Inteligência Artificial: como utilizar e principais ferramentas de IA para marketing e vendas

Inteligência artificial para cá, IA para lá: está todo mundo falando sobre isso. Mas a verdade é que compreender o uso dessa ferramenta para aumentar as taxas de venda e conversão ainda é um desafio. “Por onde começar? Quais são as melhores plataformas? O que pode ou não ser feito?” Perguntas como essa são comuns […] O post Inteligência Artificial: como utilizar e principais ferramentas de IA para marketing e vendas

Inteligência Artificial: como utilizar e principais ferramentas de IA para marketing e vendas

Inteligência artificial para cá, IA para lá: está todo mundo falando sobre isso. Mas a verdade é que compreender o uso dessa ferramenta para aumentar as taxas de venda e conversão ainda é um desafio.

Por onde começar? Quais são as melhores plataformas? O que pode ou não ser feito?” Perguntas como essa são comuns para quem ainda não sabe como ferramentas como ChatGPT e outras – menos conhecidas, mas igualmente eficazes – podem otimizar a rotina diária.

Bora entender como usar a inteligência artificial para otimizar conteúdos e aumentar a produtividade das iniciativas de marketing digital?

Relembrando o conceito de inteligência artificial

Em resumo, a inteligência artificial é uma tecnologia capaz de realizar atividades humanas e aprender com cada orientação recebida para servir ainda melhor aos propósitos de quem executa os comandos.

Por exemplo: você pode usá-la para gerar um texto automático, separar dados em planilhas, montar um plano de negócios. Porém, elas são usadas até em segmentos como a construção civil.

Por que a inteligência artificial é tão interessante para o marketing digital?

Até pouco tempo atrás, o conceito de IA se limitava aos profissionais de tecnologia da informação, soando como uma simples idealização para quem não era desse meio. Hoje em dia, a situação mudou drasticamente e essa tendência se espalhou por todo o mercado.

O marketing digital foi, definitivamente, uma das áreas mais impactadas. Afinal, com uma demanda que cresce a cada dia de conteúdos interessantes e baseados em dados, esse setor se combinou perfeitamente ao que essa tecnologia promove.

Diversas etapas do funil de vendas podem ser beneficiadas pelo uso de inteligência artificial. A seguir, listamos alguns deles e trouxemos exemplos de plataformas que são usadas com tais propósitos.

Análise de dados aprofundada

Quantas horas por semana você gasta compilando dados e recolhendo resultados para poder fazer análises manuais e tirar conclusões? Vamos combinar: do jeito que o mercado anda, até que você termine tudo isso, os seus insights não serão mais úteis.

Contar com uma inteligência artificial é como ter um colega de trabalho capaz de transformar quantidades gigantescas de conteúdo em percepções úteis em um piscar de olhos.

Algumas plataformas são capazes de, por exemplo, avaliar quais foram os itens mais buscados no segmento de literatura durante os últimos seis meses, combiná-los com os principais lançamentos previstos para o próximo ano e criar uma linha promissora de compra de estoque para uma livraria.

Entre as ferramentas mais conhecidas nesse quesito, citamos o IBM Watson Analytcs, que se diferencia pela análise avançada de dados e pelos insights de negócios. É uma opção desenvolvida por um dos principais players de digitalização no mundo, o que a torna muito interessante.

Há também o Google Analytics, que rastreia métricas e estuda com precisão o comportamento do usuário. Por ser um produto Google, ele oferece uma ampla gama de funcionalidades e compatibilidades.

Já o Tableau é um software com foco na visualização de dados e ganha pontos pela conversão rápida e eficiente de informações complexas em gráficos e dashboards interativos, sendo perfeito para apresentações.


Personalização dinâmica

Todo mundo gosta de um serviço personalizado. Mas convenhamos: entregar respostas, serviços e produtos feitos sob demanda de forma manual é complicado demais e não condiz com a rotina da maioria das empresas.

A personalização baseada em IA veio para solucionar uma boa parte dessa dinâmica. O diferencial está na adaptação em tempo real e condizente com as preferências do cliente. Ao invés de preparar anúncios manualmente e separar cada um deles por uma categoria de público que você acha que é válida, você pode automatizar essa jornada.

O Evergage é uma plataforma que adapta conteúdos e interações com base em um estudo de comportamento do usuário, se tornando uma ótima aliada para quem quer produzir materiais de ampla captação.

Já o Dynamic Yield é uma ferramenta omnichannel que melhora a experiência dos clientes em sites e aplicativos móveis. Seu foco está em impulsionar o engajamento e intensificar as conversões de vendas.

Por fim, o Adobe Target é um clássico da Adobe, com funcionalidades de testes A/B, segmentação avançada e até com análise de dados para melhorar o desempenho e a relevância de campanhas.


Automação de Tarefas Repetitivas

O valor do tempo humano está cada vez mais alto. Isso significa que, com o avanço da tecnologia, a dedicação de funcionários deve estar cada vez mais ligada a práticas que exigem, de fato, a sensibilidade deles. Do contrário, vale investir em automatização.

Por exemplo: você não precisa complicar a vida da sua equipe para enviar manualmente um disparo de e-mail marketing fora do horário de trabalho só porque é o momento com mais engajamento. E você definitivamente não precisa perder esse timing.

Uma ótima solução é optar por ferramentas que fazem esse processo para você. Entre as muitas ações que podem ser mecanizadas, citamos o envio de e-mails, o gerenciamento de contatos e a análise de resultados.

Nesse caso, a nossa dica não poderia ser outra: é uma plataforma especializada em automatização de marketing digital, entregando soluções em tempo real e otimizadas para aumentar suas chances de conversão.


Chatbots impulsionados por IA

Quem nunca sonhou em ter um robô à sua disposição? Hoje em dia, a inteligência artificial já permite isso. O marketing já foi impactado por essa tendência que, apesar de não envolver androides e humanóides como previram os filmes dos anos 2.000, é realmente eficiente.

Estamos falando, é claro, dos chatbots. Basicamente, trata-se de uma espécie de “assistente virtual” que está sempre pronto para entregar soluções aos consumidores. Isso é estratégico para lojas que queiram entregar respostas rápidas sem que suas operações sejam comprometidas.

O IBM Watson Assistant é uma plataforma da IBM capaz de criar chatbots sofisticados. A grande vantagem está no fato de que esses assistentes são capazes de aprender a linguagem natural, simulando conversas cada vez mais realistas.

Há também o Microsoft Azure Bot Service, a resposta da Microsoft ao aumento na demanda desse produto. Ele usa inteligência artificial avançada e é compatível com o ecossistema Azure.

Por fim, o Chatfuel se destaca por não exigir conhecimento em programação e permitir a criação de bots para apps como o Facebook Messenger, usando o “arrastar e soltar” como formato de organização.


Previsão de tendências e tomada de decisões

Nem mesmo o software mais sofisticado do mundo é capaz de prever o futuro. Mas já é possível contar com a inteligência artificial para ter uma visão ampla e condizente de quais são os movimentos que estão chegando no mercado.

Basicamente, uma quantidade impressionante de dados são analisados para entender o comportamento de diversos segmentos e calcular probabilidades de desfechos nos próximos meses e até anos.

O Einstein Analytics é um bom exemplo disso. Ele oferece uma visualização de insights complexos construídos a partir da inteligência artificial e contribui com a tomada de decisões de empresas.

Já o SAS Visual Analytics usa gráficos interativos e relatórios para detectar padrões e tendências de um jeito lúdico e muito fácil de compreender.

Há também o RapidMiner, que minera dados e extrai conhecimentos para gerar algoritmos que dão informações importantes para companhias que queiram fazer escolhas mais concisas.

Use a inteligência artificial com inteligência!

Agora que você é expert nesse tema, sugerimos que você aproveite o momento para continuar aprendendo. Aqui você encontra artigos feitos por especialistas que vão te ajudar a evoluir no marketing digital.

Além disso, se você já quer começar a produzir, vale usar o teste grátis da Dinamize e dar um up nos seus projetos de conversão!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow