Afinal, Você sabe as Diferenças entre Público-Alvo e Persona?

Você sabe quais são as diferenças entre público-alvo e persona?

Afinal, Você sabe as Diferenças entre Público-Alvo e Persona?

Você sabe quais são as diferenças entre público-alvo e persona? Essas duas definições são extremamente importantes para alavancar suas vendas. Não entender esses conceitos pode fazer com que seus recursos sejam empregados de forma incorreta e que você não alcance os resultados possíveis.

Por isso, preparamos este artigo que o ajudará bastante. Nele, abordamos os seguintes temas:

  • a importância da diferenciação entre público-alvo e persona;
  • o que é público-alvo;
  • o que é persona;
  • as principais diferenças.

E então, vamos começar?

Qual é a Importância da Diferenciação entre Público-Alvo e Persona?

Entender as diferenças entre público-alvo e persona é muito importante, porque esses conceitos servirão de base para a montagem de todas as estratégias de vendas.

Cada ação planejada para prospectar clientes representa investimentos, tanto de recursos como de tempo de dedicação da equipe. Então, elas devem ser bem estruturadas para que as oportunidades de mercado não sejam desperdiçadas.

Imagine uma empresa que cria um plano estratégico bom, mas que não consegue atingir um alto nível de engajamento. A resposta dessa falha pode estar justamente em não entender as diferenças entre os alvos, seja segmentando demais ou de menos o público, não considerando suas características principais ou outros aspectos relacionados.

Por isso, nos próximos tópicos mostraremos os conceitos de público-alvo e de persona para que não restem dúvidas e para que suas estratégias ganhem eficiência. Acompanhe!

O Que É Público-Alvo?

O público-alvo de uma empresa é formado pelo grupo de pessoas que podem ter interesse em suas soluções. Ou seja, qualquer pessoa que pode vir a ser um cliente.

Por exemplo, imagine que você oferece no mercado um produto do setor esportivo, como um tênis de corrida. Seu produto foi especialmente desenvolvido para a prática desse esporte, com tecnologia de ponta. Porém, será que uma pessoa que não gosta de esportes se interessaria pelo tênis? Provavelmente, não!

Nesse caso, o público-alvo seriam os praticantes de corrida. Se você considerar que o tênis é feminino ou masculino, pode segmentar ainda mais o público. Se as vendas serão feitas online, o público é bem maior do que se fosse uma loja física. Consegue ver como as características dos potenciais clientes são obtidas a partir da análise do produto?

Todas as estratégias de vendas desse item seriam direcionadas para o público-alvo. Se você criar um anúncio patrocinado, por exemplo, pode selecionar as características obtidas a fim de aumentar a assertividade na entrega da promoção.

O Que É Persona?

Na definição do público-alvo algumas características já podem ser obtidas, como a faixa etária, o sexo e a localização geográfica. Porém, além desses atributos, há vários outros que podem aumentar a eficácia das ações, como as necessidades, nível de instrução, objetivos e principais desafios enfrentados.

O problema é que o público-alvo pode ser bastante heterogêneo para obter essas informações. Então, surge a criação da persona. Ela é a personificação do seu cliente ideal. Você projeta as principais características do seu alvo em um só personagem, que tem um nome, sexo, idade, profissão, objetivos, necessidades e desafios.

Como a persona representa seu cliente ideal, as estratégias passam a ser criadas para esse personagem. Dessa forma, a efetividade das ações é otimizada consideravelmente.

Um exemplo de persona pode ser o seguinte:

  • Marcos, 30 anos, possui uma família composta pela esposa e dois filhos;
  • trabalha em uma empresa de grande porte, como gerente de marketing;
  • gosta de viajar e aproveitar o tempo livre com os familiares e amigos;
  • porém, não está conseguindo fazer isso porque a empresa depende muito dele;
  • gostaria de criar mecanismos para agilizar o trabalho e, dessa forma, ter mais tempo fora da empresa.

Conseguiu ver a diferença do público-alvo, definido no tópico anterior, com nossa persona, o Marcos? Vamos tratar mais sobre essas distinções no próximo tópico.

Quais São as Diferenças Entre Público-Alvo e Persona?

Foco no grupo vs foco na pessoa

Ficou bem claro que o público-alvo trata de um grupo de pessoas que possuem o interesse na solução apresentada pela empresa. Elas podem ter características bem distintas. Então, o público-alvo coloca o foco no grupo. São trabalhadas mais de uma pessoa de uma vez. Já a persona é um indivíduo conhecido, que possui informações bem específicas. O foco está em uma pessoa: seu cliente ideal.

Nível de detalhamento

O nível de detalhamento também é marcante como uma das diferenças entre público-alvo e persona. Na definição de público-alvo, não entramos nas informações pessoais, como a família, desejos, gostos e hábitos. Já a persona possui todos esses dados conhecidos.

Utilização dos conceitos nas estratégias

Imagine que você está traçando uma estratégia de links patrocinados a fim de aumentar o conhecimento da marca e buscar maiores vendas. As ferramentas disponíveis para isso possibilitam que você direcione sua campanha para um determinado público, de acordo com as características.

Nesse momento, se você tentar utilizar sua persona para essa segmentação, as pessoas atingidas podem ser bem poucas, limitando muito os resultados. Já, se você utilizar os dados do público-alvo, o alcance da ação é maior e as possibilidades, também. Porém, no momento de criar uma ação específica, como o texto do anúncio, é interessante usar a persona e, dessa forma, atrair leads mais qualificados.

Definição dos dois conceitos

O público-alvo é obtido por meio de uma observação de mercado. Você faz uma avaliação da sua solução e quem pode ter interesse nela. Já a persona só é obtida com uma pesquisa aprofundada sobre o público-alvo. Para criar essa pesquisa, você deve avaliar as informações do seu público, procurar padrões no comportamento e analisar seus principais clientes, aqueles que geram maior lucro para o negócio.

Então, podemos dizer que a persona é um zoom do público-alvo. Enquanto um é obtido por meio de observação o outro se faz com muita pesquisa.

Como você viu, há muitas diferenças entre público-alvo e persona. A fim de ter sucesso nas suas estratégias, você precisa conhecer esses dois conceitos e saber como utilizá-los no seu negócio.

Tenha muita atenção com a definição correta de cada termo e o que você deve fazer para utilizá-los no seu empreendimento. Com uma boa estratégia, eles podem aumentar muito a eficiência das ações e gerar grandes lucros para você.

Agora, que você já sabe quais são as diferenças entre público-alvo e persona, aprenda a criar metas pessoais e transforme sonhos em realidade!

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