dezembro de 2021, um relatório divulgado pela empresa de soluções digitais Cloudflare apresentou um dado que demonstra que a rede social TikTok teria sido, na média, o território mais acessado do ambiente digital, superando o Google. A rotatividade de pessoas superando o GOOGLE!

E acredite, se essa quantidade de pessoas está acessando esses apps, com certeza no meio delas tem seu público-alvo.

As vantagens de cocriar conteúdos de marcas em plataformas de vídeos curtos? Aumentar exponencialmente o alcance ao seu público e melhorar sua posição no mercado são benefícios garantidos para quem investe na pessoa certa e no conteúdo certo.

CONCLUSÃO

Cocriar com quem domina a arte de influenciar é um caminho muito interessante para estreitar a comunicação entre seu público. Porém, é importante ressaltar que é uma estratégia que deve ser aplicada de maneira muito inteligente, pois caso mal-feita, pode prejudicar mais que ajudar, tanto você, marca, como o influenciador.

Para fazer bom marketing de influência aliado a cocriação, é preciso ter estratégia. 

A Boom Marketing Digital oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre porque vale a pena terceirizar esse serviço.

Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Instagram.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow