DATA LITERACY: Você é letrado em dados?

The post DATA LITERACY: Você é letrado em dados? appeared first on MTCorp.

DATA LITERACY: Você é letrado em dados?

DATA LITERACY: Você é letrado em dados?

Os dados estão em todos os lugares e aprender a lê-los é muito vantajoso

Falar inglês ou espanhol são ótimos diferenciais para colocar no currículo, mas tem um letramento que é cada vez mais necessário em diversos tipos de cargos e empresas: o letramento em dados!

Saiba o que é e quais são os benefícios do letramento em dados para profissionais e empresas a seguir. Boa leitura! 

O que é letramento em dados? 

Temos uma infinidade de dados sendo produzidos o tempo inteiro, mas que não servem para nada se não forem acessados, identificados e interpretados. É para isso que serve o letramento em dados – ou Data Literacy. 

De acordo com estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o letramento em dados abrange quatro competências: 

1) ler dados;

2) trabalhar com dados;

3) analisar os dados;

4) argumentar utilizando dados.

Vantagens do letramento em dados para empresas

– Possibilidade de analisar dados de forma crítica;

– Tomada de decisões com base em fatos;

– Planejamento de estratégias que realmente consideram a realidade e as necessidades do negócio.

A FGV publica anualmente uma pesquisa sobre o uso de TI no Brasil, reunindo diversos índices como o nível de investimento em tecnologia por parte das empresas e o número de equipamentos digitais adquiridos pela população. 

Através do letramento em dados, uma empresa pode avaliar cada índice e transformá-los em pontos de estratégia para aumentar sua performance, sem se guiar por intuição ou achismos. 

E os dados não estão só nos números!

Fotos, vídeos, textos, áudios, tudo isso abriga dados interessantes e importantes, desde palavras-chave em avaliações de clientes em comentários até o reconhecimento facial usado em investigações. Os dados estão em todos os lugares e aprender a lê-los é muito vantajoso. 

Conclusão

O letramento em dados é fundamental especialmente para os chamados “Empregos do Futuro”, que na verdade já são os Empregos do Presente quando pensamos em todas as transformações que ocorreram nos últimos anos. 

Você, como profissional, já aprendeu a acessar, identificar e interpretar dados? E a sua empresa? De acordo com um estudo feito pela Data Literacy Index, 76% dos trabalhadores mundiais não são letrados dados. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow