Cresce investimento das marcas nas redes sociais em 2021
Você acredita nas campanhas pagas como estratégia de marketing digital? Afinal, será que vale a pena investir em tráfego pago? Algumas marcas podem ser céticas quando o assunto é o investimento em campanhas pagas. Mas ao mesmo tempo, são as que também ficam frustradas quando têm o trabalho de criar um site que não recebe […]
Você acredita nas campanhas pagas como estratégia de marketing digital?
Afinal, será que vale a pena investir em tráfego pago?
Algumas marcas podem ser céticas quando o assunto é o investimento em campanhas pagas.
Mas ao mesmo tempo, são as que também ficam frustradas quando têm o trabalho de criar um site que não recebe os acessos esperados.
É aí que entra o tráfego pago, que pode ajudar a evitar esse problema, tornando-se um aliado.
Para quem é indicado o tráfego pago?
Especialmente para negócios em fase de consolidação, mas também para quem quer aumentar visitas no site.
Vamos conversar hoje sobre investimento das marcas nas redes sociais e por que vale a pena considerar o tráfego pago nas suas estratégias de marketing digital.
E já damos a dica: entre 2020 e 2021, cresceu em 60% o investimento de marcas nas redes sociais. Entre as redes que mais se destacaram, estão Instagram e Facebook. Os dados são de relatório da Socialbakers.
Vamos entender então por que tantas marcas estão fazendo esse investimento em campanhas pagas?
O que é mídia paga e o que é mídia própria
No marketing digital, há dois conceitos: mídia paga e mídia própria.
Mídia paga é qualquer forma de investimento realizado para veicular conteúdo publicitário em um espaço, a fim de atingir um público-alvo.
Há mídia paga tanto no mundo offline (outdoors, comerciais de rádio, anúncios na TV, em revistas e jornais), quanto no mundo online.
Mas normalmente o conceito “mídia paga” se refere às ações realizadas nas mídias digitais, como links patrocinados, anúncios em redes sociais e divulgação de banners.
Uma pesquisa da PwC mostrou, por exemplo, que no Brasil a publicidade digital deve se igualar à publicidade tradicional até 2023.
Há diversas ações, formatos e canais de marketing possíveis quando o assunto é mídia paga.
O objetivo, em resumo, é aumentar a visibilidade da marca, gerando tráfego e expandindo o alcance para atingir novas audiências e fidelizar os consumidores frequentes.
Já a mídia própria diz respeito a todo canal que é propriedade da própria marca, como site, blog e redes sociais.
Assim, a sua empresa tem total controle da mídia, podendo promover os conteúdos desejados a qualquer momento. É óbvio que precisa haver estratégia, certo?
Por exemplo, esses conteúdos podem – e devem – ser impulsionados por estratégias de SEO.
Dessa forma, seus conteúdos serão mais impulsionados e será possível aumentar o seu tráfego orgânico.
Investimento das marcas nas redes sociais: vale a pena?
No contexto das mídias próprias, há diversas formas de fazer investimento para divulgar a marca, como é o caso de ferramentas disponibilizadas para uso nas redes sociais.
Vamos dar alguns exemplos:
Com o Instagram Empresas, é muito simples anunciar no Instagram. Os conteúdos podem ser divulgados em pelo menos 4 formatos disponibilizados pela plataforma: imagem, vídeo, coleção e carrossel.
Em 2020, o relatório The Global State of Digital, da Hootsuite, revelou que o Instagram tem audiência de quase um bilhão de pessoas: dessas, 92% seguem marcas, clicam em anúncios e realizam compras pelo aplicativo.
Ou seja, um baita negócio, não é?!
– Facebook Ads
É possível veicular anúncios no Facebook, Instagram e Messenger, por exemplo, com o Facebook Ads
A audiência também é muito alta nessas redes sociais. Segundo o Facebook for Business, somadas as redes sociais citadas acima, a audiência gira em torno de 2,1 bilhões de pessoas para os anunciantes.
Isso explica parte do aumento do investimento das marcas nas redes sociais, como mostram os dados da Socialbakers: em 2021, cresceu 60% o investimento de marcas em redes como Instagram e Facebook.
A Socialbakers é reconhecida por fazer análise de performance corporativa nas mídias sociais.
No primeiro semestre de 2021, a instituição realizou um levantamento das principais tendências da área, analisando dados relacionados à experiência do cliente e ao posicionamento das marcas durante a pandemia.
O estudo aponta crescimento exponencial no investimento em anúncios nas redes sociais, com destaque especial para Instagram e Facebook.
Quando o assunto é redes sociais, o crescimento foi de 60% na comparação com os números de 2020, ano que já havia registrado alta.
Já em relação à publicidade paga, houve crescimento de 30%.
Segundo análise do levantamento da Socialbakers, o investimento das marcas nas redes sociais impressiona, pois dispararam, sobretudo em setores específicos.
Por exemplo, os ramos da indústria de bebidas alcoolicas e do setor automotivo se destacaram em investimento nas redes sociais: tiveram crescimento, respectivamente, de 81% e 102%.
Como a marca pode ter boa presença nas redes sociais
Já que estamos falando de mídia paga e redes sociais, é importante explicar um detalhe fundamental: a mídia paga não tem o mesmo efeito que postagens orgânicas em redes sociais.
O alcance orgânico por si só, sem investimentos em mídia paga, pode ser muito baixo. É só navegar em alguns perfis das redes sociais para perceber isso.
São os posts patrocinados que podem trazer nova audiência à sua página. E mais: são eles que chegam a públicos segmentados.
Porém, também é necessário destacar que a mídia paga é parte das estratégias de marketing, mas não é o suficiente.
É preciso uni-la ao SEO para conquistar autoridade, gerar tráfego consistente e atrair os melhores leads.
A fim de trazer resultados rápidos e fazer lançamentos pontuais, os anúncios podem ser uma boa pedida.
Mas não esqueça: o conteúdo relevante é insubstituível no marketing digital.
Isso porque estar bem posicionado no Google sem pagar nada, somente por tráfego orgânico, é um grande mérito.
Voltando às redes sociais: durante a pandemia, o Instagram ganhou muita relevância na comparação com o Facebook, de acordo com a Socialbakers.
A popularidade do Instagram é 34,7% maior do que o Facebook.
Ou seja, hoje é possível dizer que a liderança das redes sociais é, sem dúvidas, do Instagram, que saiu fortalecido de 2020.
Por isso, é importante desenvolver estratégias específicas para cada rede social.
Por exemplo, no Facebook, a interação dos usuários se relaciona com conteúdo mais informativo. Já no Instagram, a aposta para atrair visibilidade e notoriedade, em meio à concorrência, é ousar na criatividade.
No Instagram, também são recomendadas estratégias para estimular engajamento e aumentar o reconhecimento da marca, o que agrega valor à marca.
Já o Facebook é o espaço ideal para a conversão de leads, pela própria natureza da rede social.
Para fazer bom investimento das marcas nas redes sociais, é preciso ter estratégia. E essa é a expertise do Clube pode lhe ajudar.
Qual é a sua reação?