Ótimas dicas essenciais para seu delivery vender mais utilizando WhatsApp Business
WhatsApp, whats, ou até mesmo Zap Zap é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo. Já são mais de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente no mundo todo, se mostrando uma ótima oportunidade para comunicação com o seu cliente .
Falando em comunicação com o cliente, recentemente foi lançada uma nova versão do aplicativo para negócios que agiliza o atendimento e melhora a produtividade do seu estabelecimento. São várias utilidades para o seu restaurante e pode ajudar bastante no seu delivery e na comunicação em geral. São 3 principais mudanças em relação ao app convencional – informação do seu negócio, mensagens automáticas e estatísticas de uso – além do ícone de gancho de telefone agora foi substituída pela letra “B”.
Que tal aproveitar essas 5 dicas para aumentar suas vendas utilizando WhatsApp Business? Confira!
1. Número Pessoal X Número da empresa
Não utilize o mesmo número para assuntos diferentes. O seu número pessoal deve ser utilizado para tratar de assuntos pessoais, enquanto o número da sua empresa deve ser utilizado para falar com clientes e fornecedores.
É essencial para que não haja confusões, já pensou se você enviar uma foto errada para um de seus clientes? Seria bem constrangedor, certo? Além disso, mais de uma pessoa na sua empresa pode utilizar o aplicativo em diferentes horários, diferentemente se utilizasse o mesmo número. Então o ideal é ter um número para cada assunto, e se possível em diferentes dispositivos.
2. Configure sua conta corretamente
Um dos maiores erros de lancherias, pizzarias, hamburguerias e diversos estabelecimentos que trabalham com delivery e recebem pedidos via WhatsApp é justamente não configurar corretamente o perfil. É importante você especificar no aplicativo o endereço do seu estabelecimento, nome, tipo e descrição do negócio, site e horário de funcionamento.
Inserir essas informações traz mais credibilidade para seu negócio e mais informação para o seu cliente. Para editar sua conta, você deve entrar em Configurações > Configurações da Empresa > Perfil.
3. Utilize listas de transmissão
Para enviar mensagens para vários clientes do seu delivery utilize as listas de transmissão. Através dela, você conseguirá enviar mensagens individualizadas para cada cliente de uma forma mais rápida do que se fosse enviada para cada contato da sua agenda.
Para criar uma lista de transmissão, você deve clicar nos “três pontinhos” do canto superior do aplicativo, escolher para quais contatos da sua lista você irá enviar a mensagem e confirmar. Você e o cliente devem ter os números salvos, sendo que, a lista pode ter até 256 pessoas. É recomendável editar o nome para te auxiliar a encontrá-la sempre que enviar uma mensagem, como “Lista de transmissão de promoção” ou “Lista de transmissão de clientes fieis” .
Após criar a lista de transmissão, você estará apto a enviar mensagens individuais para cada cliente que está na lista.
4. Utilize o WhatsApp Web
É possível acessar o aplicativo diretamente pelo seu computador. Essa é uma dica que ajuda bastante os estabelecimentos devido a agilidade ao escrever uma mensagem para o cliente. Sem sombras de dúvidas é muito melhor digitar utilizando o teclado do seu computador ou notebook do que no seu celular.
Para acessar essa versão você deve clicar nos três pontinhos do canto superior e selecionar “WhatsApp Web”, acessar a aplicação no computador(nesse link) e ler o código QR Code que é apresentado. Pronto, você já está conectado e seu estabelecimento estará apto a responder os seus clientes de uma maneira mais rápida e prática.
5. Tenha uma mensagem automática
Uma das principais funcionalidades da versão business é configurar o aplicativo para responder o cliente do seu delivery de forma automática, aumentando a sua produtividade e a satisfação do cliente em receber uma mensagem de forma instantânea. Agora, já pensou em ter um sistema que é capaz de compreender a intenção do cliente e ainda ser capaz de respondê-lo e ainda fechar pedidos? É possível, veja nosso infográfico de como funciona um atendente automatizado para Facebook e WhatsApp utilizando chatbots:
Para acessar as configurações das mensagens de ausência, você deve entrar em configurações > Configurações da empresa > Mensagem de ausência. Utilize a mensagem automática para informar seu cliente sobre horário de atendimento, informações para realizar pedidos, etc. O importante é mostrar para seu cliente que ele tem toda a atenção que merece e que seu estabelecimento irá atendê-lo da melhor forma possível.
Agora que você já conhece essas excelentes dicas para melhorar o atendimento no seu estabelecimento, que tal coloca-las em prática para se diferenciar dos seus concorrentes e movimentar ainda mais seu delivery!
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