Descubra como fazer anúncio para o WhatsApp em 9 passos
Descubra como fazer anúncio para o WhatsApp, atrair novos visitantes e fechar mais negócios. Veja as vantagens, dicas e passo a passo para começar!
Descubra como fazer anúncio para o WhatsApp, atrair novos visitantes e fechar mais negócios. Veja as vantagens, dicas e passo a passo para começar!
Ese você fizesse um anúncio que direcionasse as pessoas diretamente para fechar um negócio no WhatsApp? Neste artigo você vai descobrir como fazer anúncio para o WhatsApp e facilitar a jornada do cliente, além de potencializar o fechamento de novas vendas.
Neste artigo, além de descobrir como fazer anúncio para o WhatsApp, você vai perceber as principais vantagens e conhecer dicas para implementar em sua empresa.
As vantagens do WhatsApp como destino dos anúncios
O Facebook possui um gerenciador de anúncios chamado Facebook Ads. Por meio dele é possível gerenciar os anúncios tanto do Facebook quanto Instagram; além disso, redirecionar seus clientes para um dos principais canais de conversa: o WhatsApp. Confira suas vantagens:
1. Aumento no alcance de publicações
O negócio do Facebook é oferecer uma rede social gratuita para as pessoas. No entanto, para que esse negócio seja rentável, é necessária a venda de espaços publicitários para as empresas. Sendo assim, é a combinação perfeita: clientes que desejam comprar produtos e serviços e empresas que querem alcançar essas pessoas.
Para estimular a compra de espaços, o Facebook limita o alcance de publicações na linha do tempo dos perfis destas empresas. Dessa forma, para que elas alcancem grande parte do seu público, devem criar e divulgar anúncios na plataforma. Ou seja, os anúncios permitem o alcance de muito mais pessoas se comparado a maneira orgânica de divulgação.
2. Segmentação de público mais precisa
No Facebook Ads, as possibilidades são diversas. Inclusive, é possível segmentar o público para que ele se pareça com o seu e gere maiores resultados.
Quanto mais segmentado for o seu público dentro do Facebook, menor ele será, porém, as chances dele gerar mais negócios é maior. Por exemplo, homens de São Paulo que curtem uma determinada página de cuidados masculinos versus homens de São Paulo.
Então, isso significa que devo sempre fazer o máximo de segmentação possível? Não, não significa. Afinal, essa classificação depende muito do tipo de produto ou serviço que você vai divulgar. Para que você compreenda melhor, pense em um celular popular e um item de decoração.
O celular é um artigo utilizado por pessoas de idades variadas, em todos os cantos do Brasil. Já um item de decoração, não é utilizado por crianças e muito pouco por adolescentes, além de não ser algo tão difundido quanto um celular. Ou seja, o item de decoração requer maior segmentação do que o celular popular.
Portanto, independente da necessidade, o Facebook permite que você faça uma segmentação mais precisa e correta. Caso não seja necessário segmentar, tenha a certeza que seus clientes também estarão lá!
3. Formatos e mídias diversos
Anunciar com o Facebook Ads não significa que os seus usuários verão apenas os anúncios no formato tradicional. Mas sim, que existe uma gama de criativos como imagens, vídeos, carrosséis ou coleções. Esses anúncios podem ser inserido no feed, resultados de pesquisa, stories, marketplace, no meio de uma exibição de um vídeo e até em artigos instantâneos.
(Anúncio com imagem)
(Anúncio com vídeo)
(Anúncio com carrossel de imagens)
(Anúncio com coleções de diversos links)
No Instagram, além do feed você também pode ter:
(Anúncio em Mensagem)
(Anúncio em Stories)
(Anúncio em Explorar)
4. Investimentos para todos os orçamentos
O Ads possibilita o retorno mesmo se a empresa não realiza altos investimentos na plataforma. Se você possui um baixo orçamento, o Facebook Ads realiza ajustes para entregar seu conteúdo a fim de que tenha algum retorno.
5. Anúncios escaláveis
A plataforma permite escalar seus anúncios e atingir diferentes públicos. Isso porque ao anunciar no Facebook, você pode exibir seus anúncios em lugares além do feed. Em um só gerenciar você cria e exibe anúncios no Facebook, Messenger, Instagram e Audience Network.
Isso significa que seus anúncios podem alcançar pessoas, estejam elas em uma das redes sociais do Facebook, em um aplicativo ou site totalmente diferente.
6. Audiência no WhatsApp
Nem toda a audiência do WhatsApp está no Facebook. Porém, grande parte da audiência do Facebook está no WhatsApp. Pareceu confuso?
Imagine que exista algum anúncio no WhatsApp que leve as pessoas para o Facebook. A verdade é que muitas pessoas ainda nem possuem uma conta lá. Já o WhatsApp, está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Agora ficou fácil!
7. Anúncios sob medida
O serviço oferece uma variedade de objetivos para os seus anúncios, para que você consiga escolher as opções que mais se encaixem às suas necessidades e objetivos de negócio. Suas metas podem ser aumentar o engajamento em um post, enviar pessoas para o WhatsApp ou outra página ou adquirir novos leads; independente de qual for, há um objetivo de publicidade para ajudar você.
8. Interação com o público
Os anúncios permitem que você veja quem comentou, curtiu ou interagiu de certa forma. Além disso, é possível que a empresa responda a essas interações, caso a pessoa não tenha dado continuidade a jornada chegando no WhatsApp.
9. Mensuração de resultados
Faz parte mensurar os resultados da suas campanhas. Só assim você vai entender o que deu certo ou não, e o que pode continuar sendo melhorado.
Como fazer fazer anúncio para o WhatsApp: dica de ouro!
Deixa eu te contar uma coisa: todo mundo quer ter sucesso na estratégia digital, mas poucos estão preparados para “se der muito certo”. Depois de descobrir como fazer anúncio para o WhatsApp e antes de colocar em prática, a próxima etapa é se preparar para o volume de conversas.
Se você acabou de desenhar uma estratégia, precisa se preparar para realizar atendimentos via WhatsApp. A maneira mais eficiente para isso é através de um sistema de atendimento.
O sistema de atendimento permite:
- Realizar atendimentos com diversos usuários e apenas 1 número
- Anotações internas: essa funcionalidade permite que um atendente mencione outro para solicitar ajuda no atendimento;
- Roleta de atendimento: distribui os contatos dos clientes automaticamente entre os atendentes que estiverem online;
- Etiquetas/tags: facilitam categorizar de forma personalizada cada atendimento;
- Arquivos multimídia: emojis, imagens, áudios, vídeos e documentos;
- Tickets: o sistema de atendimento para WhatsApp também possui a organização por tickets, dessa forma você pode tomar decisões baseadas em dados;
- WhatsBot: o WhatsBot é um bot para WhatsApp que auxilia no Atendimento, Marketing e Vendas. Além disso, proporciona autoatendimento para os clientes, desafogando a equipe.
Agora, veja o passo a passo para anunciar no WhatsApp!
Passo a passo de como anunciar no WhatsApp
Quer descobrir como fazer anúncio para o WhatsApp corretamente? Confira algumas dicas do Renan Campos, do time de Marketing do Clube.
Agora, vamos ao passo a passo:
- Crie uma conta no WhatsApp Business e uma conta no gerenciador de anúncios do Facebook
- Defina o objetivo de Marketing do seu anúncio. Já que o foco é levar as pessoas para o WhatsApp, clique em Mensagens, na etapa de consideração.
3. Nomeie sua campanha e o conjunto de anúncios. Depois, no Destino de mensagens, clique em WhatsApp Business.
4. Segmente o público-alvo da campanha
5. Escolha o local do anúncio
Você pode deixar seus anúncios posicionados de maneira automática ou editar o local exato onde vai aparecer. A partir de então, vai definir se vai ficar no feed, stories ou outros locais, tanto no Facebook quanto no Instagram. Aqui vale um ponto de atenção: se o seu público não estiver nas duas redes, não perca dinheiro anunciando nos dois canais! Agora, defina se a cobrança será por clique no link ou impressão.
6. Configure o horário do anúncio
Escolha qual é o melhor período para o Facebook exibir seu anúncio. Aqui é importante tentar fazer uma combinação entre os horários que sua equipe atende e os horários que seu público costuma estar mais ativo. Depois, é só ir testando quais horários geram mais conversões e menos gastos.
7. Defina o orçamento
O seu orçamento deve ser diário ou vitalício. Tanto em uma quanto na outra opção, você precisa escolher data e horário de início e também de término da campanha de WhatsApp.
O ideal é trabalhar com orçamento diário, assim você divide seu orçamento total por dia e sabe exatamente quanto será o investimento.
8. Escolha o formato dos anúncios
9. Acompanhe a conversão do anúncio para o WhatsApp
Fique de olho diariamente nas conversões e acompanhe os resultados. Às vezes, as campanhas precisam ser ajustadas para obter os melhores resultados e os profissionais não notam isso em tempo. Por isso, faça esse acompanhamento todos os dias!
Quando fazer anúncio para o WhatsApp
Entender o momento certo é essencial para uma campanha de sucesso. Não adianta saber como fazer anúncio para o WhatsApp e não pensar bem quando é o momento certo. Por isso, listei algumas ocasiões:
- Atrair novos usuários ao seu site
- Conquistar novos leads
- Receber mais solicitações de mensagens
- Promover uma página
- Receber ligações
- Promover um negócio local
E aí, vamos começar?
Atraia novos usuários e venda mais com WhatsApp
Viu só? Fazer anúncio para o WhatsApp não é um bicho de sete cabeças. Para que sua estratégia seja um sucesso, é importante que você siga os 9 passos. Além disso, você não deve deixar de preparar sua equipe de atendimento para receber centenas de solicitações dos clientes.
Se você deseja potencializar seu atendimento e alavancar as vendas no WhatsApp, clique no link midiakit e participe do Clube de Negócios. Está no forno nossa NOVA ferramenta de automação de anúncio com Inteligência Artificial, que permite maior alcance com menor custo e se comunicar futuramente com seus leads 100% sem pagar nada a mais.
Qual é a sua reação?