As vantagens de ter um cardápio digital com QR Code

O cardápio digital com QR Code já é uma tendência em inúmeros estabelecimentos no Brasil e no mundo. Desde pequenas lanchonetes e restaurantes de grande porte, a forma como o cliente consulta os produtos mudou bastante.  O QR Code é colocado em cada uma das mesas, exemplo na foto o nosso parceiro do Clube @atmarestaurante

As vantagens de ter um cardápio digital com QR Code

O cardápio digital com QR Code já é uma tendência em inúmeros estabelecimentos no Brasil e no mundo. Desde pequenas lanchonetes e restaurantes de grande porte, a forma como o cliente consulta os produtos mudou bastante, exemplo na foto o nosso parceiro do Clube @atmarestaurante

O QR Code é colocado em cada uma das mesas, onde o cliente pode facilmente acessar o conteúdo do cardápio direto no seu celular. Essa forma de ofertar o menu proporciona uma experiência mais segura e prática ao consumidor do local. 

Em acréscimo, ainda também é possível viabilizar a opção de o cliente fazer o pedido pelo próprio aparelho, facilitando o atendimento dos garçons. Além disso, com o cardápio digital o estabelecimento pode disponibilizar o conteúdo em outros idiomas.

Como funciona o cardápio digital com QR Code

A tecnologia usada no QR Code consiste em um código contido num gráfico 2D, o qual armazena os dados e redireciona o cliente para um link específico. Para isso, o consumidor deve apontar a câmera do seu celular para o código, a leitura será feita de forma automática, que o direcionará ao link programado pelo estabelecimento.

O mais recomendável na utilização desse serviço é que o link ofereça mais do que apenas um menu estático. Além de imagens animadas e vídeos, o ideal é que o cardápio digital trabalhe com a opção de finalizar pedidos, realizar pagamentos e chamar o garçom caso necessário.

Por que ter um cardápio digital com QR Code

A automatização do cardápio concede ao cliente maior autonomia na hora de escolher seu pedido. Essa “liberdade” possibilita o aumento de consumo, já que o cliente pode escolher com calma sem sentir aquela pressão por ter alguém esperando. 

No entanto, para tudo girar dentro do programado, os garçons precisam estar treinados e conhecer bem como o cardápio digital funciona, pois, assim, eles poderão auxiliar o cliente em qualquer dúvida. Especialmente as pessoas que não são familiarizadas com a tecnologia. 

As vantagens do cardápio digital

Veja como investir em um cardápio digital pode aprimorar seu negócio.

1 – Economia no tempo de atendimento

Com a cardápio digital seu estabelecimento ganha muito mais tempo no pedido do cliente. O garçom tem todas as informações que precisa em mãos, inclusive sobre os pratos esgotados. Assim, não há necessidade de ir na cozinha verificar se algo está mesmo disponível.

O pedido é enviado no mesmo instante para a cozinha, evitando assim, a circulação de pessoas no local de produção dos alimentos.

2 – Reduz os erros nos pedidos

Muitas vezes os pedidos são anotados de forma equivocada, especialmente quando o lugar está cheio.  Cardápio digital traz o menu detalhado, portanto, os pedidos são recebidos com mais segurança, evitando erros até mesmo de entendimento.

3 – Integração com outros sistemas

Todo estabelecimento que busca o sucesso hoje no ramo da alimentação possui um serviço delivery. Os que ainda eram resistentes com a ideia, certamente mudaram de opinião durante a pandemia. Por isso, mais uma grande vantagem do cardápio digital é a opção de ser conectado com esse serviço.

Desse jeito, o cliente fica consulta o cardápio sem sair de casa. O cliente seleciona os itens que lhe convém, finaliza o pedido e faz o pagamento. Sua escolha vai direto para a cozinha, sem passar por intermediários. Um serviço mais rápido e seguro, com garantia de eficácia. 

4 – Atendimento padronizado

Com o menu interativo, o cliente consegue realizar o pedido de forma mais autônoma, pois todas opções de pratos aparecem à sua disposição. Através de um celular ou tablete, o cliente é capaz de agilizar o processo de preparação do seu pedido. Já que, ao ser escolhido, ele vai direto para a cozinha.

5 – Fácil de atualizar

Com o cardápio digital, se alguma coisa mudar, por menor que seja, não será necessário colocar uma “fita lembrete” em cada cardápio, ou pior ainda, ter de refazer todos eles. Alterações, ajustes, modificações de preços, produtos indisponíveis, inclusão de novos sabores, tudo isso pode ser feito de forma rápida, segura, sem nenhuma complicação. 

6 – Operações combinadas

Além da opção de delivery, o cardápio social também pode ser utilizado em serviços como takeway, o qual a pessoa escolhe de casa e apenas para no local para retirar o pedido. E também no já conhecido, drive-thru.

7 – Redução nos custos

A otimização operacional dos custos é outro benefício do cardápio digital. Algo que costuma acontecer nos detalhes. Isso acontece, por exemplo, a cada troca de menu. Ao invés de precisar reimprimir todo o material, basta atualizar o sistema e cada cardápio disponível terá as devidas alterações. No final das contas, esse pequeno diferencial, será significativo.

Como ter um cardápio digital em 7 passos práticos

Com a soluções do clube você cria um cardápio digital de maneira simples, rápida e grátis. Confira o passo a passo a seguir.

1 – Cadastre grátis sua empresa no app.

Acesso o site AQUI

2 – Registre seus produtos e inclua uma pequena descrição em cada um deles.

3 – Lembre de espalhar a novidade! Compartilhe a demanda digital nas redes sociais da sua empresa e diretamente com seus clientes.

4 – Para um atendimento mais personalizado, o cliente pode perfeitamente escolher o pedido por meio da comanda digital e entrar em contato com seu estabelecimento via WhatsApp. 

Após a escolha, ele tem a opção de ser redirecionado ao contato com a empresa para finalizar a compra por ali.

5 – A vantagem de optar por esse meio está na fidelização do cliente através do número do telefone. Isso porque depois da compra, o número será armazenado dos dados de base, para que no futuro, ele tenha mais benefícios. 

6 – Depois da venda o trabalho continua! Quando você estiver formado uma base de clientes, comece a fortalecer o pós-venda do seu negócio. Há diversos meios de promovê-lo, como promoções exclusivas e programa de pontos. Saiba como vender mais no pós-venda.

7 – As vendas crescem de maneira natural e escalável! Já pensou em trabalhar com SMS Marketing para a sua base de contatos? O serviço realiza disparos constantes para os clientes cadastrados, além de acompanhar os gatos e lucros do seu negócio.

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