O Valor de Aprender Com os Erros Dos Outros

Se você observar aquelas pessoas – no caso, empreendedores – que produzem excelentes resultados e lideram seu campo de trabalho, irá perceber que elas fazem coisas difíceis para alcançar os resultados que alcançam. Inclusive, são ações que os outros procuram evitar.  Se você olhar um pouco mais profundamente, poderá ter um vislumbre do motivo por […]

O Valor de Aprender Com os Erros Dos Outros

Se você observar aquelas pessoas – no caso, empreendedores – que produzem excelentes resultados e lideram seu campo de trabalho, irá perceber que elas fazem coisas difíceis para alcançar os resultados que alcançam. Inclusive, são ações que os outros procuram evitar. 

Se você olhar um pouco mais profundamente, poderá ter um vislumbre do motivo por eles optarem por fazer coisas difíceis. Enfim, você descobrirá que fazer coisas difíceis os impede de sofrer as consequências adversas que a maioria dos outros experimentam. 

Você percebeu que, a partir de uma simples observação, é possível aprender sem precisar cometer nenhum tipo de erro? Você pode evitar muitos erros no seu empreendimento e acelerar seus resultados, simplesmente reconhecendo o valor de aprender com os erros de outras pessoas.

Erros de prospecção

Você deseja facilitar a prospecção de novos negócios. Para realizar essa façanha complicada, você decide que é melhor enviar e-mails automáticos e padronizados, do que pegar o telefone e ligar para seus clientes em potencial, um a um.

Ao fazer isso, você acredita que está facilitando o contato com o maior número possível de clientes, com mais rapidez e sem ter que falar diretamente com seus clientes em potencial. 

Acontece que, com essa estratégia, alguns rejeitarão sua solicitação de uma reunião para proposta de venda. Além disso, grande parte lerá o e-mail e nunca responderá, deixando você no vácuo.

O erro aqui foi cometido e você não é obrigado a repeti-lo. Você pode evitar perder seu tempo e avançar em direção ao seu objetivo, fazendo o que é necessário: ligando. 

Agora imagine que você deseja uma reunião para compartilhar com o cliente o que torna a sua empresa e o seu produto ou serviço muito melhor do que o do concorrente. 

Você quer contar a eles sobre sua experiência de trabalho nessa empresa excepcional e todas as grandes vantagens que você pode oferecer. Você deseja perguntar a eles sobre os problemas que estão tendo com o concorrente. 

A proposta de valor que você oferece provavelmente não fará com que o cliente abra o calendário para encontrar espaço para uma conversa com você. Esse erro já foi cometido por tempo suficiente e com tanta frequência que existem soluções, caso você decida fazer melhor. 

Nesses dois exemplos, vemos erros comuns no mundo dos empreendimentos, e que normalmente se repetem diariamente em todos os cantos possíveis. 

Por que cometer esses erros, mesmo que seja uma única vez, se tanta gente já cometeu e você pode aprender apenas ouvindo e conhecendo essas histórias?

Erros de processo

Tratar uma venda complexa como se fosse uma venda comum é cometer um erro enorme e desnecessário. Primeiro, porque você age como uma mercadoria, garantindo que o cliente te trate dessa forma. 

Por mais que você queira culpar seu cliente por esse resultado, o problema pode ser sua abordagem de vendas. Todo vendedor quer fechar negócios rápido, mas os melhores investem o tempo necessário para vencer.

Você pode evitar conversas difíceis e questões complicadas durante a conversa de vendas. Você se sente desconfortável e, mais que isso, deseja evitar qualquer conflito na esperança de criar uma preferência de compra. 

Talvez você não queira falar sobre o que seu cliente precisará fazer do lado dele se quiser melhores resultados, algo que pode não deixá-lo feliz. Talvez você não queira dizer a eles que terão que gastar mais dinheiro.

Muitos vendedores deixaram de se dedicar à conversa com o cliente e perderam negócios que deveriam ter fechado. Muitos outros reconheceram o elefante na sala e fingiram que não havia elefante, apenas para sofrer as repercussões de não abordar o verdadeiro desafio de seu cliente. 

Novamente, é preciso ressaltar: você pode evitar esses erros.

Conclusão

Alguns vendedores, obstinadamente, farão o que querem, mesmo quando a realidade lhes oferece a dolorosa lição de que suas leis não são flexíveis, nem leva em consideração os sentimentos de alguém. 

Se você quiser melhorar seus resultados, terá que mudar as coisas que o impedem de produzir melhores resultados.

Sempre que você vê alguém contando suas experiências difíceis com muito cuidado, saiba que muitos deles não são forçados. Eles realmente cometeram erros feios no percurso pelo simples fato de não olhar para os lados. 

Em vez de cometer os mesmos erros, a pessoa que produz resultados excepcionais refinou sua abordagem, eliminando os erros fazendo o que for necessário para garantir seu sucesso. Essa é uma estratégia que pode ter levado anos para ser desenvolvida.

O valor de aprender com os erros que outras pessoas já cometeram é que você pode evitar esses erros. Ao adotar a prática de evitar os erros fazendo o que pode ser mais difícil, mas necessário, você acelera sua velocidade para resultados, cortando o tempo da sua curva de aprendizado.

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