Golden Circle: o poder do propósito
Não é impressionante como alguns líderes possuem certo encantamento sobre as pessoas? Não é curioso como algumas empresas têm consigo os mais fiéis colaboradores e consumidores? Como será que se dá essa dinâmica? Em outros casos, poderíamos dizer que não há nenhum tipo de receita para estimular comportamentos como estes que citei. Afinal, isso soa […] The post Golden Circle: o poder do propósito
Não é impressionante como alguns líderes possuem certo encantamento sobre as pessoas? Não é curioso como algumas empresas têm consigo os mais fiéis colaboradores e consumidores?
Como será que se dá essa dinâmica?
Em outros casos, poderíamos dizer que não há nenhum tipo de receita para estimular comportamentos como estes que citei. Afinal, isso soa meio subjetivo, não?
Contudo, neste caso, há uma receita, sim: o porquê! O porquê desses líderes e dessas empresas fazerem o que fazem, é o que motiva e inspira as pessoas a “comprarem suas ideias” e acreditarem em seus projetos.
Esse conceito faz parte de uma metodologia desenvolvida por Simon Sinek: o Golden Circle. Ele estudou o discurso e o comportamento de grandes líderes e chegou a conclusão de que, para causar impacto no mercado, é preciso que organizações e gestores comecem pelo porquê.
Por que você quer oferecer essa solução para o mercado?
Por que você está se propondo a liderar uma equipe?
Para compreender isso mais a fundo, neste artigo você entenderá o que é o Golden Circle e porque aplicá-lo na sua empresa pode ser aquilo que faltava para que você atinja o sucesso que deseja. Vamos nessa?
O que é Golden Circle?
Certa vez, Simon Sinek, palestrante motivacional, escritor e especialista em liderança, questionou o modo como grandes líderes pensam, agem e se comunicam.
Como a Apple consegue ter um público tão fiel mesmo produzindo os mesmos produtos que a Dell, por exemplo? No final, ambas produzem computadores, certo?
Ou então, o que faz a Starbucks ter tanto sucesso se um café de padaria é bem mais barato e até pode ser mais gostoso?
Essas marcas que se destacam, pensam, agem e se comunicam de forma diferenciada em relação a maioria do mercado.
Bom, para entendermos isso, precisamos ilustrar o Golden Circle, ferramenta que Sinek utilizará para explicar o comportamento das organizações que não se destacam, e das que se destacam também.
Imagine 3 círculos: um de tamanho menor, um médio que engloba este círculo menor e outro maior que engloba todos.
No menor, está a pergunta “por que?”. No médio, “como?”; e no maior, “o que?”. Veja:
O conceito de Golden Circle, em português “Círculo Dourado”, foi desenvolvido por Sinek em seu livro Comece pelo porquê, em 2009. No mesmo ano, palestrou em uma das conferências da série TED apresentando a mesma ideia.
A palestra intitulada “Como grandes líderes inspiram ação” foi um enorme sucesso e tornou Simon Sinek ainda mais relevante entre os palestrantes sobre liderança.
Nessa palestra, Simon aponta que, para gerar inspiração e identificação, as empresas precisam se comunicar “de dentro para fora”. No Golden Circle, isso significa que devem se comunicar do círculo menor, o “por quê”, passando pelo “como”, terminando no maior, “o quê”.
Ou seja, antes de definir o que e como farão algo, as organizações precisam encontrar o seu porquê, seu propósito! Isso deve nortear tudo que virá depois.
E é justamente isso que pode definir o sucesso de uma marca. Afinal, como Simon faz questão de repetir tantas vezes em sua palestra: “As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”.
Isso não é achismo: há um embasamento científico. Simon diz: “Ao olhar uma seção transversal do cérebro humano, olhando de cima para baixo, o que você vê é que o cérebro humano é, na verdade, dividido em três componentes principais que se correlacionam perfeitamente com o círculo dourado.”
Ele explica que em nosso cérebro mais novo, nosso cérebro homo sapiens, o neocórtex corresponde ao nível do “o quê”, que é responsável pelo pensamento racional e analítico, e pela linguagem.
As outras duas seções, o “como” e o “porquê”, correspondem ao cérebro límbico, onde estão nossos sentimentos, os comportamentos humanos e as tomadas de decisões. Onde, na verdade, não há capacidade para linguagem.
Por isso é tão fácil compreender o quê as pessoas e as organizações fazem. No entanto, são poucas as empresas e os líderes que nos despertam aquele sentimento genuíno de identificação.
De acordo com Simon Sinek, esse é o grande diferencial dos negócios que atingem o sucesso.
Para que serve o Golden Circle?
A metodologia Golden Circle ajuda companhias a tomar decisões baseadas em seu propósito, gerando engajamento do seu público e de seus colaboradores.
Nenhum negócio se sustenta se não houver funcionários e consumidores que acreditam no que uma empresa se propõe a fazer. Você pode receber o maior investimento do mundo, mas se não há ninguém se identificando com sua marca, meu amigo, game over. O sucesso será completamente limitado.
Você até venderá seus produtos, mas eles com certeza serão substituídos facilmente, a qualquer hora.
Por exemplo: todo mundo pode trocar um refrigerante Sprite por uma Fanta. Mas ninguém troca uma Coca-Cola.
Isso porque a Coca-Cola não vende um refrigerante. Ela vende a felicidade engarrafada. E isso está presente em toda a sua marca, identidade visual, ações de marketing, etc. Percebe a diferença?
O propósito, o porquê de uma empresa existir deve nortear cada passo e cada decisão dos sócios e gestores.
Com um objetivo em comum, você tem claro onde quer chegar e, consequentemente, a sua comunicação e sua gestão se desenvolvem em sinergia com os membros da organização e do seu time.
Imagine só dirigir um carro sem saber para onde está indo. Não adiantará ter um mapa ou dirigir uma Ferrari se você não sabe o seu destino. Estar parado ou andando não faria diferença.
Pode parecer um exemplo tolo, mas este é um problema recorrente nas companhias, e que Simon Sinek faz questão de enfatizar em sua palestra: as empresas sabem muito bem o que fazem, mas não sabem porque fazem.
Isso é o principal agravante para problemas de comunicação, engajamento e cultura organizacional.
Com o Golden Circle, a metodologia que começa pelo porquê, sua empresa gera empatia dos clientes e sentimento de pertencimento do seu time. Além disso, terá vantagens como:
- melhora na comunicação com clientes, fornecedores, e colaboradores;
- ascende o valor da sua marca;
- inspira e motiva pessoas;
- melhora no clima organizacional;
- motiva o time de vendas além das comissões;
- atrai mais investidores;
- destaca-se em relação a outras empresas.
Como aplicar Golden Circle?
Vamos entender como preencher o círculo dourado?
Como você deve imaginar, a aplicação do Golden Circle se dá em 3 etapas, as mesmas presentes nas esferas ilustradas anteriormente.
E, como Simon diz, comece pelo porquê.
Questione: por quê?
Por que você quer iniciar esse empreendimento?
Por que você quer oferecer essa solução ao mercado?
Se sua resposta for: “para gerar dinheiro para mim e meus sócios”, você pode encontrar dificuldade em se relacionar com o seu público. Afinal, empresas com esse propósito há de monte. Ser só mais um não gera impacto na sociedade.
É preciso entender a essência do seu negócio! Por que as pessoas devem ser tão apaixonadas por ele quanto você?
Como mencionamos anteriormente, o porquê deve nortear todas as decisões de uma empresa, desde seu nome, até seu modo de gestão.
Por isso, é importante ter o seu porquê bem definido, para que seus produtos, projetos, campanhas de marketing e as metas de cada área da sua empresa estejam bem alinhados.
Se tomarmos o exemplo do carro novamente, este é o momento em que você decide seu destino. Afinal, pra quem não sabe onde quer chegar, o meio de transporte pouco importa, certo?
Então, depois de definir seu destino, é hora de escolher qual meio utilizar, qual rodovia pegar, quem irá contigo nessa viagem, etc. Estamos falando do “como” você alcançará seu propósito.
Para definir seu porque, inspire-se nessa frase:
Pense no Como?
Agora é hora de começar a dar forma para seu propósito.
Nesta segunda etapa, é preciso se perguntar como o seu objetivo será alcançado. Em outras palavras, é hora de traçar seu planejamento estratégico, seu plano de ação!
Aqui, você deve estudar desde estratégias de precificação do seu produto, método de gestão da sua empresa, e até maneiras de definir cada processo e cada setor do seu negócio. O importante é que, para que o Golden Circle faça sentido, é preciso tomar decisões baseadas sempre no seu propósito.
Por fim: o que você fará?
Aqui, falaremos especificamente sobre o seu produto ou serviço. É o que, de fato, você oferecerá ao mercado.
Tenha em mente meu questionamento anterior: “Como a Apple consegue ter um público tão fiel mesmo produzindo os mesmos produtos que a Dell, por exemplo? No final, ambas produzem computadores, certo?”
É claro que, diante de um mercado tão competitivo, toda inovação é mais do que bem-vinda. Contudo, sem propósito, esses produtos são facilmente substituídos.
Portanto, saiba que, independente do que você vende, se você quiser deixar seu legado e tornar sua marca reconhecida, comece pelo porquê e o reproduza em tudo o que você fizer, até que seus consumidores consigam enxergar isso também no seu produto.
Exemplos
Você foi cativado por várias marcas que aplicam o Golden Circle sem perceber, e eu posso provar!
Separamos aqui como as marcas mais reconhecidas mercado definiram cada etapa da metodologia do Golden Circle, dá uma olhada:
Apple
Vamos começar pela mais reconhecida marca de eletrônicos no mercado, exemplo também utilizado por Simon em sua palestra.
Além de ser referência em seu segmento, a marca é um modelo a ser seguido no mundo do marketing e dos negócios.
Por quê?
Porque, a todo momento, a marca se comunica a partir do seu propósito. Ou seja, no Golden Circle, a Apple se comunica de dentro para fora.
Assim como Simon diz, a Apple discursa desse modo: “Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?”
Então, em resumo, a construção do Golden Circle da Apple se dá da seguinte forma:
Por quê?: Porque queremos desafiar o status quo, pensando de forma diferente.
Como?: Fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável.
O que?: Criando excelentes computadores.
Uma empresa de eletrônicos qualquer poderia se comunicar dizendo apenas: “Ei, temos excelentes computadores por um bom custo benefício. Quer comprar um?”
E a questão é: qual destes dois modelos te chama mais atenção? Eu tenho certeza de que você se sentirá muito mais seguro em comprar um aparelho celular da Apple, não?
Pois bem, este é o poder de se ter um propósito tão claro não só em suas estratégias, mas em sua apresentação!
Vamos agora a outro exemplo.
Agendor
Como costumo dizer, CRM é algo tão genérico que pode ser, inclusive, Conselho Regional de Medicina.
Existem vários CRMs para gestão de vendas no mercado e, como efeito, pode ser desafiador se destacar entre os grandes.
Para tanto, nós começamos com o porquê de nossa existência.
Não basta oferecer uma ferramenta para gestão de vendas para empresas. Isso qualquer software faz. Por isso, sempre enfatizamos: o Agendor existe para propagar relações valiosas entre gestores, vendedores, seus clientes e todas as famílias envolvidas!
Para isso, oferecemos uma solução que seja fácil de ser implementada e utilizada pelos times de vendas, com um preço acessível para que, mesmo as menores empresas tenham a capacidade de aplicar gestão comercial em suas atividades e transformar a vida de seus clientes e seus vendedores.
Assim, nós desenvolvemos uma plataforma de CRM de vendas.
Conseguiu identificar a maneira que aplicamos o Golden Circle no Agendor? Veja:
Por quê?: Porque queremos propagar relações valiosas entre gestores, vendedores, seus clientes e todas as famílias envolvidas.
Como?: Por meio de uma solução que seja fácil de ser implementada e utilizada pelos times de vendas, com um preço acessível para que, mesmo as menores empresas brasileiras tenham a capacidade de aplicar gestão comercial em suas atividades e transformar a vida de seus clientes e seus vendedores.
O que?: Oferecendo um sistema de CRM de vendas.
Você vai reparar que, desde a criação de nossos artigos até o contato com os nossos executivos de vendas, seguimos esse propósito. Isso é o que fez mais de 4.000 empresas escolherem o Agendor para aprimorarem suas vendas, gastando pouco.
Quer melhorar seus resultados de vendas também? Então venha conosco transformar a área comercial por meio de relações valiosas!
Natura
Vamos a mais um exemplo e, dessa vez, uma das gigantes brasileiras!
Em seu discurso, podemos identificar facilmente a aplicação do Golden Circle na Natura, olha só:
Por que?: Porque queremos abraçar a relação do corpo com a natureza.
Como?: Promovendo o bem-estar das pessoas consigo e com outras pessoas.
O que?: Através de cosméticos.
Mágico, não? A partir desse modelo, as pessoas que são mais engajadas com o meio ambiente e estética automaticamente se conectam não com os produtos, mas, sim, com o propósito da marca.
Por tanto, a Natura facilmente se torna sua primeira opção de compra.
Qual é o porquê da sua empresa?
Vivemos em um tempo em que somos constantemente bombardeados por produtos e serviços de diferentes marcas. Além disso, as empresas estão lidando com consumidores mais conscientes e exigentes.
Por isso, conquistar o público nunca foi tão difícil. Contudo, aplicando a metodologia do Golden Circle, é possível gerar impacto no mercado e identificação dos seus clientes.
Agora que você aprendeu a utilizar essa metodologia, pode utilizá-la tanto na sua empresa, quanto na sua vida pessoal.
Encontre seu propósito. Depois, entenda quais caminhos serão necessários seguir. Por fim, você entenderá o que deverá fazer dia após dia para conquistar seus objetivos.
Um propósito em comum pode mudar uma nação, como fez Martin Luther King.
Já pensou em quantas vidas você pode impactar com o seu propósito? Nos conte nos comentários!
Qual é a sua reação?