Como Aumentar a Percepção de Valor Para os Clientes!

Philip Kotler é um dos principais nomes da base do marketing. Em seu livro, “Princípios do Marketing”, ele apresenta o conceito de Valor Percebido. O conceito abrange fatores que dizem respeito à experiência do consumidor no momento em que este considera adquirir um produto. Na prática, o autor divide esses fatores em dois grupos: 1

Como Aumentar a Percepção de Valor Para os Clientes!

Philip Kotler é um dos principais nomes da base do marketing. Em seu livro, “Princípios do Marketing”, ele apresenta o conceito de Valor Percebido. O conceito abrange fatores que dizem respeito à experiência do consumidor no momento em que este considera adquirir um produto.

Na prática, o autor divide esses fatores em dois grupos: 1) os benefícios conquistados com a compra do produto; os quais precisam ser equilibrados com, 2) os custos que o consumidor terá para adquirir este produto.

Kotler defende que tais benefícios e custos vão além da compra, envolvendo quais seriam as verdadeiras vantagens da aquisição do produto/serviço na vida cotidiana do consumidor. O autor afirma que até mesmo os esforços emocionais precisam ser ponderados no processo.

A importância do valor percebido pelos clientes para a empresa

Entender qual o valor que os clientes procuram em seus produtos/serviços é fundamental para elaborar estratégias que melhorem cada vez mais a experiência do consumidor.

Sendo assim, essa é uma tarefa que cabe à equipe de marketing e ao departamento de captação de clientes. Por meio dessa compreensão, é possível desenvolver ações com foco na experiência do consumidor ao adquirir o produto/serviço da marca. Isso significa tornar a empresa mais convidativa para seu público-alvo.

Dicas para aumentar o valor percebido para os clientes

1 – Descubra o atual valor percebido por seus consumidores

O primeiro passo para aumentar esse valor de percepção é descobrir como ele está atualmente diante dos seus clientes. Um bom ponto de partida está em responder a seguinte questão: “Qual o valor percebido por meus clientes ao se relacionarem com minha empresa?”.

Caso você não tenha ideia de como responder a perguntar, então está no caminho certo. Um dos princípios do marketing é sanar a dor do cliente e para isso acontecer, antes é necessário saber que dor é essa.

Muitas vezes, as pessoas não buscam determinados produtos apenas pelo valor da compra, eles estão à procura de algo que lhe transmita qualidade, ou confiança, segurança, até mesmo certo prestígio. Portanto, o que sua empresa oferece a eles?

Por isso é tão importante conhecer o mais afundo que puder seu público-alvo. Faça uma pesquisa de mercado, ou analise a jornada do consumidor dentro da sua empresa. Ela realmente entrega aquilo que o cliente busca?

A partir dessas respostas você será capaz de promover ações direcionadas, com o objetivo de tornar o valor da entrega mais positivo.

2 – Tenha coesão na jornada do cliente

Outro ponto primordial na questão do valor percebido está em entender os benefícios e vantagens que conduzem os clientes a comprar seu produto. Saber quais são os diferenciais que os levam até sua empresa e como ela se destaca em meio a concorrência.

Essa parte é importante porque sua oferta precisa condizer com o produto final. Isto é, não adianta a equipe de marketing elaborar ações incríveis, sendo que os clientes, ao realizarem a compra, não encontrarão no produto aquilo que foi prometido.

Sendo assim, tenha bastante atenção e cuidado no tipo de experiência que pretende oferecer ao seu consumidor. Desalinhar campanha de produto/serviço é mais comum do que deveria.

Quando a jornada do consumidor é coerente, além de conquistar credibilidade com os clientes, o sucesso se torna consequência.

3 – Torne cada cliente exclusivo

As vendas são abrangentes, mas cada cliente é único. As pessoas procuram por lugares com excelência no atendimento, portanto, busque personalizar a relação da empresa com o consumidor.

A fidelização de clientes é uma prática crescente em todos os segmentos, algo conquistado com muito estudo, foco e direcionamento. Por isso, embora o produto seja o mesmo para todos, a dor que leva uma pessoa até ele pode ser diferente. Principalmente, a experiência vivida por ela ao adquiri-lo.

Entenda as necessidades do seu cliente e como o produto/serviço poderá ajudá-lo no dia a dia. Um atendimento bem preparado para lidar com variadas situações e tipo de público, consegue oferecer uma jornada satisfatória ao consumidor, tornando sua jornada satisfatória e, muito provável, será capaz de fidelizar o cliente à marca.

4 – Ouça o que os clientes têm a dizer

Quem melhor para falar do que gosta, o que precisa e como prefere ser atendido do que o próprio cliente? Criar um canal de ouvidoria é uma ótima oportunidade para aprimorar o atendimento e a jornada do consumidor dentro da sua empresa.

Incentive o cliente a expor sua opinião em relação à experiência que teve na compra, ou procura, por produtos e serviços da empresa. Sem dúvidas, essa é uma das melhores pesquisas de mercado.

Se concentre nas sugestões citadas acima para aumentar o valor percebido para os clientes. Tenha em mente que uma das melhores formas de alcançar sucesso no negócio é sempre conhecer muito bem o seu produto, saber o que ele pode oferecer ao consumidor e, claro, entender quais as dores dos clientes precisam ser sanadas.

O sucesso é consequência de um trabalho coeso.

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