4 ótimas dicas e exemplos de atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente acontece sempre que você e seus funcionários fornecem assistência eficaz e imediata às pessoas que compram ou consideram seu produto ou serviço. Pode ser uma pergunta que você trata por telefone ou um cliente insatisfeito com o qual você e nossa equipe lidam pessoalmente. Não importa o encontro, você está ajudando
O atendimento ao cliente acontece sempre que você e seus funcionários fornecem assistência eficaz e imediata às pessoas que compram ou consideram seu produto ou serviço. Pode ser uma pergunta que você trata por telefone ou um cliente insatisfeito com o qual você e nossa equipe lidam pessoalmente. Não importa o encontro, você está ajudando a garantir que seus clientes tenham uma boa experiência.
Não importa o tamanho da sua empresa, a pessoa envolvida em fornecer atendimento ao cliente se torna a cara da sua marca, o que significa que cada experiência do cliente pode ajudar a determinar sua reputação e criar novos negócios. Como você faz isso acontecer? Em nossa próxima seção, analisaremos 16 maneiras de oferecer um ótimo atendimento ao cliente.
4 dicas e exemplos de atendimento ao cliente para o sucesso final dos negócios
Seja confiável
Bom atendimento ao cliente significa ser confiável. Os clientes precisam saber que você pegará o telefone ou sairá do escritório quando tiver um problema. Mas eles também precisam ver que você tem um sistema em vigor, caso contrário, você está apenas prestando serviço da boca para fora sem nenhuma ação.
O atendimento ao cliente confiável é o atendimento ao cliente no qual os clientes podem confiar para atender às suas necessidades a cada visita. Isso fará com que eles voltem e melhorará seus resultados.
Você encontrará esse tipo de consistência em exibição nas propriedades da Disney, onde os clientes são sempre convidados e os funcionários devem seguir diretrizes rígidas de etiqueta para obter a satisfação do cliente. (Uma maneira de fazer isso é com uma regra que afirma que nenhum membro da equipe tem permissão para responder a uma pergunta de convidado com “Eu não sei.)
Dê a máxima atenção aos problemas e reclamações dos clientes
A menos que você esteja a caminho do caixa, poucas pessoas gostam de ter um vendedor pairando sobre elas enquanto tentam fazer compras. Ao mesmo tempo, os clientes se ressentem de ver os funcionários ignorando-os quando têm um problema ou uma reclamação. Mesmo se você estiver em uma empresa construída em torno do autoatendimento ao cliente, as pessoas gostam de saber que um membro da equipe está disponível para responder a perguntas sobre produtos. É por isso que vale a pena garantir que sua equipe seja composta por pessoas com experiência em vendas e/ou atendimento ao cliente.
Além de ouvir atentamente – em vez de simplesmente regá-los com uma longa lista de produtos – e não deixá-los esperando, você pode mostrar aos seus clientes que está prestando atenção em como você escolhe acompanhá-los. Se eles indicaram que preferem receber mensagens de texto da sua empresa, não envie muitos e-mails para eles.
Conheça seu produto de dentro para fora para o melhor atendimento ao cliente
Os clientes gostam de ver que podem contar com você para responder a perguntas sobre os produtos que você fabrica ou presta. Se você não puder falar com conhecimento sobre seus produtos, não poderá ajudar seus clientes e perderá a confiança deles. Por outro lado, quanto mais conhecimento do produto você pode proporcionar, mais fácil será para fornecer experiências positivas ao cliente.
Uma marca que melhor ilustra esse conceito vem da Apple encontrada em suas lojas, onde quase todos os problemas dos clientes com iPhones e Macbooks podem ser tratados pela equipe de especialistas em atendimento ao cliente da empresa.
Conquiste clientes recorrentes construindo relacionamentos
Um estudo de 2018 da Microsoft descobriu que 61% dos clientes deixarão de comprar de uma empresa com base em uma experiência ruim? Então, como você evita que esses clientes saiam e garante que eles continuem voltando? A maneira mais óbvia é adotar as práticas que discutimos até agora e as que ainda estão por vir para oferecer um ótimo atendimento ao cliente.
Uma marca que tem sido adepta de oferecer uma excelente experiência ao cliente é a companhia aérea JetBlue. O programa de recompensas da empresa contém vantagens como pontos que nunca expiram, a capacidade de ganhar novos pontos comprando upgrades como mais espaço para as pernas e a chance de doar pontos para sua instituição de caridade favorita. Este programa é apenas uma maneira que ajudou a JetBlue a ser classificada rotineiramente no topo ou perto do topo da lista das melhores companhias aéreas em termos de fidelidade.
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