Marketing para Salão de Beleza: 8 Estratégias de Divulgação!

Empreendedor, você sabia que existem milhares de formas e possibilidades para trabalhar o marketing para salão de beleza? Acima de tudo, muitas das estratégias possíveis não são apenas ótimas para o seu cliente como, também, para o seu negócio como um todo.  Apesar disso, quando falamos de salão de beleza, é preciso lembrar-se que é

Marketing para Salão de Beleza: 8 Estratégias de Divulgação!

Empreendedor, você sabia que existem milhares de formas e possibilidades para trabalhar o marketing para salão de beleza?

Acima de tudo, muitas das estratégias possíveis não são apenas ótimas para o seu cliente como, também, para o seu negócio como um todo. 

Apesar disso, quando falamos de salão de beleza, é preciso lembrar-se que é necessário um pouco mais de dedicação e, também, paciência na hora de montar suas estratégias. Isso ocorre por um motivo simples:

  • O público não consegue pesquisar a qualidade e o custo benefício dos produtos com tanta facilidade quanto em outros tipos de empreendimento. 

Vamos dar um exemplo: 

Um cliente X precisa escolher qual supermercado fará suas compras a partir desse mês.

Com uma busca rápida na internet ele vai conseguir uma lista com vários supermercados na região e, provavelmente, rankeados dos melhores para os piores.

Em contraste, um cliente Y precisa achar um salão com o melhor atendimento possível para pintar o cabelo, fazer as unhas ou mesmo fazer um corte padrão.

Ele conseguirá achar as informações com facilidade na internet? Não, em consequência, ele não terá tanto sucesso na busca como o cliente X. 

Cada profissional da beleza tem um nível de experiência ou mesmo maior conhecimento de práticas em um procedimento específico. Além disso, cada salão da beleza tem foco em um determinado tipo de público.

Consequentemente, o perfil, a qualidade do trabalho e do atendimento são tão importantes para que o cliente decida contratar serviços de beleza. Além disso, preste atenção que para um salão de beleza, o boca a boca, tão importante no mundo das empresas, aqui é ainda mais essencial. 

Levando tudo isso em consideração, lembre-se dos elementos seguintes na hora de aplicar suas estratégias de marketing:

  • O perfil do público e dos profissionais;
  • Estilo do estabelecimento;
  • Posicionamento nas redes sociais;
  • Padrão de atendimento;
  • Comportamento do público-alvo;
  • Procedimentos que são oferecidos;
  • Preço cobrado pelos serviços e muitas outras variáveis.

As três perguntas essenciais para marketing de salão de beleza

Marketing para salao de beleza

Antes de partimos para, de fato, as dicas de marketing para salão de beleza, é essencial que fazer uma pequena passada por três perguntas de extrema importância para o seu negócio. 

Quem é o cliente?

Para qualquer tipo de empreendimento, inclusive clínicas de estéticas, é de extrema importância de conhecer o perfil comportamental do seu público.

Primeiramente, faça seu trabalho de caso e estabeleça características gerais, como idade, classe social, ocupação e preferências de consumo. Dê atenção a sua segmentação de público-alvo.

Do que o cliente gosta?

Através de uma profunda observação e do seu relacionamento com o público, é possível documentar quais são as suas preferências. Veja alguns exemplos:

  • Quais lugares frequentam;
  • Que tipos de mídia consomem;
  • Quais horários costumam usar para cuidar da beleza ou para fazer compras;
  • Como se comportam nas redes sociais.

As respostas ajudarão para que você possa priorizar estratégias que atingem o seu público com maior facilidade.

Por que ele gosta do seu serviço?

Agora que você pensou todos os outros dois tópicos anteriores, trace quais aspectos fazem os clientes procurarem especificamente os seus serviços.

Por que eles vão até você ao invés de irem ao concorrente?

Consequentemente, você irá definir e encontrar as suas forças, aquilo que faz o seu estabelecimento ser percebido como o melhor.

Agora, finalmente, crie uma planilha que possa ser alimentada conforme você vai descobrindo novos atributos do seu público.

8 Estratégias de marketing para salão de beleza

Estrategias de marketing para salao de beleza

Quando falamos em estratégias de marketing para salão de beleza, percebemos que existem várias. Para te ajudar, nós separamos as 5 melhores. 

1- Promoções e programas de fidelidade

Você que acompanha os artigos do clube, sabe muito bem o quanto as promoções e programas de fidelidade são de extrema importância para a fidelização de clientes. 

Ainda não implementou no seu negócio? 

Uma ótima ação é criar cupons para a primeira visita.

Além disso, você pode pedir que as clientes façam um cadastro em sua fanpage no Facebook para ter diversas vantagens, como descontos em tratamentos contínuos, como os de reconstrução capilar, ou acesso em primeira mão a novos produtos.

Também não se esqueça de manter-se próximo dos contatos por meio de e-mail marketing ou redes sociais.

Essa técnica de marketing para salão de beleza aumenta as chances de que o crescimento nos serviços se mantenha, elevando a satisfação da clientela.

2 – Exemplos

Certamente, você tem dezenas de clientes que nunca sabem exatamente o que quer quando chegam em clínicas de estéticas.

Uma solução é manter em seus canais diversas fotos de seu trabalho. Acima de tudo, crie um álbum e use-o para se tornar uma referência na área.

3 – Antecipe-se 

Acima de tudo, não adianta fazer só o feijão com arroz. Isso é básico e, com o tempo, você pode ficar para trás. Consequentemente, fique por dentro das tendências do momento.

Você pode ir além e antecipar serviços inovadores para se diferenciar dos demais estabelecimentos da beleza.

Não basta esperar os clientes começarem a procurar por uma determinada técnica pois, quando isso acontecer, alguns salões de beleza ou barbearia já o estarão oferecendo. Antecipe-se. 

Siga seu instinto e renove seu cardápio de serviços sempre contemplando as tendências que ainda não chegaram no Brasil, mas que estão fazendo sucesso lá fora. 

4 – Interação

Nunca deixe sua clientela sem resposta!

A internet permite que o público interaja com o seu salão com maior frequência e facilidade, o que aumenta a confiança que eles têm no seu trabalho.

Lembre-se de incluir algumas enquetes e conteúdos compartilháveis. Isso aumentará o tráfego de pessoas na sua página ou rede social e facilitará bastante a construção do seu portfólio e de sua autoridade nesse mercado.

5- Ações em redes sociais

Hoje em dia, devemos estar sempre atentos aos agendamentos online. O cliente pode muito bem encontrar o seu estabelecimento pelo instagram. Afinal, a redes sociais é o mecanismo de maior interessão com o consumidor.

Um post aqui, uma mensão ali e quando você menos esperar seu salão de beleza estará no feed de diversas pessoas.

Por isso, é importante sempre trabalhar estratégias em suas redes sociais. Se possível, trabalhe todas em conjunto. Assim, você gera tráfego para qualquer canal e poderá aumentar o alcance da sua marca.

6 – Produtos exclusivos

Para se diferenciar de seus concorrentes ofereça produtos exclusivos, somente para um determinado tipo de cabelo ou de alguma marca que não é comercializada por outros salões na sua região. 

Desta forma você inclui o seu negócio em um nicho específico, sendo mais fácil criar estratégias de marketing para salão de beleza assertivas e ainda atrai mais clientes interessados em conhecer os seus serviços exclusivos.

7- Marketing digital é essencial!

Além do offline, o marketing digital é essencial no crescimento de qualquer empresa.

Cada vez mais cresce o número de pessoas que procuram dicas de beleza para o dia a dia. Isso é um exclente conteúdo para você postar no instagram do seu salão de beleza.

O foco do marketing digital é o conteúdo. Se você gera valor e soluciona problemas do dia a dia do seu cliente, cada vez mais ele irá voltar a te procurar.

Além de dicas de beleza, tente mostrar os bastidores do seu salão, dessa forma o cliente vê como é o ambiente do seu salão, o antedimento e também a qualidade do seu serviço.

É indispensavel também que você divulgue testemunhos de alguns dos clientes que já frequentaram seu salão. Afinal, a prova social gera o marketing boca a boca que, por fim, atrai mais clientes para sua base.

8- Sistema de gestão inteligente

Ter um sistema de gestão inteligente pode trazer bons resultados para o seu salão pelos seguintes motivos:

  • Você pode cadastrar toda a sua base de clientes
  • Você pode fazer campanhas de marketing para clientes especcificos. Por exemplo: uma promoção só para clientes que utilizam o serviço de manicure.
  • Você pode ver relatórios de como estão suas vendas. Dessa forma, você cosnegue ver qual dia é mais movimentado e qual dia é menos, fazendo assim, ações para melhorar o desempenho em épocas fracas.

Uma plataforma que faz isso tudo é o Clube de Negócios. Descubra como podemos te ajudar.

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