Como preparar seu negócio para o consumidor de amanhã?

Com o avanço da tecnologia, nós já observávamos constantes, porém lentas, mudanças no que diz respeito ao consumo no período anterior a pandemia da covid-19. No entanto, com a chegada da crise sanitária, essas mudanças que vinham ocorrendo gradativamente, ocorreram de maneira extremamente acelerada e agora, no atual período pós-pandemia, nós mantivemos essa questão da […]

Como preparar seu negócio para o consumidor de amanhã?

Com o avanço da tecnologia, nós já observávamos constantes, porém lentas, mudanças no que diz respeito ao consumo no período anterior a pandemia da covid-19. No entanto, com a chegada da crise sanitária, essas mudanças que vinham ocorrendo gradativamente, ocorreram de maneira extremamente acelerada e agora, no atual período pós-pandemia, nós mantivemos essa questão da mutabilidade frenética. 

O que já acontecia rapidamente, hoje acontece ainda mais rápido – e quem não acompanha, fica para trás.

Você está apto a atender as demandas do novo consumidor? Quais são seus planos para o ano que vem?

Se você quer entender o que esperar do consumidor de amanhã para preparar seu negócio, continue a leitura de hoje! 

QUEM É O CONSUMIDOR DE AMANHÃ?

O futuro está mais perto do que você imagina. O futuro é agora.

Hoje, após todas as mudanças que ocorreram no mercado, nós observamos os consumidores divididos em, basicamente, 4 categorias:

  • Os práticos: buscam soluções simples.
  • Os românticos: buscam melhoria de qualidade de vida e se preocupam com sustentabilidade.
  • Os multitarefas: buscam flexibilidade.
  • Os good vibes: se preocupam com questões sociais e buscam o máximo bem-estar mental.

COMO ATENDER TODAS AS DEMANDAS DO CONSUMIDOR DE AMANHÃ?

OK. Vimos que os consumidores do futuro estão divididos em 4 categorias, o que significa que você precisa encontrar um equilíbrio de forma a atender todas elas. Porque, se você não oferece o que o consumidor quer, ele vai atrás de alguém que ofereça.

Talvez, observando todas essas demandas você não esteja identificando a sua marca em nenhuma delas. Isso é um problema.

Quantas empresas tiveram que se reinventar completamente para não falir em meio à crise dos últimos 2 anos? Quantas não conseguiram?

Por isso a importância de você estar fazendo essa leitura agora: perceber que o mercado mudou e que não voltará a ser como era antes. Talvez, seja hora de redefinir os valores da sua marca, traçar novas estratégias, se modernizar.

Em suma, para se alinhar às expectativas do consumidor de amanhã, você terá que focar em:

– Flexibilidade;

– Conexão humana;

– Conectividade;

– Sustentabilidade.

Todos esses desejos já estão aqui e se tornaram cada vez mais potentes no ano que vem. Esteja preparado.

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE AMANHÃ?

Essa tendência já se tornou praticamente obrigatória: se fazer presente nos meios digitais. Não importa se você vende produtos ou serviços, a internet é a vitrine onde você vai se fazer ser visto, seja por site próprio, redes sociais, blogs, canais de YouTube, aplicativos… Quem estiver em mais lugares, melhor. 

Lembra da questão da flexibilidade? O consumidor de amanhã quer ter essa flexibilidade antes mesmo sequer de comprar algo de você. A flexibilidade já deve começar em como ele irá lhe achar e se comunicar com a sua marca.

Outra tendência que se mostra cada vez mais forte é a questão da confiabilidade. Você precisa mostrar ao consumidor que a sua marca é confiável, seja apresentando provas sociais, seja com um atendimento de excelência no pré e no pós-venda, seja na qualidade do seu produto ou serviço… Tudo é válido para conquistar a confiança do consumidor, pois assim ele não se torna um consumidor de passagem, mas sim um cliente fiel.

COMO SE PREPARAR PARA O CONSUMIDOR DE AMANHÃ?

  • Entenda o perfil do cliente;
  • Preste atendimento personalizado;
  • Atenda às demandas do consumidor;
  • Crie uma marca com identidade forte;
  • Mantenha-se sempre atento às tendências do mercado, pois, como pontuamos: elas são altamente mutáveis.

Não subestime o consumidor do futuro. O consumidor do passado é apenas isso: passado – ele não será nada mais. O consumidor de amanhã é engajado e acredite: conquistá-lo é o que fará sua marca prosperar.

CONCLUSÃO

O consumidor do futuro exige comprometimento: comprometimento em oferecer o melhor produto ou serviço, o melhor atendimento e a missão de atender às novas demandas. O consumidor mudou, agora é a sua vez.

Faça o Marketing Digital da sua empresa com quem entende do assunto!

A MKTMind oferece as melhores soluções para você se manter sempre um passo à frente do mercado. Entre em contato conosco e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Curtiu a reflexão? Então acompanhe o nosso Instagram.

Lá também compartilhamos conteúdos de valor para você.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow