Polícia Civil prende grupo que aplicava golpes através do WhatsApp

Grupo fez mais de 2 mil vítimas, em quatro estados do país, usando o aplicativo mensageiro. O prejuízo total soma em R$ 3 milhões. O post Polícia Civil prende grupo que aplicava golpes através do WhatsApp

Polícia Civil prende grupo que aplicava golpes através do WhatsApp

a terça-feira (05), a Polícia Civil prendeu no estado do Goiás, 29 pessoas suspeitos de participarem de um esquema de golpes aplicados através do WhatsApp. A operação foi batizada de “Operação 2 Face”, que faz referência ao método usado pelos criminosos que se passam por parentes das vítimas para pedir dinheiro.

As investigações tiveram início em agosto do ano passado. Segundo a PCGO e PCSP, os golpistas pesquisavam sobre os perfis das pessoas nas redes sociais, obtinham as fotografias delas e entravam em contato com pessoas se passando por parentes e amigos para pedir dinheiro. Para não levantar suspeitas, os criminosos informavam que tinha mudado de número de telefone e solicitava valores sob alegação de problemas no aplicativo bancário.

Polícia Civil prende grupo que aplicava golpes através do WhatsApp

Estimasse que ao todo 2 mil pessoas foram vítimas do crime do perfil falso, somando um prejuízo total de R$ 3 milhões. A operação aconteceu em quatro estados do país. Ao todo, a operação cumpriu 41 mandados de prisões preventivas e 56 de busca — além de bloqueio de bens e valores dos suspeitos. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Como se proteger

O golpe do perfil falso é bastante comum no WhatsApp. Em resumo, o criminoso obtém algumas informações sobre a pessoa, seja través de redes sociais ou até mesmo em grupos secretos do Telegram, e entra em contato com ela se passando por um amigo ou familiar. Portanto, segue algumas dicas para você se proteger:

 Desconfie se alguém te pedir dinheiro através do aplicativo: o principal objetivo dos golpistas do WhatsApp é pedir dinheiro. Se isso acontecer, faça uma ligação de voz ou vídeo e certifique-se que aquela pessoa ou parente realmente está precisando de ajuda.

• Erros de ortografia: outro detalhe importante para se analisar são os erros de ortografia: Geralmente, golpistas amadores costumam comer algumas palavras da escrita, algo para o qual você deve atentar.

• Denuncie: por fim, não hesite em denunciar o contato que você suspeita ser de alguém se passando por conhecido seu no intuito de roubar o seu dinheiro. Para isso, o WhatsApp permite que qualquer pessoa possa denunciar contas pelo próprio aplicativo.

Para denunciar um contato no WhatsApp basta entrar na conversa, tocar no topo sob o nome da pessoa (ou número de telefone), rolar até o final e clicar em “Denunciar”. Além disso, ali mesmo, você pode “Bloquear” o contato para que o mesmo fique impossibilitado de enviar mensagens para você.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow