DATA DRIVEN: Por que a sua empresa deve se guiar pelos dados?
The post DATA DRIVEN: Por que a sua empresa deve se guiar pelos dados?
DATA DRIVEN: Por que a sua empresa deve se guiar pelos dados?
Já falamos em nosso blog sobre a Governança de Dados e a importância de ter um processo seguro e eficiente para lidar com eles. Mas além de proteger esses dados, a empresa pode – e deve! – usá-los como um guia em sua estratégia de negócios, promovendo a cultura Data Driven.
Quer saber como e por quê? Aproveite a leitura!
O que é a cultura Data Driven?
Em tradução livre, “Data = Dados” e “Driven = Dirigido”, ou seja, cultura Data Driven é uma cultura dirigida por dados. Trata-se de um método em que, a partir dos dados colhidos e analisados nos processos da empresa, os profissionais podem tomar decisões e definir o planejamento estratégico de forma mais assertiva.
Por que adotar a cultura Data Driven?
Mesmo que os profissionais tenham experiência de anos na área, manter uma cultura Data Driven garante que os resultados de cada decisão sejam avaliados de forma inteligente e que a empresa esteja sempre alinhada, acompanhando as transformações do mercado sem ser pega de surpresa.
Como adotar a cultura Data Driven
Os dados por si só podem ser chamados de “material bruto”. Eles precisam ser transformados em informação e isso acontece através de análise inteligente.
Por exemplo, a quantidade de cliques e os dados (idade, gênero, região, cargo, etc.) dos usuários que clicam em anúncios de uma empresa são o material bruto. Ao analisar esses dados para avaliar pontos divergentes e comuns entre eles é possível identificar a persona que o anúncio está atingindo, entender se é o perfil de cliente que a empresa deseja e, a partir disso, definir se a estratégia deve ser mantida ou alterada daqui pra frente.
Isso também pode ser aplicado em todos os processos B2B e/ou B2C da empresa, além de processos internos para avaliar a produtividade e a possibilidade de melhorias na cadeia de produção.
Conclusão
Unir a experiência do profissional com a sabedoria dos dados é a melhor forma de usar os recursos da empresa sem se basear em achismos. Promover a cultura tecnológica é indispensável para garantir a colheita e armazenamento de dados de forma segura e eficiente.
Qual é a sua reação?