Saiba o que é um Progressive Web App (PWA) e quais são as vantagens desse tipo de aplicação

Um Progressive Web App (PWA) combina funcionalidades de apps nativos e de páginas da web, trazendo benefícios para negócios e usuários O post Saiba o que é um Progressive Web App (PWA) e quais são as vantagens desse tipo de aplicação

Saiba o que é um Progressive Web App (PWA) e quais são as vantagens desse tipo de aplicação

Quando os aplicativos para celulares se tornaram populares, na época do lançamento do primeiro iPhone, trouxeram diversos recursos que não existiam quando se acessava a internet pelo computador. Notificações push, GPS e funcionamento offline são só alguns exemplos.

Na época, quem desenvolvia sites não tinha como replicá-las. Mas, 15 anos depois, muita coisa mudou. Atualmente, a web oferece mais possibilidades, de maneira semelhante ao que acontece com os dispositivos móveis. 

É aí que entram os Progressive Web Apps, ou PWA, aplicações web que reúnem o melhor dos dois mundos, combinando funcionalidades dos apps para dispositivos móveis e também de páginas da web.

Curioso para saber o que é, como funciona e quais são as vantagens da tecnologia PWA? Continue a leitura!

Caixa de Ferramentas de Marketing Digital

Preencha o formulário abaixo para ter acesso a 76 templates e ferramentas gratuitas para a sua equipe!

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que são Progressive Mobile Apps (PWA)?

Um Progressive Web App (PWA) é uma aplicação web desenvolvida usando tecnologias específicas para aproveitar recursos de apps nativos e da web.

Para entender melhor, você pode pensar em um PWA como um site construído usando tecnologias da web, mas que, quando acessado, o usuário sente que está utilizando um aplicativo móvel. 

Os aplicativos feitos para o celular oferecem uma melhor experiência aos usuários: podem funcionar offline, basta tocar no ícone para acessá-los, são melhor integrados aos diferentes sistemas operacionais.

Por outro lado, ter acesso a eles exige mais esforço da parte de quem usa. Afinal, é preciso encontrá-los na loja de aplicativos, baixá-los, instalá-los e, finalmente, abri-los. Além disso, muitos aparelhos não têm espaço de armazenamento para comportar tantos downloads.

Uma página da web, por outro lado, pode ser encontrada mais facilmente em sites de busca como o Google, não requer instalação e pode ser compartilhada com o envio de um link. 

O que a tecnologia PWA faz, portanto, é aproveitar o melhor desses dois mundos. 

Quais são as características de um PWA?

Para criar um Progressive Web App, os desenvolvedores utilizam diversas tecnologias e padrões específicos, APIs e outros recursos.

Porém, não é tão óbvio dizer se uma página é um PWA ou não. Uma aplicação web pode ser considerada PWA quando atende a alguns requisitos, como funcionar offline, ser instalável, enviar notificações, entre outros. 

Estes são alguns princípios que uma aplicação web deve seguir para ser considerada um PWA:

  • Poder ser encontrada em mecanismos de busca 
  • Ser instalável 
  • Ser compartilhável por meio de uma URL
  • Funcionar offline ou com conexão instável
  • Usar aprimoramento progressivo (progressive enhancement), ou seja, permitir que todos acessem o conteúdo básico da aplicação, independentemente do navegador, oferecendo uma versão aprimorada para usuários com dispositivos mais modernos ou conexão melhor 
  • Enviar notificações quando houver novidades 
  • Ser responsiva, adaptando-se aos diferentes dispositivos, como smartphone, tablet e computador
  • Ser segura
  • Quais são as vantagens dos PWAs?

Será que vale a pena investir em um Progressive Mobile App? A resposta é sim. Esse tipo de aplicação traz uma série de vantagens para os usuários, estimulando-os a acessarem a página da sua empresa.

Conheça os benefícios do PWA para os usuários e para os negócios:

Para os usuários

  • Tempo de carregamento mais curto 
  • Bom desempenho mesmo em navegadores antigos, conexão ruim ou offline
  • Recursos semelhantes aos dos apps móveis 
  • Não há necessidade de acessar a loja de aplicativos 
  • Atualizações instantâneas 

Para as empresas

  • Mais engajamento e conversão de usuários 
  • Possibilidade de aparecer nos mecanismos de busca 
  • Transição suave das mídias sociais para o web app 
  • Menos esforços de desenvolvimento

Quando criar um Progressive Web App?

O PWA é uma ótima opção quando a empresa quer migrar para um app, oferecendo uma boa experiência aos usuários com funcionalidades simples e agilidade.

É importante lembrar, no entanto, que, por ser um ambiente híbrido, o PWA tem limitações em comparação com apps nativos, principalmente quando se fala de funcionalidades mais robustas. Sendo assim, convém analisar as necessidades do seu negócio para concluir qual opção é a mais adequada.

Além disso, vale dizer que o PWA e o app nativo não são excludentes. A empresa pode ter os dois, o primeiro para facilitar o acesso dos usuários aos recursos mais básicos e o segundo para oferecer funcionalidades mais avançadas.

>> Leia também: Google Analytics 4: o que mudou e como se preparar para o fim da versão Universal

3 exemplos de PWA

Como falamos, um PWA não é tão óbvio de identificar. Mas vamos citar alguns exemplos que podem ajudar.

Pinterest

O Pinterest decidiu investir em PWA depois de perceber que apenas 1% dos visitantes não autenticados do site faziam login, criavam uma conta ou instalavam o app nativo.

O site móvel foi refeito para oferecer uma melhor experiência e hoje é bastante parecido com o aplicativo nativo. Atualmente, a versão PWA também está disponível para download com o nome Pinterest Lite.

pinterest pwa

Spotify

O Spotify, streaming de música mais popular do mundo, tem uma versão PWA que pode ser acessada no navegador pelo computador ou celular, permitindo ouvir músicas e podcasts com uma boa experiência sem precisar instalar nada. 

spotify pwa

2048

O 2048 é um jogo lançado em 2014 como um app gratuito para Android e iOS cujo objetivo é combinar blocos com o mesmo número até chegar ao número que dá nome ao game.

Uma versão PWA também está disponível, podendo ser acessada de qualquer navegador. Com transições suaves e tela cheia, é difícil diferenciar o site do app nativo. Além disso, é possível jogar offline pela página.

Gostou de saber mais sobre o que é PWA?

Se você quer continuar aprendendo sobre como melhorar a presença do seu negócio na internet, baixe nossa Caixa de Ferramentas de Marketing Digital, um kit gratuito com 76 planilhas, checklists, templates e mais ferramentas para facilitar o seu dia a dia. É só preencher o formulário abaixo!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow