Centro de Serviços Compartilhados: benefícios do CSC para as empresas
The post Centro de Serviços Compartilhados: benefícios do CSC para as empresas
Centro de Serviços Compartilhados: benefícios do CSC para as empresas
Quanto maior é uma empresa, mais ela deve valorizar a simplificação dos processos e a eficácia da gestão. Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) são uma resposta a essa necessidade.
Mas o que é e quais são os benefícios dessa resposta? Continue a leitura para conferir!
O que é um CSC?
Um Centro de Serviços Compartilhados (ou Shared Service Center) é um recurso (estrutura, local ou software) de integração que presta serviços de áreas de suporte (geralmente administrativas) de maneira padronizada com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho, especialmente em empresas que possuem muitas filiais.
Áreas que possuem um padrão na execução de tarefas, como Contabilidade, Tecnologia da Informação, Logística e Manutenção, por exemplo, podem ser estruturadas em um CSC.
Vantagens de adotar um CSC
Redução de custos
Ao centralizar os processos, os procedimentos são otimizados, assim como o controle dos indicadores. Isso permite eliminar atividades desnecessárias e controlar gastos e arrecadação.
Mais produtividade
Os CSCs permitem que as empresas obtenham resultados mais previsíveis e replicáveis em seus processos, aumentando a velocidade operacional e reduzindo riscos e erros.
Geração de Valor
Os CSCs tiveram grande importância no Brasil durante a crise econômica de 2008, sendo uma alternativa para que as empresas mantivessem sua competitividade no mercado. Com o passar dos anos, eles passaram a ser considerados fontes de geração de valor para investidores.
Mais crescimento
Os CSCs permitem a centralização de atividades transacionais e liberam as demais unidades de negócio para focar no core business da empresa. Além disso, também oferecem mais recursos e flexibilidade para o crescimento da organização.
Conclusão
O conceito de Centro de Serviços Compartilhados surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, com o nome de Shared Service Center. De lá pra cá, seus fundamentos foram sendo aperfeiçoados para agregar ainda mais valor à gestão, sendo de grande importância principalmente em períodos de crise econômica.
Qual é a sua reação?