O que é IaC (Infrastructure as Code)?

IaC, sigla para Infrastrutcure as Code, é uma metodologia que consiste em transformar as definições de infraestrutura – como por exemplo servidores, load balancers, dispositivos de bloco e VLANs – em código e usar esse código para provisionamento e manutenção dos ambientes. Benefícios de adotar IaC Os benefícios de adotar ... Leia Mais O post O que é IaC (Infrastructure as Code)? apareceu primeiro em Dinamize.

O que é IaC (Infrastructure as Code)?

IaC Infrastructure as Code

IaC, sigla para Infrastrutcure as Code, é uma metodologia que consiste em transformar as definições de infraestrutura – como por exemplo servidores, load balancers, dispositivos de bloco e VLANs – em código e usar esse código para provisionamento e manutenção dos ambientes.


Benefícios de adotar IaC

Os benefícios de adotar IaC são muitos. Portanto, veja a seguir alguns deles.

Padronização

As definições como nomenclaturas, tipos de instâncias de máquinas, endereçamentos IP e tudo que for relacionado à infra passa a adotar padrões que facilitam o dia a dia dos times de Operações.

Automação

Com a ajuda da IaC, toda a infraestrutura do seu produto pode ser provisionada e mantida de forma automatizada, despendendo um menor tempo para construção de ambientes.

Recuperação

Em caso de problemas com seu provedor de infraestrutura ou com componentes da sua infraestrutura, você pode recuperar seu serviço com mais agilidade e garantia de funcionamento.

Documentação

O código da sua infraestrutura não deixa de ser uma documentação que facilita o entendimento do projeto e o onboarding de novos colegas no time.

Evolução

Caso passe a suportar uma nova variante de sistema operacional, ou a utilizar um novo mecanismo de autenticação, você codifica e aplica para toda sua infraestrutura de uma só vez.

Gestão

Por fim, é muito mais simples adicionar ou modificar poucas linhas de código e elas refletirem mudanças substanciais em todos componentes da infraestrutura. Se precisa, por exemplo, modificar os servidores de DNS das suas máquinas, basta codificar uma mudança e aplicar para centenas de hosts em uma única vez.

E aí, na sua empresa você já adotou IaC? Conta pra gente!

iac - Infrastructure as Code


Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow