Deep Learning: as máquinas estão aprendendo a pensar?

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Deep Learning: as máquinas estão aprendendo a pensar?

“Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Essa é uma das frases mais célebres da literatura, dita pelo Gato de Cheshire à Alice no livro de Lewis Carroll, e que pode nos ensinar uma lição valiosa nos negócios: É possível reunir diversas métricas em uma empresa; mas, para que elas não sejam apenas números aleatórios, é necessário saber quais são seus objetivos. 

Você sabe como definir os indicadores mais importantes para seu negócio? Continue a leitura que a gente te ajuda nessa missão! 

O que são KPIs? 

Começando pelo conceito básico, estamos falando de Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho: valores quantitativos que medem os processos de uma empresa. Através deles, o gestor pode acompanhar o nível de desempenho e o sucesso de cada estratégia, alinhando objetivos de acordo com os resultados. 

Todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI 

Todos os processos da sua empresa geram métricas: tempo de execução de tarefas, quantidade de seguidores nas redes sociais, número de vendas, cancelamentos de contratos, custos de manutenções e muito mais. Mas quais desses indicadores são realmente importantes para seu objetivo? Apenas estes serão considerados KPIs. 

Alinhando métricas e objetivos 

Seguindo a sabedoria do Gato de Cheshire, vamos definir aonde queremos chegar antes de escolher o caminho – ou o KPI. 

Mais seguidores

Se a sua empresa deseja ter mais seguidores nas redes sociais, o número atual de seguidores é um bom ponto de partida. Seu time de marketing preparou uma ação patrocinada para que seu conteúdo chegue a mais pessoas? O número de impressões (quantidade de vezes que seu post foi visualizado) e a conversão para seguidores (entre os que visualizaram, quantos seguiram o perfil?) também são KPIs! A partir desses resultados, a equipe avalia se continua na mesma estratégia ou se é hora de tentar outro caminho para alcançar o objetivo. 

Mais leads

Já se o objetivo é aumentar o número de leads, a taxa de conversão no site é um bom KPI: quantos acessos seu site teve dentro de uma semana ou mês? E quantos formulários foram preenchidos dentro desse mesmo período? Se o número está acima do esperado, a estratégia está adequada. Caso contrário, é hora de repensar. 

Mais vendas

Ainda seguindo o exemplo anterior, de todos os formulários preenchidos, quantos resultaram em vendas? Quantas pessoas preencheram o formulário com o objetivo de comprar e quantas preencheram apenas por curiosidade? Desses leads, quantos deram atenção à equipe de vendas quando ela entrou em contato e quantas ignoraram? A partir dos resultados, é possível analisar se a estratégia está atingindo as pessoas corretas ou se está na hora de mudanças. 

Não se esqueça do Benchmarking 

Assim como ter os KPIs bem definidos, analisar os resultados de outros negócios com as mesmas características das suas é indispensável. Visite outras empresas da mesma área de atuação e de mesmo tamanho, busque levantamentos de dados de associações comerciais e pesquisas de mercado e compare os resultados com os seus. Sua empresa pode estar melhor do que você imagina em comparação às outras – ou ficando para trás.  

Conclusão 

Os KPIs são fundamentais para que a sua empresa analise o desempenho de áreas importantes para alcançar objetivos. Mas definir quais são os objetivos é indispensável na hora de saber quais são os KPIs. 

Com um destino bem definido, sua empresa nunca ficará satisfeita com qualquer caminho. 

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com a sua equipe para, juntos, definirem os indicadores mais importantes para o seu negócio! 

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