3 questões de Compliance que todo gestor precisa avaliar
3 questões de Compliance que todo gestor precisa avaliar
Mas apenas instituir um programa de Compliance sem definir parâmetros a serem observados é desperdício de tempo e recursos. Por isso, separamos 3 questões que você, gestor, precisa avaliar na sua estratégia para medir sua eficiência.
Boa leitura!
1ª questão: Sua empresa planeja e realiza testes?
Os testes têm como objetivo eliminar os riscos de penas regulatórias e de reputação para garantir que a instituição e todos os seus setores estão em conformidade com as leis.
Esses testes podem ser feitos através de formulários, questionários, análise de casos específicos e observação atenta de todos os processos.
Avaliando os resultados, é possível identificar se a estratégia escolhida está atingindo o objetivo e se a empresa está aderindo às normas. Caso contrário, é possível planejar e realizar os reajustes necessários.
2ª questão: Sua empresa avalia todas as associações profissionais que faz?
Quando uma empresa é acusada e condenada por corrupção, as demais empresas e profissionais associados a ela também sofrem um grande golpe em sua reputação.
Ao ter o nome de sua instituição ligado a empresas ou profissionais, é indispensável analisar o perfil, o histórico e reputação e até mesmo se eles possuem um programa próprio de Compliance também.
3ª questão: Sua empresa tem um canal de denúncias?
Se um funcionário de baixa hierarquia identifica ações de corrupção por parte de um dos diretores, como desvio de dinheiro, como ele pode denunciá-lo sem colocar em risco sua carreira ou até mesmo sua segurança?
O canal de denúncias é um dos elementos fundamentais dos programas de Compliance que permite a denúncia de violações de qualquer natureza e cria mecanismos para que os casos não voltem a acontecer.
Conclusão
O conceito de Compliance não é novo no mundo corporativo e as empresas que ainda não contam com um programa de Compliance como estratégia de gestão já estão desatualizadas em comparação às outras.
Porém iniciar o Compliance na sua empresa sem um direcionamento não ajuda em nada.
Avaliar essas questões é uma boa forma de iniciar uma gestão mais segura. Compartilhe este artigo com a sua equipe e inicie essa discussão!
Qual é a sua reação?