O que é ter felicidade no trabalho e por que é importante

Com que frequência você pensa em deixar seu emprego e sente que não está sendo pago o suficiente pela dedicação e pelos serviços que oferece à sua organização? Felicidade e satisfação são conceitos subjetivos.  Enquanto para alguns de nós os benefícios monetários podem ser equiparados à satisfação no ambiente organizacional, outros podem se esforçar para […]

O que é ter felicidade no trabalho e por que é importante

Com que frequência você pensa em deixar seu emprego e sente que não está sendo pago o suficiente pela dedicação e pelos serviços que oferece à sua organização?

Felicidade e satisfação são conceitos subjetivos. 

Enquanto para alguns de nós os benefícios monetários podem ser equiparados à satisfação no ambiente organizacional, outros podem se esforçar para obter reconhecimento de seu trabalho árduo e perder a motivação ao não consegui-lo.

Para algumas pessoas, trabalhar em um ambiente amigável é um requisito essencial para obter prazer. 

Não importa quais sejam os padrões, estar satisfeito com nossas carreiras é crucial para manter o equilíbrio “trabalho-vida”.

Neste artigo, examinaremos em profundidade os aspectos da felicidade no trabalho. 

Entenderemos por que estar feliz é vital para manter a motivação no trabalho. 

E discutiremos também algumas das técnicas essenciais e de ponta para obter o máximo de felicidade no trabalho.

A importância da felicidade no trabalho

O conceito de felicidade no trabalho não existia até algumas décadas atrás, e há uma razão para isso.

 Nos últimos anos, assistimos a mudanças drásticas no setor industrial – agora trabalhamos em posições que não existiam há vinte anos.

Com uma gama tão ampla de tarefas complexas que temos para escolher hoje, é essencial que possamos extrair a verdadeira felicidade do trabalho a que nos dedicamos. 

Funcionários felizes são obrigatórios para um negócio em crescimento.

Um trabalhador feliz chegará a tempo porque respeita sua pontualidade e executará todas as tarefas diárias porque gosta de fazê-lo. Ele trabalhará por amor, não por compulsão.

Uma mente perturbada pode ser o depósito de contemplações negativas. 

Quando trabalhamos por compulsão e não nos apaixonamos pela contribuição que damos para o sucesso da organização, nossa mente começa a se desgastar.

5 dicas para ser feliz no trabalho

1. Organize seu local de trabalho

A frase “uma mesa desordenada significa uma mente desordenada” talvez esteja correta. Ser criativo com o espaço de trabalho pode aumentar a sensação de alegria e refrescar a mente. Reforça a concentração e é uma ótima maneira de se sentir bem no trabalho todos os dias.

2. Faça exercícios

Uma rotina diária de exercícios de 15 minutos torna o corpo energético e libera as toxinas que causam o cansaço.

Qualquer forma de exercício – caminhada, corrida, ciclismo, natação ou qualquer outra coisa certamente trará mais produtividade no trabalho, mais energia para dar a melhor tacada e mais satisfação ao longo do dia.

3. Reflita sobre uma tarefa de cada vez

Vários estudiosos descobriram que a multitarefa “desperdiça mais tempo” e pode ser a razão da infelicidade entre profissionais em diferentes níveis. 

Ao fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo, é quase impossível dedicar uma quantidade igual de atenção a cada detalhe, resultando em distrações.

Para evitar isso, podemos priorizar nossa lista de tarefas pendentes e nos concentrar em lidar com as tarefas mais importantes primeiro.

4. Ajude um Colega

Estudos têm mostrado que os altruístas no local de trabalho têm mais probabilidade de se sentir satisfeitos e são mais felizes no trabalho.

O nível de felicidade que obtemos ao ajudar os outros não pode ser equiparado a qualquer outra coisa no mundo. 

Dá uma sensação de empoderamento, aumenta a sabedoria e nos faz sentir mais conectados à organização.

Atos simples de gentileza, expressões de gratidão e apoio aos colegas em momentos de necessidade podem fazer com que nos sintamos muito melhor conosco e mais felizes no trabalho.

5. Escolha suas responsabilidades com sabedoria

A evidência provou que os indivíduos podem escolher voluntariamente responsabilidades que podem torná-los felizes no trabalho. 

Praticar regularmente a atenção plena, a gratidão e a comunicação eficaz pode aliviar o estresse e ajudar os funcionários a progredir em direção ao seu objetivo.

Como saber se sou feliz no meu trabalho?

Para responder essa pergunta é necessário um exercício sincero de autoconhecimento e reflexão. As seguintes perguntas podem ajudar a achar uma resposta:

  • Você se nota reparando muito no relógio e calculando quantas horas falta para terminar a jornada? Você tem uma grande sensação de alívio quando está terminando a sexta-feira e de angústia quando o domingo chega ao fim?
  • Você já teve algum episódio de esgotamento completo, tristeza no trabalho ou comportamento mais agressivo do que o comum com colegas e superiores?
  • Você pensa com frequência em situações supostamente melhores de trabalho de amigos ou familiares ou se imagina mais feliz em outro trabalho?
  • Você tem dificuldade para se motivar na sua atual função e nota sérias quedas de rendimento durante a semana?

É natural responder sim para uma ou mais dessas perguntas em dado momento. 

Afinal, querer uma folga ou pensar que a sua situação profissional poderia ser melhor é comum – principalmente, se as incertezas profissionais são dominantes.

O problema é responder sim para todas ou a maioria das perguntas e ter esses pensamentos de forma frequente. 

Ou descontar frustrações em colegas e ver seu comportamento mudar para pior.

Se isso acontece, a resposta para a pergunta “eu sou feliz no meu trabalho?” provavelmente é não.

Gostou das dicas? 

Então acompanhe o nosso Instagram.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow