5 lições de Marketing e Vendas que todo gestor deve ler

Comandar um negócio exige um amplo conhecimento sobre publicidade e vendas. O aumento da competitividade em praticamente todos os setores exigiu uma grande capacidade de adaptação às novas tendências e demandas do público. Usar estratégias multicanais, por exemplo, contribui para melhorar a comunicação com a audiência e potencializa sua força de vendas.  Existem ainda outras […]

5 lições de Marketing e Vendas que todo gestor deve ler

Comandar um negócio exige um amplo conhecimento sobre publicidade e vendas. O aumento da competitividade em praticamente todos os setores exigiu uma grande capacidade de adaptação às novas tendências e demandas do público. Usar estratégias multicanais, por exemplo, contribui para melhorar a comunicação com a audiência e potencializa sua força de vendas. 

Existem ainda outras maneiras para desenvolver sua empresa por meio de algumas estratégias de marketing e recursos de vendas. Aplicar essas ideias em seus projetos permite que o negócio se torne mais inteligente e competitivo. Veja, a seguir, quais as melhores lições que qualquer gestor precisa aprender

1. Construa um relacionamento com seu público 

Desenvolver uma relação próxima com o público é fundamental para ter um fluxo de receita corrente e boas condições financeiras. Nesse quesito, a experiência do consumidor é um fator de extrema importância para o sucesso da empresa. 

Conforme apontado no Anuário CX Trends 2022, investir em atendimento com um tempo de resposta curto e disponível 24×7 é fundamental para a empresa. O estudo mostrou que 39% das pessoas compram de madrugada e mais de 60% espera uma resposta em até 5 minutos. 

Entender sobre essa mudança de comportamento do público é essencial para que sua corporação esteja pronta para atender o cliente assim que ele decide realizar sua compra. 

2. Conte com bons canais de atendimento 

Manter um atendimento de alto padrão é uma das melhores formas de potencializar o marketing e vender mais na empresa. Para isso, é preciso entender o que os clientes esperam e ter vários canais para garantir um suporte de qualidade e ter sucesso nessa etapa. 

Por exemplo, é possível atender os consumidores por meio do chat online, telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais ou até mesmo por e-mail. Porém, deve-se compreender como satisfazer as expectativas do consumidor, além de não ultrapassar o tempo de resposta ideal em cada canal para evitar reclamações. 

3. Aposte em inovações 

Para proporcionar uma boa experiência aos consumidores é importante apostar em inovações em todas as fases da jornada de compra. Por meio de boas soluções, você consegue facilitar a vida do seu consumidor e garantir a satisfação do mesmo. 

Por exemplo, uma das principais novidades que o mercado apresentou nos últimos anos foi a possibilidade de comprar pela internet e retirar o produto presencialmente. De acordo com o CX Trends 2022, 42% dos consumidores já recorreram a esse novo modelo para realizar suas aquisições, aproveitando os benefícios tanto do online, quanto do offline. 

Desse modo, para garantir bons resultados em seu negócio, vale a pena atentar às novidades que surgem no mercado e ter agilidade para incorporá-las na empresa, garantindo melhor experiência de consumo aos indivíduos. 

4. Utilize histórias em seu marketing 

Utilizar histórias em sua narrativa de marketing contribui para humanizar a marca e criar uma relação mais próxima com a audiência. Também conhecida como storytelling, a arte de contar histórias e desenvolver narrativas é fundamental para criar empatia e proximidade com a sua marca. 

Você pode usar histórias de como o negócio surgiu, apresentar os principais valores da empresa e mostrar quais foram as motivações que levaram o negócio até o ponto em que ela está atualmente. O uso desse tipo de recurso é especialmente útil nas redes sociais, onde a própria estrutura do conteúdo favorece uma interação mais próxima com os seguidores. 

5. Trabalhe na construção de sua marca 

A construção da marca é feita com base nos valores e ideais que ela defende diante do público. Isso permite atrair clientes que também compartilham dessa visão de mundo, aumentando sua fidelização. Essa estratégia

ajuda a ampliar suas margens de lucro e melhorar o engajamento do público com sua marca. 

Para ter sucesso no marketing e nas vendas, é necessário garantir uma boa experiência aos consumidores. Para isso, ter estratégias multicanais, contar com uma assistente virtual e seguir as dicas que trouxemos ao longo deste texto pode fazer toda a diferença. Além disso, vale compreender as tendências de mercado e o que os clientes desejam. 

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