Veja Como o Uso de Analytics no Site Beneficiam as Empresas!

Estratégias de marketing são essenciais para o crescimento de uma empresa, e elas precisam ser planejadas e aplicadas constantemente. Tão importante quanto, é a análise das métricas, tornando possível saber se as ações estão dando certo.  Um ótimo aliado nessa tarefa é o próprio Google, que possui inúmeras ferramentas que podem ajudar nesse processo. Uma […]

Veja Como o Uso de Analytics no Site Beneficiam as Empresas!

Estratégias de marketing são essenciais para o crescimento de uma empresa, e elas precisam ser planejadas e aplicadas constantemente. Tão importante quanto, é a análise das métricas, tornando possível saber se as ações estão dando certo. 

Um ótimo aliado nessa tarefa é o próprio Google, que possui inúmeras ferramentas que podem ajudar nesse processo. Uma das principais é o Google Analytics, que tem o objetivo de acompanhar e analisar a presença das marcas digitais na internet. 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento do Google. Em resumo, ela é capaz de monitorar o tráfego de qualquer site, e pode ser instalada no site da sua empresa. Dessa forma, você será capaz de acompanhar diariamente os resultados da sua empresa na internet. 

O intuito é conseguir entender o real objetivo dos seus clientes ao entrar em contato com a sua empresa na internet. Isso pode ser previsto devido ao comportamento dos clientes no seu site, que são apresentados em forma de relatórios diários, semanais e mensais. 

Tudo isso torna possível acompanhar suas estratégias, vendo o que está dando certo e aquilo que não deve continuar. Para empresas que buscam o aumento das vendas, não é aconselhável o uso de estratégias online sem o uso do Google Analytics. 

Como funciona o Google Analytics?

O primeiro passo é fazer o cadastro no Google Analytics, usando o nome da sua empresa. Após fazer o cadastro, o usuário recebe um código para ser inserido na URL cadastrada, que permitirá a visualização de estatísticas de visitação.

Todas essas estatísticas são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site, regularmente. 

Os relatórios do Google Analytics

Com apenas um clique, você pode ter acesso a todos os relatórios do Google Analytics. Existem três tipos de relatórios, sendo que em cada um deles é possível montar gráficos e métricas. Isso irá ajudar a gerar relatórios personalizados para a sua empresa. Veja os três tipos: 

  • Público: aqui é possível analisar dados como quem acessou o site, informações demográficas, geográficas e dispositivos usados;
  • Aquisição: aqui é possível analisar como os usuários chegaram no site, como também a origem e de quais campanhas;
  • Comportamento: aqui é possível ter acesso a informações de interação dos usuários ao seu site. 

Como já foi dito, através desses relatórios é possível melhorar campanhas  e personalizar todas as estratégias possíveis. Pode-se mudar layout de página, estratégias de botões e horário de postagens.

8 Benefícios do Google Analytics para uma empresa 

Se você ainda não está convencido das vantagens que o Google Analytics pode proporcionar para a sua empresa, nós listamos os 8 principais benefícios para você!

1 – Configuração de metas 

Como já foi dito anteriormente, a configuração de metas serve para mensurar o número de conversões que o site gera, independente da forma que isso aconteça no fim das contas. 

Com o acompanhamento destas ações, pode ser encontrado muitas oportunidades para incrementar as estratégias e otimizações.

2 – O caminho do usuário

Acompanhar o caminho do usuário funciona para avaliar de onde o usuário está saindo do site no momento que está fazendo uma compra ou contato por formulário, isto serve para visualizar oportunidades de melhora nas páginas do site e diminuir o número de vendas e contatos perdidos.

3 – Lojas virtuais 

Além de pessoas com lojas físicas com sites e/ou redes sociais, o Google Analytics também possui uma configuração voltada exclusivamente para quem possui lojas virtuais. 

Nele, é possível visualizar relatórios que nos mostram número de receita, vendas, valor médio do pedido, compras exclusivas e muito mais.

4 – Visitas

O Google Analytics disponibiliza relatório de informações de localização do usuário, novas visitas, visitantes antigos, qual navegador usado, qual sistema operacional usado, tempo médio de visita e outros. 

5 – Sazonal

Também é possível acompanhar o desempenho de suas campanhas em sazonalidades do ano. Também é possível localizar novos períodos de pico para produtos e serviços específicos, conseguindo investir da melhor forma possível e traçar novas estratégias.

6 – Api

É possível configurar os dados do Google Analytics com diversos sistemas empresariais, para integrar dados do site com os resultados reais da empresa e conseguir relatórios fundamentais para planejamento de estratégias de marketing e redução de custos e medição do ROI.

7 – Teste A/B

Também é possível criar diferentes landing pages para um mesmo objetivo e fazer uma avaliação de teste A/B com os relatórios que o Google Analytics vai gerar através das visitas. Depois disso, é só ver qual comunicação e layout trarão mais resultados no seu público alvo.

8 – Relatórios personalizados

Finalmente, crie relatórios personalizados e focados para o seu negócio, com métricas extremamente relevantes e que vão ajudar a identificar oportunidades para otimizar campanhas. Isso pode ser feito através de acompanhamento semanal, mensal ou como sua empresa preferir.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow