WhatsApp Business API: quais os benefícios para sua empresa?

WhatsApp Business API é uma versão para empresas de médio e grande porte, que possibilita automatizar o atendimento ao cliente. Além disso, as conversas podem gerar dados e serem inteiramente feitas por chatbots, podendo ser transferidas para atendentes humanos quando necessário.

WhatsApp Business API: quais os benefícios para sua empresa?

Recentemente uma pesquisa mostrou que 99% dos brasileiros com smartphone possuem o WhatsApp instalado. Deste número, cada vez mais pessoas utilizam o aplicativo para se comunicar com empresas. Neste contexto, o WhatsApp Business API foi criado para ser uma versão mais profissional do aplicativo de mensagens.

A API WhatsApp agrega várias funções importantes para a comunicação de empresas com seus clientes, como automação de mensagens, disparos em massa, métricas e até mesmo a possibilidade de usar chatbots.

Portanto, se uma empresa quer se aproximar de seus clientes com as melhores ferramentas de comunicação, é importante conhecer o WhatsApp Business API.

Neste post, vamos esclarecer questões sobre o WhatsApp Business API, para que você se informe sobre o assunto e conheça essa solução para o seu negócio. Acompanhe o texto!

O que é o WhatsApp Business API?

Ilustração para WhatsApp Business API

O API WhatsApp, ou WhatsApp Business Solution, foi lançado no dia 01 de agosto de 2018. Antes disso, caso uma empresa desejasse utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, ela tinha duas opções:

  • comprar um chip e usá-lo em um smartphone como uma conta dedicada à empresa, como um usuário comum de pessoa física. Nesse caso, era necessário que um colaborador ficasse responsável por acompanhar as mensagens enviadas e respondê-las, muitas vezes precisando de mais números de telefone;
  • ou usar o WhatsApp Business App. Nessa modalidade, era necessário fazer o download do aplicativo próprio para empresa e criar uma conta comercial para seus atendentes usarem. 

Dentre as duas opções, o WhatsApp Business API é a que possui todas as ferramentas que uma empresa precisa para se comunicar com os clientes.

Por exemplo, é uma versão que viabiliza o atendimento ao cliente pelo WhatsApp usando chatbots, escalando demandas e ficando disponível 24 horas para os clientes.

Quais as vantagens do API WhatsApp?

Ilustração para WhatsApp Business API

Confira alguns benefícios em usar o WhatsApp Business API.

1. Respostas automáticas

As respostas automáticas no WhatsApp Business API tornam a empresa disponível a qualquer momento para os usuários. Além disso, pode fornecer informações importantes sobre horários de funcionamento, períodos de ausência e até mesmo promoções.

2. Escalabilidade 

Outro grande benefício do API WhatsApp é escalar a comunicação, oferecendo soluções rápidas aos clientes e otimizando as operações de comunicação dentro da empresa.

Com isso, os atendentes humanos conseguem se dedicar a demandas específicas, além de poderem trabalhar utilizando uma plataforma de atendimento.

3. Campanhas de marketing 

O API WhatsApp também representa novas oportunidades para campanhas de marketing, podendo até mesmo resultar em aumento de vendas pelo aplicativo. 

Ao utilizar um Contato Inteligente, uma empresa consegue divulgar eventos, criar promoções, captar leads e até mesmo fechar negócios diretamente pelo aplicativo.

4. Segurança e confiança 

Uma das formas de transmitir segurança e confiança aos clientes é usar o WhatsApp Business API. Desde o início, uma empresa passa por inúmeras verificações de segurança do próprio WhatsApp.

5. Análise de dados

Os dados gerados pelo WhatsApp Business API podem servir de insight para melhorias pontuais, criação de relatórios e tomadas de decisão.

Como integrar o WhatsApp Business API?

Ilustração para WhatsApp Business API

Para integrar o WhatsApp Business API, uma empresa precisa de desenvolvedores capazes de fazer todo o processo, além de uma boa plataforma que possibilite a integração.

Mas todo cuidado é pouco, pois é necessário contratar o serviço de API oficial do WhatsApp. Neste contexto, muitas empresas podem acabar tendo o número banido da plataforma por utilizar recursos não oficiais.

Confira neste vídeo, algumas razões pelas quais o WhatsApp bloqueia números de empresas:

Para evitar este tipo de bloqueio, é fundamental utilizar um provedor oficial do WhatsApp Business API, como Take Blip, para implementar e cuidar de todos esses processos.

Por fim, Take Blip possui todas as soluções que uma empresa precisa para implementar o WhatsApp Business API e contar com os melhores recursos para se comunicar com os clientes, como a criação, gestão e implementação de chatbots e automações.

Quer conhecer todos os recursos que sua empresa precisa para se comunicar melhor com os clientes?

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow