Notícias falsas estão impactando negativamente as mídias sociais - Identifique

Além disso, as pessoas também devem obter assistência de tecnologia como mecanismos reversos pesquisa por imagem para identificar o que é falso e o que é real.

Notícias falsas estão impactando negativamente as mídias sociais - Identifique

As mídias sociais falsas ou reais não são mais apenas uma fonte de comunicação com seus amigos e familiares ou entretenimento. Com o tempo, também emergiu como fonte de informação. As pessoas usam as mídias sociais para se manterem atualizadas sobre o que está acontecendo em todo o mundo e ler notícias sobre política, um setor específico ou suas áreas de interesse.

No entanto, observando um boom de informações nas mídias sociais, muitas empresas e indivíduos estão usando as mídias sociais para fins de propaganda. Eles espalham notícias falsas por vários motivos. Por exemplo, alguns fazem isso para ganhar popularidade ou negócios, e outros espalham notícias falsas para prejudicar seus concorrentes e atrair consumidores para si deliberadamente. Um país até atacou outro fabricando fatos e espalhando notícias falsas. Todo mundo tem suas razões para espalhar mentiras. 

Sabendo de tudo, infelizmente, a maioria das plataformas de mídia social não conseguiu pará-lo e o despoluiu de notícias falsas. Assim, todo o fardo está nos ombros dos usuários. Eles têm que diferenciar entre informações falsas e reais e denunciar os divulgadores. 

Vamos descobrir como um usuário comum de mídia social pode saber se uma notícia é genuína ou não!

Verifique a autenticidade da fonte

Você deve ver cada informação com um olhar cético, pois há muitas chances de que seja falsa ou manipulada. No entanto, se a fonte for credível ou autêntica, pode confiar nas suas notícias. Por exemplo, se as notícias vierem da Reuters, AFP, AP, Guardian, etc., você pode confiar neles, pois eles não publicam notícias se não tiverem informações em primeira mão. 

Além disso, muitos jornalistas ou especialistas do setor ficam de olho em tudo o que acontece no mundo relacionado aos seus interesses. Quando eles fornecem alguma informação, é mais provável que seja baseado em fatos. Fontes confiáveis ​​não podem se dar ao luxo de colocar seu nome em perigo. É por isso que eles verificam a legitimidade das notícias de várias fontes e depois as publicam.

Analise quem mais relatou as mesmas notícias

Outra maneira de identificar notícias falsas é verificar quantas fontes fornecem as mesmas informações. Às vezes, agências de notícias e indivíduos moldam a verdade de acordo com suas agendas. Assim, embora forneçam as informações corretas, apenas mostram a meia-verdade para manipular seu público.

Portanto, verifique quantas outras fontes relataram a mesma história se você ler notícias importantes que são difíceis de acreditar. Ele pode ajudá-lo de duas maneiras. Primeiro, você saberá se a história é real ou não. Em segundo lugar, pode ajudá-lo a saber se a verdade é fabricada ou citada como é.

Obtenha assistência do método pesquisa por imagem Os

avanços tecnológicos também podem ajudá-lo a aprender sobre a confiabilidade das notícias. Suponha que uma notícia seja publicada em um site ou plataforma de mídia social com algumas imagens. Nesse caso, você pode copiar a imagem e pesquisar por imagem usando qualquer mecanismo confiável pesquisa por imagem. Isso analisará a imagem e, em poucos segundos, trará os resultados onde imagens iguais ou semelhantes foram carregadas na web.

Os mecanismos pesquisa por foto podem ajudá-lo a saber mais sobre qualquer notícia que você receba nas mídias sociais. É por isso que sempre que você quiser saber mais sobre alguns artigos ou histórias com imagens, você deve experimentar esses motores de busca e saber sobre sua autenticidade.

Não acredite em artigos com manchetes Clickbait

Algumas organizações e indivíduos criaram sites de notícias e páginas de mídia social para divulgar propaganda ou ganhar dinheiro fácil. Eles geralmente usam práticas fraudulentas e antiéticas para forçar os usuários a clicar no link da notícia completa. Principalmente, suas manchetes ou títulos de notícias não são elaborados, ou são click-baiting. Então, quando os usuários vão lá, eles não encontram nada excitante que foi escrito nos cabeçalhos.

Quando você perceber que um site de notícias ou página de mídia social está usando apenas o método click-baiting, você deve deixar de seguir a página ou o canal que compartilhou a notícia. Esses sites ou páginas de mídia social não fornecem nada além de notícias falsas para ganhar algum dinheiro.

Verifique quem compartilhou a história nas mídias sociais

Em muitos casos, você também pode analisar a credibilidade de uma história observando o nome da pessoa ou organização que compartilhou a notícia. Por exemplo, se indivíduos ou organizações compartilharem um artigo de notícias com má reputação em seu setor ou região, você não deve acreditar neles.

Usando esse truque, você pode refinar seu feed de notícias de pessoas que poluem as mídias sociais. Muitos propagandistas compartilham notícias falsas para chamar a atenção das pessoas e deixá-las acreditar no que dizem. Muitas organizações compartilharam algumas histórias inacreditáveis ​​sobre as vacinas COVID-19 que injetaram medo nas pessoas em relação às vacinas. Você não deve confiar nas notícias compartilhadas por pessoas com histórico de desinformação circulante.

Resumindo

As notícias falsas estão poluindo não apenas as plataformas de redes sociais, mas também o planeta. As consequências das notícias falsas são muito mais do que qualquer um pode imaginar. Com a ajuda de notícias falsas, indivíduos, organizações e até países estão arruinando a vida das pessoas. Por isso é fundamental dedicar algum tempo pesquisando e acreditando apenas nas notícias que são compartilhadas e respaldadas por fontes autênticas. Além disso, as pessoas também devem obter assistência de tecnologia como mecanismos reversos pesquisa por imagem para identificar o que é falso e o que é real.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow