Geração de leads: como criar uma boa lista de contatos

Para obter os melhores resultados com suas ações de marketing é preciso contar com uma base de contatos engajada. Uma boa captação de leads pode ajudar você a atrair e fidelizar pessoas! Depois que você começa a construir uma base de contatos, fica mais fácil mostrar todos os benefícios de ...

Geração de leads: como criar uma boa lista de contatos

Para obter os melhores resultados com suas ações de marketing é preciso contar com uma base de contatos engajada. Uma boa captação de leads pode ajudar você a atrair e fidelizar pessoas!

Depois que você começa a construir uma base de contatos, fica mais fácil mostrar todos os benefícios de receber campanhas e promoções. A partir do momento em que o contato entra na sua base, mantê-lo será um desafio constante.

A qualidade da sua base de contatos está diretamente relacionada com a disposição deles para receber conteúdos sobre seu produto ou serviço.

Quer atrair potenciais clientes para sua marca, estabelecer uma comunicação efetiva com eles e aumentar suas taxas de conversão? Então, você vai saber:

  • 7 estratégias para geração de leads;
  • Como manter sua lista de emails;
  • O que fazer depois da geração de leads.

Acompanhe!


7 estratégias para geração de leads

Garantir que os melhores leads cheguem até a sua marca vai garantir que seus esforços produzindo conteúdo serão, de fato, relevantes. Isso vale tanto para criar uma base de contatos quanto para fidelizar o público ao longo do tempo.

Veja algumas ações indispensáveis para aumentar sua geração de leads!

como criar uma lista de contatos - inbound marketing#1: inbound marketing

Essa metodologia consiste na criação de conteúdo que atrai o usuário até a sua marca, seja pelo seu site ou então nas redes sociais.

O grande diferencial do inbound marketing é que o primeiro contato dos consumidores com a sua marca será feito a partir da atitude deles. Nada de investir pesado em anúncios sem segmentação ou impulsionar posts sem critério algum: o inbound é uma das formas mais seguras de atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Usuários que buscam soluções relacionadas ao seu produto podem ter o primeiro contato com a sua marca a partir de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Blog posts, podcasts e ebooks são apenas alguns exemplos de ações de inbound marketing que podem ajudar você a aumentar a captação de contatos que possam se tornar clientes.

Além disso, qualificar o lead é essencial para gerar novas vendas. Além dos conteúdos citados acima, analise o comportamento do público com a sua marca para entender quais tipos de material podem ser relevantes para gerar engajamento. Com esse tipo de verificação, você entende em qual etapa do funil de vendas cada contato se encontra e cria as ações perfeitas para cada um deles.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade: do início ao fim

captação de contatos no site - lista de contatos#2: captação de contatos no site

Depois que você gera acessos ao seu site, é hora de pensar em como fazer com que os visitantes (que ainda são anônimos) informem alguns dados pessoais para permanecer em contato com a sua marca. Mas, como fazer isso?

O primeiro passo é definir quais páginas do site serão usadas para captar contatos, através de formulários de cadastro. Uma forma de escolher as melhores páginas é identificando quais delas possuem maior número de acessos. Afinal, se muitas pessoas passam por uma determinada página, vale inserir um formulário de cadastro nela, não acha?

Os formulários podem ser inseridos em espaços fixos do site, como por exemplo na lateral da página e/ou no final dela, ou então podem ser exibidos por meio de pop-ups, que sejam exibidas conforme a navegação do usuário. Ao inserir pop-ups no site, certifique-se de que a exibição delas esteja de acordo com algum interesse do usuário, oferecendo benefícios exclusivos ou a oportunidade de permanecer em contato com a sua marca.

Se o usuário navega em uma página sobre produtos, mas está prestes a sair dela, apresente a ele um formulário para que entre em sua lista de contatos de email e receba novidades da sua marca, promoções etc. Em páginas com foco em conteúdo, os formulários podem ser usados para atrair este público para a sua newsletter.

landing pages - lista de contatos#3: crie landing pages

Landing pages são páginas criadas com o objetivo de atrair mais usuários até a sua marca. Essas páginas podem ser usadas para promover produtos específicos ou mesmo eventos que você pretende realizar.

Independente da finalidade, você pode ter boas páginas de captura de novos contatos através da criação de um conteúdo de qualidade, que apresente todos os benefícios do produto ou serviço que deseja oferecer.

Lembre-se também de inserir formulários de inscrição para permanecer em contato com o público. Solicite apenas informações essenciais para criar uma comunicação relevante com quem acessar a landing page.

Você pode inserir imagens, vídeos, gifs e textos para promover o seu produto ou ação específica. Lembre-se de ser objetivo ao criar o conteúdo: nada de prolongar demais sua mensagem e se tornar cansativo. Por fim, insira um call to action que estimule o usuário a encaminhar as informações solicitadas.

Quer saber como criar as melhores landing pages e aumentar seu público? Então, assista o vídeo abaixo que compartilhamos com você sete dicas especiais:

transforme os seguidores das redes sociais em leads lista de contatos#4: transforme os seguidores das redes sociais em leads

As redes sociais podem ser usadas de forma bastante efetiva para atrair clientes em potencial para a sua marca. A geração de leads é como um reconhecimento que você recebe ao criar publicações relevantes para quem já segue sua marca e para quem pode seguir a partir de compartilhamentos ou resultados de busca.

Criando um calendário editorial para produzir conteúdo relevante para os seus seguidores, você os mantém engajados, atrai mais público e ainda gera mais acessos para canais como por exemplo o seu site. Nas publicações, use hashtags relacionadas ao seu nicho para fazer com que mais pessoas interessadas no tipo de serviço que oferece encontrem sua marca.

Depois de atrair os seguidores, é hora de pensar em como eles podem se tornar leads de fato. Use recursos como a bio do instagram e os links que pode inserir nas publicações em outras redes sociais para levar o público para o seu site ou outros canais que utilize para a comunicação, como por exemplo o email marketing.

faça anúncios segmentados nas redes sociais lista de contatos#5: faça anúncios segmentados nas redes sociais

Outra alternativa para gerar leads nas redes sociais, caso esteja em condições de investir um pouco mais, são os anúncios.

Com o Facebook Lead Ads, você cria anúncios que levam os usuários para um formulário de cadastro. Essa ferramenta permite a segmentação de público para os anúncios. Você pode anunciar no Facebook ou no Instagram considerando a interação do público nas publicações, navegação no site ou em aplicativos, além de poder importar a lista de contatos que deve ser impactada pelo anúncio.

Tipos de públicos para anúncios no Facebook

O LinkedIn também conta com um tipo de anúncio específico para atrair novos leads, que permite a segmentação de público com base em informações demográficas, dados de interação no site e muito mais. De acordo com um estudo divulgado pela própria rede social, 4 em cada 5 usuários do LinkedIn possuem influência na hora de decidir se um negócio será realizado.

Leve o digital para espaços físicos para construir uma lista de contatos#6: Leve o digital para espaços físicos

Você não precisa escolher entre marketing tradicional e marketing digital para conquistar novos clientes. Que tal manter todas as possibilidades conectadas e qualificar ainda mais sua comunicação?

Se você atua com lojas físicas, não deixe de integrá-las com seus canais de comunicação online. Sabe quando a gente entra em uma loja só pra “dar uma olhadinha”, vai embora e simplesmente não volta mais? É possível evitar que as pessoas façam isso ao visitar a sua loja!

Uma boa maneira de fazer isso é através da inserção de totens na loja física. Assim, caso alguém vá até sua loja, mas não compre nenhum produto, você pode dar a essa pessoa a oportunidade de informar um email e/ou telefone para que receba todas as novidades da loja, descontos especiais e outros benefícios.

Ao participar de eventos você também pode adotar essa estratégia. Afinal, se uma pessoa visita o seu espaço naquele evento ou conversa com você sobre os produtos que oferece, existe alguma chance dela permanecer em contato e eventualmente se tornar um futuro cliente.

Que tal contar com a ajuda de quem já acompanha sua marca? para construir uma base de contatos#7: Que tal contar com a ajuda de quem já acompanha sua marca?

Por último, uma das formas de atrair novos consumidores que é esquecida por algumas marcas. 77% dos consumidores se motivam a adquirir um produto quando ele é indicado por outras pessoas. Já que este é um número tão significativo, nada melhor do que contar com a ajuda de clientes e seguidores engajados para aumentar o seu alcance.

O marketing de referência, como é conhecido esse conjunto de ações para colocar sua empresa em destaque a partir da colaboração de clientes e parceiros em geral, pode ser colocado em prática de diversas maneiras.

Seja através de ações nas redes sociais, criando promoções e oferecendo benefícios que estimulem os seguidores a compartilharem suas experiências com outras pessoas ou então com a ajuda de um programa de marketing de afiliados, você pode garantir ainda mais credibilidade para o seu negócio.

Não se esqueça também de pensar em ações de marketing de relacionamento. Afinal, a fidelização de clientes é essencial para, quem sabe, garantir que eles indiquem sua marca e até mesmo comprem novamente.


Como manter sua lista de emailsComo manter sua lista de emails

O e-mail marketing é uma das formas de marketing digital disponíveis no mercado com maior retorno sobre investimento. No entanto, não basta ter uma lista com milhões de contatos se não há engajamento por parte deles.

Veja abaixo duas dicas para qualificar a gestão de sua lista de contatos:

Utilize o Double Opt-In

O double opt-in consiste no seguinte: alguém se cadastra na sua lista de contatos através de algum formulário de newsletter, ou inscrição de evento em seu site.

Será enviado então um e-mail automático de confirmação para o contato após o preenchimento do formulário; se ele confirmar, passará a fazer parte da sua base.

Com esta abordagem, você evita boa parte da má reputação ocasionada por denúncias de spam.
As taxas de visualização e clique de bases double opt-in costumam ser até 20% maiores.

Proteção extra contra a concorrência

Sim, infelizmente há concorrentes que cadastram e-mails de outras pessoas na sua lista de contatos só para gerar denúncias contra você. É uma tremenda má fé, mas se trata de algo bastante comum.

O double optin é o mecanismo conhecido mais efetivo contra esse tipo de prática.


O que fazer após a geração da lista de emailsO que fazer depois da geração de leads

Segmentação da lista de contatos

Não basta a base ser opt-in. Evite inundar a caixa de entrada do seu cliente com assuntos que não lhe interessam. A segmentação tem relação direta com a manutenção da base, ou seja, manter o cliente na base sem que ele se descadastre.

Suas ações não devem ser um incômodo. Se isso acontecer, o número de opt-outs será maior que a de reposição da base, prejudicando o seu alcance.

Qualificar sua produção de conteúdo é entender o que interessa para cada potencial cliente e mensurar o engajamento nas ações realizadas.

Nutrição da lista de leads

Assim que qualificar a geração de leads, é hora de pensar em como engajar o público. Em resumo, a nutrição de leads consiste em entregar ao público aquilo que eles confirmaram interesse em receber (promoções, conteúdo informativo etc.).

A automação de marketing pode ajudar você a identificar o interesse de cada lead e criar uma comunicação segmentada. Você pode, por exemplo, analisar a navegação dos leads no seu site para entender quais tipos de página ele tem acessado e personalizar o conteúdo enviado considerando essa informação.

Além disso, você pode criar fluxos de automação com base no engajamento do público com envios de email, analisando quais mensagens o usuário abriu ou quais links da sua peça ele acessou. Com uma plataforma de automação de marketing, você também consegue mensurar a efetividade de cada ação realizada.

Saiba como funciona a plataforma de automação da Dinamize:

Identifique oportunidades de venda

Diferenciar os leads mais engajados daqueles que ainda precisam de mais tempo para se motivar a comprar é vital para qualificar suas vendas. Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é através de uma prática conhecida como lead scoring.

O lead scoring tem como objetivo atribuir pontos para o público conforme ele interage com a sua marca. Com a ajuda de uma ferramenta de automação, podem ser analisadas interações em envios de email, engajamento no site (desde que esteja integrado com a plataforma), preenchimento de formulários e outras ações.

Sempre que um usuário interage, ele ganha uma quantidade de pontos. Para identificar oportunidades de venda, basta definir uma pontuação limite para que ele seja considerado um lead mais engajado e, portanto, mais disposto a comprar. Você também pode criar um fluxo de automação que classifique o contato que atingir essa pontuação como uma oportunidade de negócio e, com isso, criar outras ações que o motivem a comprar.

Veja como utilizar este recurso:

Relacionamento contínuo com a lista para gerar novas vendas

Como falamos anteriormente, pensar na fidelização de clientes é essencial para atrair novos consumidores para a sua empresa e até mesmo garantir que esses clientes voltem a comprar. Um bom relacionamento, que busca entender as necessidades de cada cliente e, principalmente, que dá espaço para que ele dê feedbacks sobre a experiência de compra é a base dessa fidelização.

Para você ter ideia da importância do bom relacionamento com os clientes, a Bain&Company fez um estudo que indica que apenas 47% dos clientes com reclamações não resolvidas permanecem comprando da marca; por outro lado, 95% daqueles com problemas que foram solucionados rapidamente permanecem como clientes.

Criar programas de fidelidade também pode ajudar a qualificar seu relacionamento com os consumidores. Você pode oferecer descontos, prêmios e sorteios especiais, criar algum tipo de espaço exclusivo para consumidores e muito mais.

Saiba tudo sobre fidelização de clientes.

Atualize sua lista de contatos periodicamente

Lembre-se, os contatos são pessoas reais, que trocam de e-mail pessoal, de emprego etc. Então, crie métricas que permitam avaliar se os contatos de sua lista têm interagido com as campanhas realizadas, e excluir os contatos que já não respondem.

A limpeza de base ajuda você a melhorar a qualidade dela, pois aumenta a eficiência de suas ações e, sobretudo, protege a reputação de seu domínio e remetentes utilizados.

Enviar e-mails para pessoas que já não existem, pode causar problemas para a sua reputação junto aos provedores! Existem e-mail falsos, chamados SPAMTRAPS, que geralmente são e-mails de pessoas cujas contas de e-mail foram inativadas por desuso, mas que passam a ser usados como armadilha para pegar quem faz SPAM.

Se você mandar e-mail para um SPAMTRAP, vai queimar seu filme. Custa bastante recuperar a reputação de um domínio detectado como spammer.

Quer aprender mais sobre a jornada de compra?


Conclusão

Garantir uma boa geração de leads é um trabalho recorrente, mas que pode trazer resultados ainda mais satisfatórios para você. Por isso, use as dicas que compartilhamos por aqui para garantir cada vez mais consumidores engajados acompanhando sua marca!

Mas e aí, bora aumentar sua captação de contatos para sua base da forma certa? 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow