Vendas online: dicas para aumentar o faturamento

A pandemia da Covid-19 obrigou todas as marcas a se posicionarem mais online, não é? Antes, já era fundamental saber posicionar o seu produto online para garantir o sucesso das vendas. Essa importância, porém, ganhou relevo no último ano. Com as empresas mais presentes na internet, aumentou também a concorrência. Por isso, mais do que […]

Vendas online: dicas para aumentar o faturamento

A pandemia da Covid-19 obrigou todas as marcas a se posicionarem mais online, não é?

Antes, já era fundamental saber posicionar o seu produto online para garantir o sucesso das vendas.

Essa importância, porém, ganhou relevo no último ano.

Com as empresas mais presentes na internet, aumentou também a concorrência.

Por isso, mais do que nunca, uma marca que vende pela internet deve buscar formas para potencializar seus resultados.

Estratégia sólida e melhorias constantes são o primeiro passo.

Vamos conversar sobre boas práticas para garantir o aumento do faturamento com as vendas online?

Tipos de venda online

Há basicamente duas modalidades de venda na internet: e-commerce e marketplace.

Cada um é útil de algum modo para diversos tipos de empresa.

– Marketplace: neste modelo de site, existe uma gama vasta de itens de marcas diferentes. Basicamente, porque o marketplace é o lugar de vendas online dos itens de qualquer empresa. 

É como se fosse uma vitrine, que reúne, no ambiente virtual, produtos de outras marcas, de segmentos diversos. No marketplace, há a exposição e venda dos produtos, por isso o espaço é visto como ótimo espaço para ter mais visibilidade. 

Porém, estar no marketplace é saber que o site não se preocupa com logística, já que essa modalidade de venda online se responsabiliza somente pelo processo de mediação da compra. 

Esse suporte é pago pelas marcas com um percentual obtido em cima do faturamento de cada uma das vendas online que o site realiza.

– E-commerce: modelo mais tradicional de venda online, é aqui que estão as lojas online. Ou seja, são os sites que vendem produtos e se responsabilizam por todo o processo de compra: do armazenamento ao envio para o consumidor. 

Portanto, esta modalidade de venda online é ideal para empresas com uma demanda consolidada de produtos e um público bem segmentado. Se esse for o seu caso, vale criar um site e vender os seus itens.

Como ter sucesso nas vendas online?

Como falamos anteriormente, para fazer vendas online é preciso ter planejamento estratégico.

Veja 6 dicas para suas vendas online terem mais sucesso e se destacaram diante da concorrência:

1. Planeje o funil de vendas

Há uma estratégia para a jornada de compra do cliente, do momento em que esse consumidor conhece a sua empresa, até o momento final da conversão. Por isso, é importante ser estratégico. Invista no funil de vendas para conquistar a fidelidade do seu público e converter os clientes em leads. 

2. Adapte-se às demandas tecnológicas

Em um universo onde as compras online são feitas cada vez mais por smartphones e tablets, as suas vendas devem corresponder às expectativas do cliente. Por isso, priorize a construção de um site responsivo, que se adeque a qualquer tipo de tela (desktop, tablet, celular). Quem não gosta de ter uma experiência de navegação agradável e confortável?

3. Esteja presente no maior número de canais possível

O seu público provavelmente acessa a sua empresa de formas diversas: redes sociais, sites, anúncios na Web. Esteja preparado para atender a todo tipo de cliente, porque isso significa maior probabilidade de aumentar os lucros. A dica principal aqui é: não limite as suas vendas online ao e-commerce. Faça anúncios na Web e nas redes sociais. Invista em marketplaces também.

4. Priorize o SEO

Otimização de SEO é uma forma de se destacar da concorrência, ou seja, de estar sempre no topo dos motores de busca (o Google é o mais conhecido). Trabalhar com esse conjunto de estratégias de SEO é uma maneira de abrir caminhos para que a sua marca seja encontrada.

5. Saiba quem é o seu público

Segmentar a atuação é o primeiro passo para planejar suas vendas online. É necessário conhecer o seu público-alvo para definir a sua persona. Depois disso, o seu planejamento estratégico definirá a linguagem para comunicar com os clientes, a forma de abordagem, os próprios canais de venda mais apropriados com o seu público e também as campanhas de divulgação. Segmentar é fundamental!

6. Mensure resultados

Procure sempre monitorar o número de vendas online do seu negócio, inclusive quem abandona o carrinho e o tempo de permanência na página. Com essas informações, é possível ter uma visão ampla, profunda e embasada, que poderão nortear as suas estratégias.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow