Feedforward: como incentivar o desenvolvimento de novas competências?

O feedforward é uma técnica utilizada para fomentar o desenvolvimento de diversas competências dos profissionais com foco no futuro.  Enquanto o feedback se baseia no que já aconteceu para gerar orientações, essa abordagem aponta quais habilidades ainda precisam ser trabalhadas para melhorar a performance dos colaboradores.  Principais aprendizados deste artigo O feedforward é um conceito […] The post Feedforward: como incentivar o desenvolvimento de novas competências?

Feedforward: como incentivar o desenvolvimento de novas competências?

O feedforward é uma técnica utilizada para fomentar o desenvolvimento de diversas competências dos profissionais com foco no futuro

Enquanto o feedback se baseia no que já aconteceu para gerar orientações, essa abordagem aponta quais habilidades ainda precisam ser trabalhadas para melhorar a performance dos colaboradores. 

Principais aprendizados deste artigo

  • O feedforward é um conceito que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de novas habilidades com foco no aprimoramento futuro dos profissionais.
  • Essa metodologia segue o caminho oposto do feedback, prática que dá aos profissionais diretrizes com base em acontecimentos passados.
  • A aplicação desse conceito gera benefícios para todos os envolvidos, tais como aumento do nível de engajamento e de motivação dos colaboradores, o que tende a gerar mais resultados para o negócio.
  • Essa técnica pode ser utilizada em diferentes momentos, por exemplo, durante treinamento de vendas. Saiba mais sobre esse tema conferindo o webinar: “Como treinar equipes de vendas em prospecção”

Esse conceito — que incentiva e potencializa a evolução profissional dos funcionários individualmente, trazendo resultados coletivos — gera diversas vantagens para todos os envolvidos. 

Por exemplo, os colaboradores se sentem mais motivados, os líderes aprimoram suas gestões e a empresa tem a chance de elevar seu índice de retenção de talentos.

Mas, fora isso, por quais outras razões você precisa saber o que é feedforward? Bem, aqui podemos lembrar que atrair e reter bons vendedores não se limita a salários e benefícios interessantes.

De acordo com o levantamento “Tendências Globais de Talentos”, elaborado pelo LinkedIn, sim, remuneração e benefícios são extremamente valorizados por candidatos a uma vaga de empresa.

Porém, atualmente, as pessoas também buscam pela oportunidade de aprender novas competências e de avançar em suas carreiras. E o conceito feedforward vai exatamente ao encontro dessas expectativas.

Esse motivo, por si só, já justifica porque você precisa entender mais sobre essa técnica, concorda?

Então, siga a leitura deste artigo e confira, em detalhes, tudo sobre essa ferramenta de desenvolvimento de habilidades com foco no crescimento futuro da sua equipe!

O que é feedforward?

Feedforward é uma metodologia utilizada para orientar e propor mudanças aos profissionais que ajudarão a melhorar suas performances em médio e longo prazo.

Em outras palavras, trata-se de uma técnica que pode ser usada por gestores, líderes e Recursos Humanos para fomentar o desenvolvimento de novas habilidades que contribuirão com o desempenho futuro dos colaboradores.

O termo “feedforward” foi usado pela primeira vez por Marshall Goldsmith, educador executivo, coach e autor em seus livros e trabalhos. Traduzindo para o português, essa palavra pode ser definida como “olhar para frente”, “olhar adiante”, “avançar”. 

Basicamente, essa abordagem consiste em após realizar uma análise do comportamento, atuação e resultados apresentados por um profissional, é proposto o desenvolvimento de hard e soft skills que contribuirão para que ele melhore seu desempenho futuramente.

Dica! Confira como a leitura corporal pode ajudar você na hora de avaliar um profissional!

Qual a principal diferença entre feedback e feedforward?

Em uma explicação rápida, a principal diferença entre feedback e feedforward é que o primeiro conceito se baseia no passado e o segundo no futuro.

O feedback, tanto positivo quanto negativo, é um recurso que deve fazer parte da cultura de todas as empresas. Afinal, é por meio dessa conversa que se torna possível dar um retorno saudável e construtivo sobre a forma de trabalho de uma pessoa.

No gerenciamento de um time de vendas, por exemplo, essa abordagem é essencial para apontar pontos fortes e pontos fracos e, com isso, motivar os vendedores e ajudá-los a alcançar mais e melhores resultados.

Entretanto, o feedback se baseia naquilo que já aconteceu. Ou seja, os gestores tomam como apoio para suas orientações situações que realmente foram vividas pelo profissional e/ou pela equipe.

E é dessa forma, com base em acontecimentos passados, que são dadas as diretrizes do que foi considerado adequado e do que não foi, do que pode ser continuado, e do que precisa ser melhorado.

O feedforward, por sua vez, tem uma visão vindoura. Isso acontece porque essa técnica tem como principais características o “olhar para frente”, o estímulo ao autoconhecimento e o incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades.

Na prática, seu objetivo é encorajar e incitar o profissional a buscar por hard e soft skills que ele ainda não tem desenvolvidas, mas que fariam significativa diferença na sua performance diária, bem como na evolução da sua carreira.

Exemplos de feedforward

Para esse conceito ficar mais claro para você, usaremos um exemplo. Imagine que você é gerente de vendas em uma empresa de CRM e que um dos seus vendedores montou uma proposta comercial para agência de publicidade. 

Esse cliente em potencial tem algumas particularidades que outros setores não costumam ter — por exemplo, são extremamente pautados em criatividade.

Por razões como essa, a proposta comercial precisa ser bastante personalizada, bem como a apresentação que será feita.

Apenas para garantir que tudo sairá conforme o planejado, e que isso leve o representante da agência de publicidade a contratar a solução da sua empresa, o vendedor pede para repassar a apresentação com você.

Durante as falas, percebe que ele tem total domínio sobre o funcionamento do sistema, sabe apresentar bem todas as vantagens e valores da solução, e tudo mais o que é preciso para que a tomada de decisão do ouvinte seja favorável para vocês.

Entretanto, notou que faltou um pouco de organização e planejamento, visto que a ordem das informações poderia ser melhorada para contribuir para esse resultado.

Frente a isso você, enquanto gestor de vendas, após ouvir o que o vendedor achou do próprio desempenho, sugere para que ele melhore esses pontos nas próximas apresentações, pois pode ser uma forma de deixar sua performance ainda melhor.

Aqui vai mais uma dica para você!

Como aplicar feedforward?

A maneira como essa metodologia pode ser aplicada depende da realidade, da cultura e do modelo de trabalho de cada empresa

Entretanto, de acordo com seu idealizador Marshall Goldsmith, ela deve partir de dois pontos principais, que são:

  • basear essa técnica em um diálogo construtivo;
  • nunca se respaldar no passado.

Basear essa técnica em um diálogo construtivo

O ideal é que o feedforward seja visto como um momento de troca entre duas ou mais pessoas — por conta disso, essa técnica de desenvolvimento de competências também pode ser realizada em grupo.

Um dos maiores objetivos é criar um espaço para incentivar o autoconhecimento e a busca pela conquista de novas habilidades ainda não desenvolvidas. Por essa razão, esse diálogo nunca deve ser pautado em apontamentos negativos, críticas, ou acusações.

Em resumo, não é a hora de apontar erros, mas, sim, de destacar características positivas já conquistadas que, quando somadas a outras que podem ser trabalhadas, ajudarão ao profissional alcançar mais e melhores resultados. 

Nunca se respaldar no passado

Também por conta de tudo isso que acabamos de mencionar é que o feedforward nunca deve ser respaldado no passado — lembra-se sempre que essa é uma característica do feedback, já que essa metodologia se refere ao retorno sobre algo que já aconteceu.

A ideia, portanto, é incentivar e promover uma reflexão sobre o presente. Para isso, você deve fomentar os colaboradores a também se autoavaliarem, a fim de identificarem, por si mesmos, quais hard e soft skills acreditam que precisam desenvolver para que melhorem como profissionais e indivíduos.

Como fazer o feedforward?

Com tudo isso em mente, neste momento você deve estar pensando como fazer o feedforward com os seus colaboradores, não é mesmo?

Nossas sugestões para RH, gestores e líderes aplicarem essa metodologia são:

  • defina quando a técnica será utilizada;
  • realize dinâmicas que promovam o autoconhecimento;
  • destaque os pontos positivos dessa abordagem;
  • entenda as limitações de cada profissional;
  • monitore os resultados dessa implementação.

Defina quando a técnica será utilizada

Essa técnica pode ser utilizada em diferentes momentos, tais como em treinamentos de equipe de vendas, quando notar a necessidade de fortalecer a cultura organizacional, entre outros motivos relacionados.

O que difere entre uma situação e outra é a forma como o feedforward será feito. Ou seja, a prática da aplicação da metodologia.

Um dos motivos é que, dependendo da situação, ela pode contemplar mais ou menos participantes, levando à necessidade de planejamentos distintos. Porém, é fundamental sempre manter a essência desse conceito.  

Realize dinâmicas que promovam o autoconhecimento

Uma das orientações de Goldsmith é realizar dinâmicas para aplicar o feedforward. Uma bastante simples que pode ser utilizada para esse fim consiste em:

  • sugerir que cada profissional escolha uma habilidade que considere necessário aprimorar ou desenvolver;
  • cada um deve ler a sua definição para o grupo e pedir para que os outros participantes sugiram, brevemente, maneiras de alcançar esse objetivo;
  • as sugestões devem apenas ser ouvidas e anotadas, sem gerar longos debates;
  • ao final, cada colaborador terá dicas do que pode fazer para se aprimorar, as quais devem ser analisadas posteriormente e colocadas em prática, se consideradas viáveis.

Destaque os pontos positivos dessa abordagem

Mas para que os profissionais realmente usufruam do feedforward, é essencial que os gestores e o RH deixem bem claro por quais motivos essa técnica está sendo aplicada, e quanto ela pode ser benéfica para todos.

Sobre isso, não se pode negligenciar o fato de que muitas pessoas têm resistência a mudanças. Bem como há aquelas que, por mais que o apontamento dado seja positivo, pode não recebê-lo dessa forma.

Assim, o ideal seria que esse conceito fizesse parte da cultura organizacional. Ou seja, que fosse algo natural de uma cultura focada em melhorias, transformações e mudanças. Desse modo, os profissionais já estariam habituados a posturas como essa e absorveriam melhor os objetivos dessa prática.

Entenda as limitações de cada profissional

Ainda pensando em um cenário de resistência, para realizar essa técnica de desenvolvimento de competências é bem importante que líderes, gestores e profissionais de RH sejam resilientes.

Esse conceito ajuda a entender os limites de cada colaborador frente ao incentivo para desenvolver novas habilidades. Com isso, constrói-se uma relação e um diálogo muito mais fortalecido, maduro e respeitoso.

Aqui, vale lembrar que o objetivo do feedforward é estimular e encorajar a buscar por novas hard e soft skills, e jamais impor essa condição.

Apenas para você ter uma ideia da importância da resiliência nas empresas, uma pesquisa da PwC revelou que sete a cada dez companhias, em todo o mundo, têm em seus planos o investimento em resiliência organizacional.

Monitore os resultados dessa implementação

Assim como sugerido, e necessário, após a implementação de outras metodologias e práticas, é bem importante monitorar os resultados dessa abordagem. 

Essa é a melhor maneira de a empresa visualizar quanto o incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades trouxe retornos positivos para cada profissional, para os times, e para o negócio como um todo.

Quais são as vantagens dessa ferramenta?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, essa ferramenta de desenvolvimento de novas competências traz uma série de vantagens para todos os envolvidos nesse processo.

Entre os benefícios do feedforward que mais se destacam estão:

  • para os colaboradores:
    • promoção do autoconhecimento;
    • incentivo ao aprimoramento profissional;
    • oportunidade de crescimento pessoal;
    • aumento da motivação e do engajamento.
  • para os gestores:
    • melhora do relacionamento com os liderados;
    • aprimoramento do gerenciamento da equipe;
    • aumento do nível de confiabilidade e de transparência com o time;
    • alinhamento dos objetivos entre líder e liderados.
  • para a companhia:
    • conquista de mais e melhores resultados;
    • redução das taxas de absenteísmo e turnover;
    • aumento do poder de atração e de retenção de talentos;
    • melhora da imagem da empresa no mercado de atuação.

Qual a importância do feedforward para a sua empresa?

A técnica feedforward é importante para a sua empresa, pois ajuda a ter no seu quadro de funcionários profissionais mais satisfeitos e com sentimento verdadeiro de reconhecimento e valorização.

Com isso, o engajamento naturalmente aumenta, contribuindo para a obtenção de resultados mais significativos para o negócio.

Especialmente quando o objetivo é formar uma equipe de vendas de alta performance, ter vendedores realmente engajados e motivados faz toda a diferença. 

Somado a isso, essa metodologia está diretamente relacionada ao conceito lifelong learning, que é o aprendizado contínuo. Com isso, você terá no seu time profissionais sempre atualizados e aptos para atender, com maestria, as atuais necessidades e expectativas dos clientes.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow