IA para pequenas empresas: 4 ferramentas para começar!

Grandes organizações já contam com automatizações avançadas impulsionadas por IA para agilizar processos internos e personalizar a experiência do cliente no mais alto nível. Mas, como ficam os negócios menores? É possível usar IA para pequenas empresas, ou se trata de um investimento de valor elevado? Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique […] The post IA para pequenas empresas: 4 ferramentas para começar!

IA para pequenas empresas: 4 ferramentas para começar!

Grandes organizações já contam com automatizações avançadas impulsionadas por IA para agilizar processos internos e personalizar a experiência do cliente no mais alto nível. Mas, como ficam os negócios menores? É possível usar IA para pequenas empresas, ou se trata de um investimento de valor elevado?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! ????

Principais aprendizados deste artigo:

  • Inteligência artificial (IA) se refere a um conjunto de sistemas que ensinam um computador a processar informações de forma similar ao cérebro humano. 
  • Os principais mecanismos de IA incluem machine learning, redes neurais artificiais, processamento de linguagem natural (PNL) e algoritmos de busca.
  • A IA para pequenas empresas automatiza a coleta e a análise de dados, permitindo uma profunda compreensão sobre o comportamento dos clientes. Além disso, é essencial para identificar padrões e tendências de vendas e marketing.
  • Pequenas empresas devem apostar em soluções de IA acessíveis, como ChatGPT, plataformas de automação de marketing, chatbots de atendimento, sistema de CRM. Saiba mais sobre CRM em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
  • É possível usar o ChatGPT para atividades como criação de conteúdo, integração com chatbots de atendimento, pesquisas de mercado e criação de e-mail marketing.
  • Sistemas de CRM oferecem recursos específicos de IA que podem transformar o processo comercial e elevar a aquisição de clientes. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR, conheça o VoIP GPT e descubra o poder da IA nas vendas!

Pequenas empresas podem, definitivamente, se beneficiar muito da inteligência artificial, sem a necessidade de dispensar altos valores de investimento para isso.

Aliás, a IA tem sido um dos temas centrais nas organizações nos últimos meses, e a tendência é que ela se torne cada vez mais democrática e mais atraente para pequenos negócios. 

Para se ter ideia, um relatório da Constant Contact aponta que 74% das pequenas empresas estão interessadas em usar IA em seus negócios.

Nós sabemos o quão desafiador é gerenciar uma empresa tendo recursos limitados.

A boa notícia é que a IA para pequenas empresas é acessível e, sobretudo, muito eficiente para dar apoio aos empreendedores nessa missão.

Por isso, elaboramos um conteúdo para apresentar 4 ferramentas de IA para pequenas empresas que você deve conhecer para aprimorar o seu negócio e melhorar o relacionamento com os clientes, e com isso, fazer a sua marca crescer.

Continue a leitura para conferir!

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) se refere a um conjunto de sistemas que ensinam um computador a processar informações de forma similar ao cérebro humano. Por meio de programação e treinamento, a IA permite que as máquinas interpretem dados, reconheçam padrões e tomem decisões com base em experiências passadas e informações presentes. 

Tais “experiências passadas” nada mais são do que exemplos e orientações que são fornecidos aos sistemas.

Por exemplo, para treinar um sistema de reconhecimento de gatos, você precisa alimentá-lo com milhares de imagens de gatos e dizer: “Isso é um gato, isso é um gato, isso é um gato.” 

Com base nesses exemplos, a IA aprende a identificar gatos em novas imagens. 

Ou seja, quanto mais dados de treinamento de qualidade ela recebe, mais precisas se tornam suas decisões e reconhecimentos futuros. 

Para isso, a IA conta com mecanismos que, até este momento, podem já não ser estranhos para você. São eles:

  • machine learning;
  • redes neurais artificiais;
  • processamento de linguagem natural (PLN);
  • algoritmos de busca.

Quais os benefícios da IA para pequenas empresas?

Aparentemente, os benefícios da IA para pequenas empresas são ilimitados, o que torna essa tecnologia uma ferramenta extremamente valiosa para a expansão dos negócios.

De acordo com o mesmo relatório da Constant Contact que citamos anteriormente, muitas empresas relatam economia de tempo significativa. 

Cerca de 33% delas economizam mais de 40 minutos por semana em atividades de marketing, graças à IA e à automação

Além disso, 60% das pequenas empresas que já incorporaram a IA em seu marketing destacam que estão trabalhando com maior eficiência.

Adicionalmente a esses dados, podemos afirmar que a IA para pequenas empresas:

  • automatiza a coleta e a análise de dados, permitindo uma profunda compreensão sobre o comportamento dos clientes;
  • é essencial para identificar padrões e tendências de vendas, marketing, estoque, atendimento, entre outros;
  • torna a personalização mais acessível, desde abordagens de marketing até recomendações de produtos;
  • melhora a experiência do cliente;
  • impulsiona as vendas ao identificar, facilmente, as negociações com maior probabilidade de compra;
  • automatiza tarefas repetitivas, possibilitando que a equipe se concentre em tarefas estratégicas, economizando tempo e recursos;
  • ajuda na tomada de decisões, fornecendo insights e análises de dados para orientar a estratégia de negócios;
  • otimiza os processos internos promovendo a eficiência operacional.

Vale ressaltar que a IA tem a capacidade de melhorar ao longo do tempo, tornando-se ainda mais inteligente à medida que é utilizada. 

Isso significa que a inteligência artificial pode crescer junto ao seu negócio, pois suas capacidades podem ser aprimoradas continuamente, oferecendo um benefício a longo prazo. 

4 ferramentas de IA para pequenas empresas

Agora que você já sabe o que é inteligência artificial e quais as suas vantagens, conheça 4 ferramentas que te ajudarão a levar o seu negócio para o próximo nível. São elas:

  • ChatGPT;
  • Plataformas de automação de marketing;
  • Chatbots de atendimento;
  • Sistema de CRM.

ChatGPT

O ChatGPT teve seu lançamento oficial no final do ano de 2022. 

Até agora, o “hype” continua muito relevante, pois muitas empresas puderam realizar integrações entre o seu sistema e a inteligência artificial da OpenAI para explorar uma gama de automações.

E mesmo para pequenas empresas, o ChatGPT pode ser uma plataforma determinante para inúmeras atividades.

Antes de falarmos mais sobre como usar essa IA para pequenas empresas, vamos relembrar do que ela se trata.

Em síntese, o ChatGPT é um modelo de linguagem especializado desenvolvido pela OpenAI, treinado para produzir textos de qualquer tipo, como um ser humano, utilizando os dados da internet.

Para isso, é preciso inserir comandos, também chamados prompts, que são informações e dados que visam fornecer uma ideia para um processo criativo.

É possível, por exemplo, pedir para que o ChatGPT reescreva o hino nacional brasileiro com o objetivo de torná-lo uma música infantil, ou então, dar ideias de presentes de Natal e até mesmo escrever o prefácio de uma ficção científica. 

Nos negócios, a capacidade do ChatGPT não deixa de ser impressionante. 

Por meio de prompts, você é capaz de desbloquear uma série de oportunidades e automações em seus negócios. 

Veja algumas maneiras pelas quais esta IA para pequenas empresas pode te ajudar:

  • criação de conteúdo;
  • integração com chatbots de atendimento;
  • pesquisas de mercado;
  • criação de e-mail marketing;
  • tradução;
  • copywriting para anúncios;
  • resumo de documentos;
  • previsão de demanda;
  • segmentação de clientes.

Plataformas de automação de marketing 

As plataformas de automação de marketing não são, em si, uma inteligência artificial. 

Na verdade, este tipo de sistema oferece recursos impulsionados por IA que podem fazer toda a diferença para as ações de marketing de pequenas empresas.

Os exemplos mais comuns envolvem: 

  • segmentação de público;
  • personalização de conteúdo;
  • automação de e-mails;
  • análise de campanhas;
  • remarketing inteligente;
  • otimização de mídias sociais;
  • previsão de tendências.

Vale ressaltar que, ainda citando o relatório da Constant Contact, 60% das pequenas empresas afirmam que atrair novos clientes é o maior desafio que o seu negócio enfrenta atualmente.

Ainda, 35% das PMEs relatam dificuldades para transformar visitantes em clientes.

Para solucionar essas questões, 26% dos pequenos negócios dizem que já usam IA ou automação, e os principais casos de uso são mídias sociais (52%), criação de conteúdo generativo (44%) e marketing por email (41%).

Os resultados parecem estar sendo positivos, afinal, 28% das pequenas e médias empresas esperam que a IA e/ou a automação economizem pelo menos US$ 5.000 no próximo ano.

Aproveite e conheça mais ferramentas para impulsionar o seu negócio:

Chatbots de atendimento

Uma ferramenta de IA para pequenas empresas fundamental são os chatbots de atendimento.

Em suma, os chatbots são aplicações alocadas em sites, plataformas ou apps, que simulam conversas entre duas pessoas em forma de mensagens de texto. Com a IA, isso ocorre de maneira automatizada.

Nos últimos anos, os chatbots se tornaram uma ferramenta de atendimento indispensável para as marcas que desejam fornecer suporte rápido, a qualquer momento, e em qualquer lugar.

Isso porque os clientes podem ter problemas e dúvidas nas mais variadas horas do dia, e quando dependem de um atendente humano, muitas vezes podem se sentir frustrados ao esperar muito tempo por assistência.

Os chatbots de atendimento vieram para resolver esse problema de forma eficaz, e mais do que isso, para facilitar a coleta de dados e o registro das interações dos clientes.

Tudo isso ocorre por meio de um atendimento disponível 24/7, preparado para responder rapidamente às necessidades dos clientes, e orquestrado conforme a demanda de cada negócio.

Sistema de CRM

Assim como as plataformas de automação de marketing, o sistema de CRM também não é, de fato, uma inteligência artificial, porém oferece recursos específicos de IA que podem transformar o processo comercial e elevar a aquisição de clientes.

Aqui no CRM do Agendor, temos dois exemplos práticos de como a IA para pequenas empresas não se trata de um sonho distante. 

Pelo contrário: você pode ter acesso ao potencial da inteligência artificial em poucos cliques com a nossa solução. 

Primeiramente, apresentamos a funcionalidade Fluxo Inteligente de Atividades, um recurso pensado especialmente para automatizar a gestão de oportunidades dos vendedores.

Assim, o app reproduz seus alinhamentos com os vendedores para que eles fechem vendas com mais agilidade e autonomia.

Entenda como funciona, na prática:

Outra funcionalidade que não podemos deixar de destacar é o VoIP GPT, nosso telefone virtual que cria resumos inteligentes das ligações com os clientes assim que elas são encerradas.

Os benefícios do VoIP GPT do Agendor incluem:

  • Economia de tempo e aumento nas vendas: uma vez que usamos IA para pequenas empresas para que possam automatizar o processo de revisão de conversas, ganhando tempo para a equipe focar nas vendas.
  • Tomadas de decisão certeiras: identificamos automaticamente os pontos mais importantes da conversa para que gestores e vendedores possam tomar decisões mais assertivas.
  • Melhoria no atendimento ao cliente: o VoIP permite identificar problemas recorrentes com clientes e descobrir oportunidades de vendas mais rápido que um piscar de olhos.
  • Aprimoramento da eficiência operacional: os vendedores se concentram nas abordagens comerciais por telefone e o VoIP GPT do Agendor se encarrega de tomar notas e prover os insights das ligações.

Que tal começar a investir em IA para pequenas empresas agora mesmo e mudar o rumo do seu negócio para o próximo nível?

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow